OAB e OA: reciprocidade facilita ingresso de advogados brasileiros em Portugal

outubro 5, 2022 - 2 anos atrás

O número de brasileiros inscritos na OA (Ordem de Advogados) portuguesa vem em uma crescente desde 2015, quando o princípio de reciprocidade entre a entidade e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) incluiu a medida em seu regulamento. Com a desobrigação de estágio e novo exame, o número de profissionais de Direito do Brasil em Portugal chegou a 2.270 em 2019, um acréscimo de 323% em relação a 2017, conforme publicação do jornal O Globo. 

Ainda de acordo com os dados do jornal carioca, os advogados brasileiros representavam quase 7% da categoria em Portugal no período analisado. Em 2017, 85 mil brasileiros residiam em Portugal. Destes, 536 eram advogados inscritos na OA.

Em 2022, a soma de brasileiros que vivem em situação regular em Portugal chegou a 252 mil – uma alta de 23% em relação ao ano precedente e um número recorde -, segundo um balanço publicado pelo jornal “Diário de Notícias” com base em dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). O relatório não inclui indivíduos com dupla cidadania de Portugal ou de outro país da UE (União Europeia) e imigrantes irregulares.

O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante: um profissional para cada 164 pessoas, conforme divulgado pela OAB. São 1,3 milhão de profissionais de Direito no país, para 212,7 milhões de cidadãos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os Estados Unidos têm o mesmo número de advogados, mas com uma população de 329,5 milhões – um advogado para 253 de pessoas, segundo informações da ABA (American Bar Association) e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segundo a Dra. Carolina Felix, profissional à frente da Carolina Felix Advogados – empresa que atua com planejamento fiscal internacional, imigração e direito empresarial em Portugal -, mesmo diante da exportação, cada vez maior, de advogados para o país do outro lado do Atlântico, muitos profissionais de direito no Brasil têm uma dúvida em comum: qual o caminho a ser percorrido por um advogado brasileiro para exercer a profissão no país europeu?

“A maioria dos advogados brasileiros têm uma série de dúvidas com relação à prática da profissão em Portugal: é possível fazer um exame do órgão equivalente à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no país? Ou validar o certificado brasileiro lá?”, questiona Felix.

A resposta é simples, prossegue: para advogar em Portugal, não é preciso fazer prova ou equivalência de diploma, basta ter inscrição  ativa/válida na OAB. “Além disso, é necessário fazer a inscrição na OA (Ordem dos Advogados) do país lusitano e se atentar para a necessidade de domiciliação”.

Como é o mercado para advogados brasileiros em Portugal?

De acordo com Felix, há uma demanda crescente do mercado português na área da advocacia com a quantidade de negócios que vêm sendo realizados em Portugal. “A cada ano, notamos o aumento no número de investidores, assim como no mercado imobiliário, empresarial e de estrangeiros querendo morar e empreender no país”, articula.

Neste panorama, prossegue, há boas perspectivas para os brasileiros em Portugal, sobretudo para aqueles com boa prática na advocacia. Ela também destaca que o apoio de pessoas experientes pode ajudar os advogados do Brasil no início da internacionalização da advocacia. “Vejo um caminho muito promissor de atuação, mas a dica é: se faz necessário sair da área de atuação exclusiva de migração”. 

Questionada a respeito de um possível “corporativismo” de portugueses contra profissionais brasileiros, Felix conta que pode ser difícil começar a trabalhar e estagiar em escritórios portugueses sem o domínio do idioma inglês e de outra língua estrangeira. “Saber inglês na advocacia em Portugal é fundamental, em especial, se você pretende atuar em escritórios portugueses”.  

Para concluir, a empresária à frente da Carolina Felix Advogados ressalta que a advocacia na área de migração é uma alternativa para quem está começando, porém limitante. “O mercado português demanda advogados estrangeiros atuantes em diversos segmentos, como as áreas trabalhista, contratual, imobiliária, empresarial, fiscal e penal. Portanto, há espaço para brasileiros, basta tomar as medidas certas”, afirma.

Para mais informações, acesse o blog da empresa em

https://carolinafelixadvogados.com

  1. Notícias Corporativas

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido
Brasil

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido

Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante neste sábado (14.09) suspeita por tentativa de homicídio e ameaça contra...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido
Brasil

TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido

Policiais militares do 19º Batalhão prenderam, na madrugada deste domingo (15.09), um homem por agredir a esposa, no bairro Jardim...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta
Brasil

MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover audiência pública, na quarta-feira (18), às 14h, sobre os impactos da regulamentação da...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem
Brasil

PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem

Apesar da estiagem severa que atinge o Pantanal mato-grossense desde o final de 2023, os animais da região da Transpantaneira...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga
Brasil

DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga

No último fim de semana um um idoso, de 64 anos passou por momentos de terror sendo vítima de sequestro...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações

CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações

A produtora Cultural, e mestre da culinária popular, Ivaneide Medeiros da Silva, realizou em Poconé o Projeto:  TAPIOCA – Delícia...

setembro 13, 2024 - Walney Rosa