VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição desta quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, Caruaru registra tremor de terra de magnitude 2.1

Bendev Junior
janeiro 29, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição desta quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Leia mais

2. Caruaru registra tremor de terra de magnitude 2.1

Notificação foi feita pelo Laboratório Sismológico da UFRN. Tremor de terra é registrado em Caruaru
LabSis/UFRN
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um tremor de terra de magnitude 2.1 na Escala Richter (mR) no interior de Pernambuco. O registro foi feito na tarde da terça-feira (28), em Caruaru, no Agreste do estado.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
Segundo o laboratório, até o momento da publicação, não há relato de moradores que sentiram o tremor. O último evento registrado no estado de Pernambuco foi no dia 18 de janeiro, quando uma detonação de magnitude 2.2 mR atingiu o município de Ouricuri.
No dia 10 de janeiro, a Capital do Agreste havia registrado outro tremor de mesma magnitude por volta das 21h da noite.
Saiba como funciona
Um tremor menor que 3,5 geralmente não é sentido, mas é gravado por sensores sismológicos;
Já um tremor entre 3,5 e 5,4 às vezes é sentido pela população, mas raramente causa danos;
Entre 6,1 e 6,9 ele pode ser destrutivo em áreas em torno de 100 km do epicentro;
No caso dos tremores classificados entre 7,0 e 7,9, sérios danos podem ser causados numa grande faixa;
Por fim, os terremotos de 8 ou mais podem causar danos graves em muitas áreas, mesmo que estejam a centenas de quilômetros.
Embora não haja limite para a escala, nunca houve terremotos com magnitude de 10 ou superior. Leia mais

3. VÍDEOS: AL 2 de quarta-feira, 29 de janeiro

Leia mais

4. Amazonas registra aumento de 59% nas mudanças de gênero em cartórios em 2024

Dados do Portal da Transparência do Registro Civil mostram que, em 2024, foram realizadas 51 mudanças, contra 32 em 2023. Bandeira trans
Reprodução | Shutterstock
O Amazonas registrou, em 2024, um aumento de 59% no número de pessoas que mudaram de gênero em Cartórios. A medida, que dispensa a necessidade de uma ação judicial, é vista como uma das principais conquistas para a população transgênero, que celebra nesta quarta-feira (29) o Dia Nacional da Visibilidade Trans.
Dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostram que as alterações somaram 51 mudanças em 2024, em comparação a 32 em 2023.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Do total, 31 pessoas alteraram o registro de masculino para feminino, enquanto 17 fizeram a inversão, de feminino para masculino. Além disso, três mudanças de nome sem alteração de gênero foram registradas, mantendo o mesmo número do ano passado.
Desde 2018, pessoas trans têm o direito de modificar nome e gênero diretamente nos cartórios, sem precisar de autorização judicial, laudos médicos ou cirurgias. A medida foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), simplificando o processo e promovendo maior acessibilidade e dignidade à população trans.
“A possibilidade de alteração de nome e gênero diretamente nos Cartórios de Registro Civil é um marco na busca por respeito e dignidade à população trans. Esses números crescentes no Amazonas mostram que estamos avançando no reconhecimento dos direitos dessas pessoas, tornando o processo mais acessível e inclusivo”, afirmou David Gomes, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM).
Como fazer 🏳️‍⚧️
Para realizar o procedimento de alteração de gênero e nome em Cartório é necessário:
a apresentação de todos os documentos pessoais;
comprovante de endereço; e
as certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos, bem como das certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do Trabalho.
Na sequência, o oficial de registro deve realizar uma entrevista com o(a) interessado.
Eventuais apontamentos nas certidões não impedem a realização do ato, cabendo ao Cartório de Registro Civil comunicar o órgão competente sobre a mudança de nome e sexo, assim como aos demais órgãos de identificação sobre a alteração realizada no registro de nascimento.
A emissão dos demais documentos devem ser solicitadas pelo (a) interessado (a) diretamente ao órgão competente por sua emissão. Não há necessidade de apresentação de laudos médicos e nem é preciso passar por avaliação de médico ou psicólogo. Leia mais

5. São Vicente, SP, promove serviço de acolhimento para crianças e adolescentes; entenda

Iniciativa ‘Família Acolhedora’ assegura que os atendidos tenham acesso a serviços de saúde, educação e direitos básicos em casas de voluntários. São Vicente lança serviço de acolhimento para crianças e adolescentes
Prefeitura de São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, lançou um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa ‘Família Acolhedora’ assegura que os atendidos tenham acesso a serviços de saúde, educação e direitos básicos em casas de voluntários.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o município, o serviço tem o objetivo de promover um ambiente afetuoso e seguro para crianças e adolescentes que precisam se afastar temporariamente das famílias de origem, garantindo atenção individual para elas durante esse período.
Além de direitos básicos, quando permitido judicialmente, o programa também irá garantir que o acolhido tenha contato com a família de origem. Para isso, os responsáveis temporários serão contemplados com auxílio de um salário mínimo mensal.
👨‍👨‍👧 Como ser uma Família Acolhedora?
Para fazer parte da iniciativa, o interessado deve enviar um e-mail para [email protected] ou telefonar para (13) 3304-7356.
O candidato deve ter 21 anos ou mais, estar certificado de que todos os moradores da residência estão de acordo, dispor de tempo para realizar os cuidados necessários com a criança e não estar na fila de adoção.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak