Ícone do site MT Total

VÍDEOS: Globo Comunidade DF de domingo, 19 de janeiro de 2025, Aprenda a fazer um bolo salgado de tapioca granulada

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEOS: Globo Comunidade DF de domingo, 19 de janeiro de 2025

Assista ao vídeos do telejornal com as notícias do DF. Assista ao vídeos do telejornal com as notícias do DF. Leia mais

2. Aprenda a fazer um bolo salgado de tapioca granulada

Receita rápida e com poucos ingredientes foi apresentada no Inter TV Rural deste domingo (19). Bolo de tapioca granulada
Divulgação
O Inter TV Rural deste domingo (19) apresentou uma receita que utiliza a farinha de tapioca granulada para o preparo de um bolo salgado.
O prato é rápido de preparar, leva poucos ingredientes, além de ser muito simples de preparar. Dica ideal para fazer um prato saboroso e para aproveiar as férias sem preder muito tempo na cozinha.
Ingredientes
500 g de tapioca granulada
900 ml de leite quente
300 g de queijo coalho ralado grosseiramente
100 g de coco seco ralado
4 ovos
80 ml de manteiga de garrafa ou manteiga comum derretida
Sal a gosto
Manteiga ou óleo pra untar a assadeira
Modo de preparo
Para começar o preparo do bolo, comece hidratando a tapioca granulada, normalmente encontrada no supermercado na mesma seção da farinha de tapioca tradicional. Em um recipiente espaçoso coloque a tapioca, sal a gosto e o leite quente. Misture e cubra com um pano de prato. Deixe descansar até que a farinha absorva o liquido por completo.
Após cerca de 5 minutos, a tapioca granulada já fica hidratada e a mistura se transforma em uma massa unida. É importante não deixar mais tempo que o necessário para evitar que a massa fique muito dura.
Nesse momento pode acrescentar os ovos levemente batidos, a manteiga, o queijo coalho e o coco ralado. Misture tudo muito bem. O ponto ideal é quando a massa fica firme, porém fica caindo da colher que se utiliza para misturar.
Use uma assadeira em formato retangular (mas pode ser qualquer outra). Unte a assadeira com óleo ou manteiga e em seguida transfira toda massa para ela. Com a ajuda de uma colher, alise, dando acabamento ao bolo.
Leve para assar em forno preaquecido de 180° a 200° até a superfície do bolo ficar levemente dourada. O tempo pode variar de um forno para o outro, mas nessa receita o bolo ficou cerca de 40 minutos ao forno. Depois, é só cortar e servir. Leia mais

3. Polícia Civil apreende falsa viatura usada em roubo de cargas

Agentes da 62ª DP (Imbariê) localizaram o veículo clonado em uma área de mata no Parque Equitativa, em Duque de Caxias. Na sexta-feira (17), a polícia tentou recuperar o carro na Maré. Um Corolla foi clonado para parecer uma viatura da Polícia Civil; tinha até giroflex
Reprodução/TV Globo
A Polícia Civil do RJ apreendeu neste sábado (18) uma falsa viatura da instituição que foi usada por criminosos em roubos de cargas. Uma operação chegou a ser feita na última sexta-feira (17) para pegar o carro.
Informações apontam que bandidos utilizaram esse automóvel para roubar 3 caminhões em um galpão. Uma das cargas estaria avaliada em mais de R$ 500 mil.
Agentes da 62ª DP (Imbariê) localizaram o veículo clonado em uma área de mata no Parque Equitativa, em Duque de Caxias, após informações da PM.
Dentro do Toyota Corolla, os policiais encontraram um giroflex com sirene compatível com o utilizado pela instituição. Na sequência, constataram que o carro era roubado e que a placa tinha sido clonada.
Ação na sexta-feira
Na tarde de sexta, agentes do Departamento Geral de Polícia Especializada foram até a Vila do João, no Complexo da Maré, a fim de reter a falsa viatura.
Até helicópteros foram usados, e houve o fechamento rápido de uma pista da Avenida Brasil, na altura do Parque União.
Polícia faz operação na Maré Leia mais

4. Saiba quem é a primeira mulher a assumir o comando de uma unidade da Força Aérea Brasileira

Major aviadora Joyce Conceição esteve na primeira turma de mulheres da FAB, criada em 2003. Amazonense vai conduzir esquadrão que ajuda países em momentos de crise. Conceição também foi a primeira mulher brasileira a pousar na Antártica.
Divulgação/FAB
A major aviadora Joyce de Souza Conceição esteve na primeira turma de mulheres aviadoras da Força Aérea Brasileira (FAB), criada em 2003. Hoje, 22 anos depois, ela se tornou a primeira mulher a comandar uma Unidade Aérea na história da organização. 🙋🛫
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Natural de Manaus, no Amazonas, a aviadora vai conduzir o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (Esquadrão Gordo), sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). O grupo ajuda países em momentos de crise (entenda mais abaixo).
Passo a passo até o comando
Em 2003, a major Joyce de Souza Conceição ingressou na FAB;
No final de dezembro de 2006, se formou como Aspirante a Oficial Aviadora, sendo parte da primeira turma de aviadoras da Academia da Força Aérea (AFA);
Em 2007, completou uma especialização na Aviação de Transporte;
Nos anos seguintes, atuou no Norte do Brasil, pilotando aeronaves responsáveis por transportar medicamentos, vacinas e suprimentos diversos para populações ribeirinhas em locais isolados;
Em 2012, ainda como Tenente, se tornou a primeira aviadora brasileira habilitada a pilotar o C-130 Hercules, uma das aeronaves mais reconhecidas por participar de missões envolvendo o suporte logístico, projeção de poder e cooperação internacional;
Em 2016, ela se tornou a primeira mulher brasileira a pousar na Antártica.
Trabalho da unidade
Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.
Divulgação/FAB
O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte envia ajuda humanitária em momentos de crise, como para países afetados por desastres naturais e para zonas de conflito. Outras responsabilidades são:
Trabalhar com o transporte de tropas e cargas;
Comandar missões de apoio humanitário, defesa e resgates.
Mulheres na FAB
Mulheres na FAB em imagem de arquivo.
FAB
Segundo a FAB, o ingresso da primeira turma de mulheres na instituição aconteceu em 1982, após a criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica (CFRA). Outros avanços aconteceram ao longo dos anos:
1996: primeiras Cadetes Intendentes ingressaram na Academia da Força Aérea (AFA). O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) contemplou o primeiro concurso aberto ao público feminino;
1998: mulheres integram a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR);
2003: ingresso das primeiras Cadetes Aviadoras na Academia da Força Aérea (AFA);
2017: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) passou a admitir mulheres em todos os anos do ensino médio;
2020: pela primeira vez, uma militar foi promovida ao Posto de Oficial-General.
Mulheres pioneiras ocupam novos espaços no Comando de Aviação do Exército
LEIA TAMBÉM:
INÉDITO: Alistamento feminino começa em 28 cidades e no DF; veja critérios
MULHERES NA LIDERANÇA: Rozana Naves é segunda mulher nomeada reitora da UnB; confira principais propostas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF. Leia mais

5. VÍDEO: turistas viralizam na web ao mostrar choques culturais que tiveram em Brasília
Faixas de pedestres respeitadas, postes ‘sem fio’ e endereços enigmáticos são características que causam estranhamentos a quem chega pela primeira vez na capital. Vídeo publicado nas redes sociais de Mich Lopes impressionada com a faixa de pedestres.
Faixa de pedestres, endereços com siglas e postes “sem fio” são algumas das características de Brasília que mais causam surpresa em quem visita a cidade planejada por Oscar Niemeyer pela primeira vez.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Turistas foram até as redes sociais para mostrar os “choques culturais” que tiveram na capital e acabaram viralizando na web. A influenciadora carioca Mich Lopes foi uma delas.
Ela viaja pelo Brasil mostrando diferentes lugares e visitou o quadradinho em 2024, quando se surpreendeu com algo que é motivo de orgulho para muito morador da capital: carros parando nas faixas de pedestre após os pedestres sinalizarem.
“Isso é completamente surreal. Não existe isso em lugar nenhum do mundo. Me dá até ‘nervosinho’, me deu vergonha de fazer assim (sinal da vida) com a mãozinha”, diz a influenciadora (veja vídeo no início da reportagem).
Postes ‘sem fio’ 💡
Vídeo de Vini Vecchi nas redes sociais chocado com os postes “sem fio”.
Postes “sem fio” no centro da capital chamaram atenção do influenciador paulista Vini Vecchi enquanto “turistava” em Brasília. No vídeo viralizado, ao caminhar pela w3 Sul, ele se surpreende ao saber que os fios estão enterrados (veja vídeo acima).
👉 O Plano Piloto concentra a maior parte da fiação subterrânea de energia do Distrito Federal
“Subterrâneos? Na cidade inteira? Impossível. Por isso eu estava sentindo uma ‘vibe’ que parece que a gente está em outro país”, diz Vini.
Endereços 🗺️
Vídeo de Nicolas Sarubbi nas redes sociais explicando os endereços no DF.
Os endereços “diferentões” podem gerar confusão nos turistas e pessoas que se mudaram recentemente para a capital. Diferente de outras capitais, onde as pessoas se localizam por nomes de ruas e avenidas, Brasília usa siglas.
O influenciador Nicolas Sarubbi mostra em um vídeo nas redes sociais como eles funcionam (veja vídeo acima).
“Para quem vem de uma cidade tipo São Paulo, onde as ruas são nomes de pessoas totalmente aleatórias, é muito confuso andar em Brasília. Só que depois de um tempo que você fica aqui, você começa a ver que é prático”, diz Nicolas.
LEIA TAMBÉM
BRASÍLIA PLANEJADA: veja imagens de como eram propostas para construção da capital.
ARQUITETURA: paróquia de brasília premiada internacionalmente e considerada uma das mais ‘espetaculares’ do mundo.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile