Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. VÍDEOS: Bom Dia PE de quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de Pernambuco. Leia mais
2. Homem é preso suspeito de assaltar funcionária de loja de veículos em Santarém
A vítima foi ameaçada com uma faca no pescoço e obrigada a entregar joias, incluindo um anel, uma pulseira e um cordão de ouro. 16ª Seccional Urbana de Santarém
Dominique Cavaleiro/g1
Na tarde desta quarta-feira (5), a Polícia Militar prendeu Julio Cesar Quaresma Sena, conhecido como “Baleia”, suspeito de entrar em uma loja de revenda de veículos na avenida Mendonça Furtado, no bairro Aldeia, em Santarém, oeste do Pará, e assaltar uma funcionária com uma faca. A prisão aconteceu na travessa Dois de Junho, bairro Aparecida, após buscas realizadas pela equipe policial.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o sargento José Joeuder Galvão, que atendeu a ocorrência, Julio Cesar chegou ao estabelecimento em uma motocicleta junto com um comparsa, que ainda não foi localizado.
Os dois estavam armados com facas e surpreenderam uma funcionária que estava sozinha no momento do crime. A vítima foi ameaçada com uma faca no pescoço e obrigada a entregar joias, incluindo um anel, uma pulseira e um cordão de ouro.
Em relatos à polícia, a vítima disse que reconheceu Julio Cesar, pois conhece a ex-companheira dele. Além disso, afirmou que o suspeito é usuário de entorpecentes e costuma ser visto com frequência na região central de Santarém.
Após diligências, a Polícia Militar encontrou Julio escondido em um terreno baldio na travessa Dois de Julho. Durante a abordagem, os policiais apreenderam a faca utilizada no crime, que estava com a ponta quebrada.
Segundo a PM, ao ser preso, Julio confessou o crime e alegou que o assalto foi motivado por uma dívida de R$ 20 mil com traficantes. No entanto, os bens roubados da vítima não foram recuperados.
A Polícia Civil segue investigando o caso para localizar o segundo suspeito e recuperar os objetos roubados. Julio foi encaminhado para a delegacia e deverá responder por roubo qualificado.
Na manhã desta quinta-feira (6), Julio foi transferido para o presídio e deva passar por audiência de custódia no Fórum de Justiça de Santarém.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região Leia mais
3. Oposição acredita que Hugo Motta pode pautar projetos como o da anistia a golpistas de 8 de janeiro se textos forem suavizados
Avaliação é que o novo presidente é contra a anistia, mas pode defender uma redução das penas Hugo Motta em entrevista ao Estúdio i
Reprodução
A oposição acredita que o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Rep-PB), pode pautar projetos como o da anistia a golpistas de 8 de janeiro se os textos forem suavizados.
Por exemplo: no caso da anistia, eles já sabem que Motta é contra, mas acreditam que ele pode fazer um acordo para votar um texto que reduza a pena dos que estão sendo condenados pelo Supremo Tribunal Federal, que tem girado em vários casos em 17 anos.
‘Vamos tratar tema com tranquilidade’, diz Motta sobre projeto de anistia
Hugo Motta concorda com as críticas de líderes do Centrão ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro de que as penas estão muito elevadas. Por outro lado, não apoia uma anistia para quem invadiu e depredou os prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Nestes casos, o novo presidente da Câmara dos Deputados defende punição.
A oposição entende ainda que, se for transformar a votação numa guerra, a tendência é que Hugo Motta engavete o projeto.
Por isso, vai buscar suavizar esse projeto da anistia e também outros de interesse de bolsonaristas, como o que reduz o tempo de inelegibilidade de oito para dois anos de quem foi punido em segunda instância, medida que pode beneficiar Bolsonaro nas condenações aplicadas a ele pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Hugo Motta tem dito que não aceitará que deputados transformem o plenário num palco de guerra política. Por isso, aceita negociar projetos polêmicos, mas dentro de um debate político civilizado. Leia mais
4. Avião de pequeno porte que ia para SP e caiu no PR tentava fazer pouso de emergência, disse piloto ao Corpo de Bombeiros
Acidente aconteceu na quarta-feira (5). Piloto disse acreditar que motor sofreu pane. Ele e passageiro não se feriram. Avião saiu de Concórdia, no oeste catarinense, e ia para Ibirá, no interior de São Paulo. Avião de pequeno porte caiu no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
O piloto do avião de pequeno porte que caiu no interior do Paraná nesta quarta-feira (5) disse ao Corpo de Bombeiros que estava tentando fazer um pouso de emergência quando sofreu o acidente.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Avião de pequeno porte caiu no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
Segundo a corporação, o homem, de 65 anos, disse que precisou fazer a manobra após acreditar que o motor sofreu uma pane.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apesar do avião cair ao solo com os pneus para o ar, nem o piloto e nem o passageiro, de 66 anos, se feriram no acidente.
A corporação afirma que, quando o socorro chegou, eles já tinham saído do local da queda. O piloto foi encontrado em um restaurante, a cerca de 200 metros da queda, consciente e orientado.
Ele e o passageiro recusaram atendimento médico. Os nomes deles não foram revelados.
Avião de pequeno porte cai no interior do Paraná
Corpo de Bombeiros de Reserva
O avião havia saído de Concórdia, no oeste catarinense, e ia para Ibirá, no interior de São Paulo. No início da tarde, a aeronave caiu em uma propriedade rural de Reserva, nos Campos Gerais.
A cidade paranaense fica a cerca de 300 km de Concórdia e a aproximadamente 430 km de Ibirá, em linha reta.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e está investigando as causas do acidente.
“O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. […] São utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informa o órgão.
Avião de pequeno porte cai no interior do Paraná, diz Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros de Reserva
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul Leia mais
5. Filho confessa assassinato de mãe e padrasto em SC e indica cunhado como comparsa, que é preso
Suposto cúmplice no caso foi detido dois meses e meio após o crime. Susimara Gonçalves, de 42 anos, e Pedro Ramiro, de 47, foram mortos em novembro de 2024 dentro de casa. Vídeo mostra chegada de casal de empresários morto em Itajaí
Um homem de 18 anos foi preso na quarta-feira (5) por envolvimento na morte do casal de empresários Susimara Gonçalves, de 42 anos, e Pedro Ramiro, de 47, assassinados dentro de casa em 23 de novembro de 2023 em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
O suspeito é cunhado do filho de Susimara preso em dezembro e indiciado pela morte da mãe e do padrasto. Em depoimento, confessou o crime e indicou o cunhado como comparsa.
O delegado do caso, Roney Péricles, explicou que o cúmplice é irmão da namorada do filho de Susimara. Até o momento, a Polícia Civil não encontrou elementos que indiquem a participação da companheira de Walter Gonçalves no crime.
CONTEXTO DO CRIME: Susimara e Pedro foram mortos na madrugada de 23 de novembro, logo após chegarem em casa de um jantar. Câmeras registraram a entrada do casal, seguida de gritos.
“Ele [comparsa preso na quarta] e o filho entraram no imóvel antes da chegada do casal. Ficaram aguardando e, depois, cada um teria atacado as vítimas”, disse o delegado (veja a cronologia do crime mais abaixo).
Laudos indicam que os empresários foram mortos por asfixia. Segundo a Polícia Civil, Walter pretendia administrar a empresa que herdaria do casal: uma loja de forro e decoração de interiores. o interesse no estabelecimento motivou o duplo homicídio.
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Walter. O nome do suposto comparsa preso não foi informado, por isso a reportagem não o localizou.
Morte por interesse financeiro
Para o delegado, “a investigação demonstra que a motivação estaria diretamente relacionada aos bens do casal, sobretudo a questão da empresa que o casal tinha e que havia um interesse do investigado de administrá-la”, resumiu.
Walter é filho de Susimara e enteado de Pedro Ramiro. Ainda de acordo com o delegado, mesmo assim o preso chamava o homem de pai.
Nas redes sociais, antes de ser preso, ele chegou a lamentar os assassinatos em uma postagem. “Irei amar vocês para sempre, meus amores”, escreveu.
Preso suspeito pela morte do casal, filho lamentou mortes horas após assassinatos
Redes sociais/Divulgação
Cronologia do crime
Filho e comparsa chegam à casa das vítimas mais de duas horas antes de o casal voltar para a residência;
eles chegaram ao local de bicicleta, mas um dos autores deixou uma moto estacionada a dois quilômetros da casa do casal;
um dos homens estava de capacete e capa de chuva e o outro, de boné;
eles entraram na casa usando um controle remoto para abrir o portão da residência;
os dois ficaram dentro do imóvel esperando as vítimas;
antes de voltar para casa, o casal havia saído para jantar, ido a um karaokê e passado em uma lanchonete para comprar comida para ser consumida na residência;
o casal chegou em uma caminhonete à 0h53 de sábado. A entrada das vítimas na casa foi registrada por uma câmera de segurança;
após o casal entrar no imóvel, pouco tempo depois se ouve um grito da mulher;
suspeito e comparsa permaneceram por mais uma hora na casa após o casal chegar e saíram pelo portão usando o controle remoto. Dentro dessa uma hora, cometeram o duplo homicídio;
no dia seguinte, o próprio filho acionou os bombeiros dizendo ter encontrado o casal morto.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.