VÍDEO: Onça Golias ganha abrigo provisório na casa de família que a criava como ‘pet’ no AM, Ação conjunta fecha pontos irregulares de açaí em Belém; comerciante é preso

Bendev Junior
fevereiro 6, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEO: Onça Golias ganha abrigo provisório na casa de família que a criava como ‘pet’ no AM
Enquanto o Ibama avalia a situação, o animal permanecerá sob os cuidados do antigo tutor, com acompanhamento das autoridades ambientais. Abrigo provisório é construído na casa de família que criava onça como ‘pet’ no AM
Um abrigo provisório foi construído no terreno da família que criava a onça Golias como “pet”, garantindo que o animal permaneça em condições seguras até sua remoção definitiva. A estrutura foi montada pela Prefeitura de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e monitoramento da Polícia Militar.”
A transferência da onça-pintada para o 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, estava programada, mas foi cancelada devido à falta de uma licença específica para o transporte.
Enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) avalia a situação, o animal permanecerá sob os cuidados do antigo tutor, com acompanhamento das autoridades ambientais.
A Prefeitura de Santo Antônio do Içá ressaltou que todas as medidas adotadas visam o bem-estar do animal e que a transferência deve ocorrer nos próximos dias, conforme autorização dos órgãos responsáveis.
Entenda o caso 🐆
O filhote de onça-pintada “Golias”, que era mantido como “pet” por uma família em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, foi resgatado na terça-feira (4) e levado para a Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário.
Após avaliação, foi constatado que o animal estava saudável e com comportamento dócil, mas como não há estrutura na cidade para abrigá-lo, Golias foi devolvido à família.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão buscando uma solução para sua remoção, considerando a logística de transporte devido à localização remota do município.
Filhote de onça-pintada é resgatado de família em Santo Antônio do Içá
Filhote de onça-pintada criado como ‘pet’ por família no AM Leia mais

2. Ação conjunta fecha pontos irregulares de açaí em Belém; comerciante é preso

Operação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Núcleo do Consumidor, contou ainda com a presença da polícia. Pontos de vendas de açaí são fiscalizados em Belém
Um homem foi preso nesta quinta-feira (6) por descumprir uma ordem de interdição de um ponto de venda de açaí localizado no Bairro da Condor, em Belém. O local não tinha licença da prefeitura para funcionar e adulterava o açaí.
A ação desta quinta-feira faz parte de uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Núcleo do Consumidor.
O objetivo é impedir o funcionamento de pontos de venda de açaí que estejam irregulares e coloquem em risco a saúde dos consumidores.
Em quatro dias de operação, 22 pontos foram fiscalizados nos bairros da Condor, Guamá, Cremação, Jurunas, Canudos e Terra Firme. Ao todo, 14 pontos foram interditados e 8 notificados.
Fruto de açaí colhido.
Arquivo pessoal
Sem licença para funcionar
O ponto de venda de açaí, na qual o homem foi preso, ficou interditado por três dias após inspeção da vigilância sanitária. Em uma nova vistoria, a equipe da vigilância voltou ao endereço acompanhada da polícia e flagrou o local funcionando.
O comerciante foi preso em flagrante pelo crime de desobediência e encaminhado para a delegacia da Cremação.
Além da falta de licença, a vigilância sanitária recebeu uma denuncia que o açaí vendido no local estava adulterado.
Uma análise feita no Laboratório Central do Estado indicou a presença de celulose na amostra coletada, indicando a presença de papel.
Já no bairro de Canudos, os fiscais encontraram fiação elétrica exposta, piso inadequado e a necessidade de melhorias no processo de higienização.
Em 2024, 289 estabelecimentos foram notificados por irregularidades. Desse total, apenas 90 fizeram as adequações necessárias e conseguiram a licença de funcionamento.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA Leia mais

3. Pacientes com câncer recebem apresentação especial de circo, em Fortaleza

O momento aconteceu na Casa Vida, instituição que acolhe pacientes vindos do interior do Ceará. Pacientes com câncer recebem apresentação circense
Pacientes em tratamento de câncer receberam nesta quinta-feira (6) uma apresentação circense na Casa Vida, instituto que oferece suporte às pessoas do interior do Ceará em tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Promovido pelo Circo Celestia, o espetáculo contou com números de acrobacia, malabarismo e palhaçaria. A intenção era proporcionar momentos de leveza e descontração para aqueles que enfrentam desafios na luta contra o câncer.
“Acreditamos no poder transformador do circo. Nossa missão vai além do entretenimento; queremos levar esperança, sorrisos e alívio para quem mais precisa”, comentou o diretor do circo, Bryan Stevanovich.
A Casa Vida se destaca como um local que recebe pacientes que vêm do interior do estado do Ceará. Além de ser triagem para a jornada de cuidado contra o câncer, também oferece uma linha de cuidado oncológica, onde o paciente tem consultas com oncologistas clínicos, psicólogos, nutricionistas, assistente social e outros profissionais.
Casa Vida recebe apresentação circense para pacientes de câncer, em Fortaleza.
Divulgação
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará Leia mais

4. Resumão diário do JN: 2025 tem o janeiro mais quente da história; sobe o número de vítimas do temporal no Recife; Trump volta a defender controle dos EUA sobre Gaza

Um resumo com as principais notícias do Jornal Nacional desta quinta-feira (06). Você pode ouvir o Resumão Diário no g1, na playlist Caminho Diário, do Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Siga o Resumão Diário no seu agregador de áudio favorito para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
2025 tem o janeiro mais quente da história. Número de vítimas do temporal no Recife aumentou. A chuva inundou a faixa de areia alargada numa praia de Natal. São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos e enxurradas. Donald Trump voltou a defender o controle americano sobre Gaza e um ministro israelense falou em realocação dos palestinos. Em meio à pressão dos Estados Unidos, o Panamá cancelou um acordo de cooperação com a China. No Rio, a agente de saúde baleada por policiais rodoviários federais na véspera do Natal saiu do hospital.
Resumão JN
g1 Leia mais

5. Em um ano, Brasil chega às Olimpíadas de Inverno com chance de medalha pela primeira vez

Edição dos Jogos será disputada em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Brasil pretende levar uma delegação de até 20 atletas. Falta um ano para as Olimpíadas de Inverno, e Brasil tem chances de conquistar medalha na competição
Falta exatamente um ano para o início das Olimpíadas de Inverno. E, pela primeira vez, a delegação brasileira vai chegar na competição em condições de conquistar medalha.
Eles são como grãos de areia espalhados por um universo de botas, casacos e velocidade: difíceis de achar, mas existem. Atletas de elite do Brasil nos esportes de inverno. O Lucas Pinheiro Braathen tem 24 anos e é uma das grandes revelações mundiais do esqui alpino; dono de 12 medalhas em competições pelo mundo. Ele nasceu em Oslo e competiu pela Noruega até o fim de 2023. Em 2024, o Lucas resolveu defender o país da mãe, do sol, do mar, de experiências importantes na formação dele como atleta.
“Gostava de surfar, de pular na água, coisas acrobáticas, skate. Eu pude trazer essa experiência, todas essas coisinhas, para dentro do meu esporte, que é tão diferente”, diz Lucas Pinheiro Braathen, atleta do esqui alpino.
A Nicole Silveira pratica o skeleton. Ela tem 30 anos, nasceu no Rio Grande do Sul, mas se mudou com a família para Calgary, no Canadá, aos 7. Começou a descer as pistas de cabeça em um trenó a mais de 100 km/h em 2017. Cinco anos depois, estava em uma final olímpica, em Pequim.
Repórter: Como é que foi essa evolução até a gente chegar a esse ponto de realmente poder sonhar com uma medalha olímpica?
Nicole Silveira: Eu nunca imaginaria conseguir uma medalha da Copa do Mundo. Eu brincava que quando conseguisse uma medalha poderia me aposentar feliz.
Ela ganhou um bronze na etapa da Copa do Mundo de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em novembro de 2024. Não se aposentou e repetiu o terceiro lugar na etapa de St. Moritz, na Suíça, em janeiro de 2025.
“Então, eu acho que só ajuda com a confiança”, afirma Nicole Silveira, atleta do skeleton.
Em um ano, Brasil chega às Olimpíadas de Inverno com chance de medalha pela primeira vez
Jornal Nacional/ Reprodução
Com eles, o Brasil pretende levar uma delegação de até 20 atletas para os Jogos que começam daqui a exatamente um ano. Nesta quinta-feira (6), o relógio com a contagem regressiva para o evento foi inaugurado na Itália. Essa edição vai ser disputada em Milão e Cortina d’Ampezzo, que já recebeu as Olimpíadas de Inverno de 1956. E, como disse o presidente do COI, Thomaz Bach, 85% das estruturas para competição já existem.
Em fevereiro, a temperatura média nas montanhas de Cortina d’Ampezzo, na Itália, varia entre 0ºC e – 9°C. E também venta e neva muito na sede das próximas Olimpíadas de Inverno. É um choque térmico para quem sai de um verão de 40ºC. Na verdade, para a maioria dos brasileiros, esse frio todo não é natural, mesmo para os que vivem longe da praia e do sol. Está quente no Rio, viu?
“A gente entra em umas friagens às vezes… Nossa! E o nosso aquecimento e essas coisas têm que ser tudo na rua. Aí, eu só penso: por que eu não estou em um esporte de verão?”, brinca Nicole Silveira.
Mentalizar o calor humano de quem vai ficar no Brasil, torcendo, ajuda a amenizar o frio.
“Para mim é especial também porque, agora, vovô e vovó em Campinas podem ver na televisão. Eu já tento há dez anos explicar o que é esqui alpino. Agora, talvez, eles vão entender” , diz Lucas Pinheiro Braathen. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak