VÍDEO: Bombeiros resgatam cão de casa onde telhado desabou em Fortaleza, Morte de gêmeas de Igrejinha: mãe pesquisou se veneno de rato mata pessoas, aponta inquérito

Bendev Junior
janeiro 15, 2025 - 2 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEO: Bombeiros resgatam cão de casa onde telhado desabou em Fortaleza

Uma mulher foi atingida pelos escombros, mas teve ferimentos leves. Cão é resgatado pelos bombeiros após desabamento de telhado de casa em Fortaleza
Um cão foi resgatado pelos bombeiros após desabamento do telhado de uma casa no Bairro Castelo Encantado, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (14). Nas últimas 24 horas, choveu 132 milímetros na cidade.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os agentes foram acionados por volta de 18h30 para atender a ocorrência.
Quando chegaram ao imóvel, os bombeiros foram informados que uma mulher foi atingida pelos escombros, mas já havia sido socorrida por familiares e levada a um hospital. Porém, um cão de estimação ainda estava preso no imóvel.
Bombeiros resgatam cão de casa onde telhado desabou em Fortaleza
Reprodução
“Durante a operação, as equipes realizaram a retirada de telhas e porções da cobertura que apresentavam risco iminente de queda. Além disso, um cão que estava preso no imóvel danificado foi resgatado em segurança” informou o Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo a corporação, a Defesa Civil do município foi acionada para averiguar o grau de risco do imóvel.
“O local foi devidamente fechado e orientou-se que não fosse permitida a entrada de pessoas até que novas vistorias sejam realizadas”, disse a corporação.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: Leia mais

2. Morte de gêmeas de Igrejinha: mãe pesquisou se veneno de rato mata pessoas, aponta inquérito

Mãe foi indiciada e está presa. Defesa diz que polícia não tem provas de que pesquisa foi feita pra matar as meninas e nem que tenha sido feita por ela. Mortes das gêmeas Antonia e Manoela Pereira são investigadas pela Polícia Civil
Arquivo pessoal
O inquérito que apurou o caso das gêmeas Manuela e Antônia Pereira, de 6 anos, encontradas mortas em um intervalo de oito dias em Igrejinha, no Vale do Paranhana, traz como um dos indícios um relatório de buscas enviado pelo Google à polícia após determinação judicial. A RBS TV obteve acesso à íntegra do documento.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ele aponta que a mãe das meninas, Gisele Beatriz Dias, indiciada e presa por suspeita de assassiná-las, fez buscas para descobrir se veneno de rato é capaz de matar um ser humano.
As pesquisas, segundo o inquérito, teriam sido feitas nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2024 e depois apagadas do celular. As gêmeas foram encontradas mortas em 7 e 15 de outubro do mesmo ano.
O advogado da mãe, José Paulo Schneider, afirma que “não há qualquer prova de que Gisele tenha sido responsável pela pesquisa, já que o seu então esposo tinha acesso irrestrito ao seu celular”. E que “trata-se de uma pessoa que tentou diversas vezes o suicídio, o que poderia justificar a pesquisa”. (Leia a nota na íntegra ao final da reportagem).
As perícias realizadas nos corpos das crianças até o momento não apontam a presença de veneno. O relatório do inquérito também não aponta como Manuela e Antônia foram sido mortas, apenas as possíveis motivações. O documento aponta que a mãe “teria notado que seu casamento estaria acabando e apresentaria comportamento egoísta quanto ao marido”.
Relembre os principais pontos do caso
Um mês da morte das gêmeas em Igrejinha
Feminicídios
Gisele foi indiciada por dois femincídios contra Manuela e Antônia. O enquadramento é pelo entendimento de suposto contexto de violência doméstica ou familiar.
O delegado do caso, Ivanir Caliari, apontou que a nova legislação, sancionada no período entre a morte das meninas, em 9 de outubro, tornou o feminicídio um crime e não mais uma qualificadora do homicídio. Por isso, quanto à morte de Manuela, Gisele foi indiciada por homicídio com a qualificadora de feminicídio, seguindo a legislação antiga, e pela morte de Antônia, por feminicídio.
Ela esteve internada na ala psiquiátrica do hospital de Igrejinha em setembro, um mês antes do crime. Segundo depoimento de profissionais de saúde, a mulher teria apresentado “abotamento afetivo” quanto às filhas, ou seja, supostamente não se importava com elas.
Sumiço de câmera
O sumiço repentino do registro de uma câmera de segurança que registrava o movimento da casa também é elencado como comportamento suspeito da mulher. Segundo o inquérito, Gisele disse ao marido que, dias antes da morte da primeira menina, um bandido furtou da casa dinheiro, devolveu no dia seguinte, mas levou consigo o cartão de memória que guardava as imagens. O delegado entendeu que isso foi “uma conveniente maneira de Gisele não ter suas ações filmadas no local enquanto seu marido trabalhava fora nos dias imediatamente anteriores à morte de Manuela”.
Resta contra a mãe, também, a análise do comportamento dela feita pela filha mais velha. Ela contou que a mãe “estava acostumada a fazer isso (dar remédio escondido) para o pai”. E contou ainda que “toda a hora do dia ela oferecia as minhas irmãs, então, ela não queria mais”.
Compra de veneno
O relatório do inquérito aponta ainda que o pai das meninas, Michel Persival Pereira, que não é suspeito do crime, teria comprado, acompanhado de Gisele, oito pacotes de veneno de rato em setembro, um mês antes da morte das meninas. A polícia descobriu isso através do depoimento da funcionária de uma agropecuária, que confirmou que ele visitou o local acompanhado da esposa.
A polícia consultou o Instituto-Geral de Perícias (IGP) sobre a substância. Segundo o delegado Ivanir Caliari, a informação que recebeu é de que seriam necessários quilos da substância, chamada de cumarínico, para causar a morte de alguém. Por isso, descartou a suspeita.
O advogado de Michel, Fabio Fischer, reforçou que o cliente continua sendo tratado como “testemunha e vítima dessa situação”. E reforçou que entende que “analisando as provas da autoridade policial, não há elementos contra ele”, e por isso ele não foi indiciado.
Pesquisa sobre arsênio nas meninas
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) não quis falar sobre o caso. Declarou, em nota, que perícias ainda estão sendo realizadas. A RBS TV apurou que foram feitos testes nos corpos das meninas para a substância arsênio, a mesma que matou três pessoas família mesma família em Torres, após comerem um bolo na antevéspera de Natal. O teste para arsênio nas meninas deu negativo.
Os peritos tentam ainda descobrir outras possibilidades de venenos que possam ter sido usados. Manuela chegou com quadro de parada cardiorespiratória no hospital de Igrejinha. Antônia já chegou morta na instituição.
Nota de José Paulo Schneider, advogado de Gisele Beatriz Dias:
“Em relação às pesquisas, a defesa técnica afirma que este é um elemento do inquérito que merece melhor esclarecimento. Contudo, não há qualquer prova de que Gisele tenha sido responsável pela pesquisa, já que o seu então esposo tinha acesso irrestrito ao seu celular, controlando sua vida, sobretudo nos momentos que ela, fortemente medicada por ele, estava em repouso. Além disso, trata-se de uma pessoa que tentou diversas vezes o suicídio, o que poderia justificar a pesquisa. No mais, até o momento, não há comprovação científica do envenenamento ou intoxicação das gêmeas, que é o ponto mais importante desta investigação.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS Leia mais

3. Sindicato denuncia que 600 servidores não receberam salário de dezembro de 2024 em São Luiz

Atual gestão fala que está trabalhando no levantamento de contas do município e que quando possível irá colocar os pagamentos em dia, contudo a prioridade é para a gestão atual. Praça Central de São Luiz, onde há um letreiro com o nome da cidade
Caíque Rodrigues/g1 RR/Arquivo
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Luiz, ao Sul de Roraima, denuncia que mais de 600 servidores ainda não receberam o salário de dezembro de 2024. A remuneração deveria ter sida paga até o dia 7 de janeiro de 2025, o quinto dia útil do mês, o que não aconteceu até esta quarta-feira (15).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A folha salarial de dezembro deveria ter sido paga pela gestão de James Batista (SD), ex-prefeito do município. O g1 procurou o ex-prefeito para falar sobre o assunto, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Para a presidente do sindicato, Nazilene Almeida, o ex-prefeito é o principal responsável pela situação financeira instável de São Luiz. O sindicato deve abrir uma ação no Ministério Público de Roraima (MPRR) contra James Batista.
“O sindicato já está se mobilizando para protocolar uma ação junto ao Ministério Público, responsabilizando o ex-gestor, James Batista, pela situação de abandono e instabilidade que ele deixou no município por conta da questão financeira”, explicou Nazilene Almeida.
LEIA TAMBÉM:
MP de Contas pede cancelamento de vaquejada com shows de César Menotti e Fabiano e Calcinha Preta por falta de dinheiro em São Luiz
Vaquejada com shows de César Menotti e Fabiano e Calcinha Preta é cancelada em São Luiz
Construção milionária de portal na entrada de São Luiz acumula atrasos e desvio em ponte improvisada preocupa motoristas
Procurado pelo g1, o atual prefeito do município, Chicão (PP), afirmou que ainda está resolvendo as questões bancárias, mas que a prioridade é pagar o salário da gestão atual. Ele informou ainda que a responsabilidade sobre o pagamento de dezembro era do ex-gestor, mas que irá pagar os salários atrasados “com prazer” caso tenha financeiro suficiente.
O presidente da Câmara Municipal de São Luiz, Faguinho (PP), disse que a gestão ainda está em processo de transição e que ainda não tem acesso a situação financeira do município, mas busca tomar conhecimento da situação o mais rápido possível. Ele disse que o prefeito estuda declarar calamidade financeira.
“A falta de transição causou essa confusão, o prefeito ainda está fazendo o levantamento das contas, ainda está querendo saber como anda o pagamento das contas, são mais de 50c contas e ainda não temos acessos a todas […] Nós somos uma Câmara de novatos e começamos a ter conhecimento de tudo agora devido a forma de transição, estamos cobrando informação de tudo que o povo cobra a Câmara”, explicou Faguinho.
Atraso no 13° salário
Obra milionária de portal em São Luiz, Sul de Roraima, acumula atrasos.
Oséias Martins/Rede Amazônica
Em dezembro de 2024, o sindicato já havia denunciado a prefeitura pelo atraso no pagamento do 13° salário dos servidores públicos municipais. O não pagamento do salário foi um dos motivos que o Ministério Público de Contas (MP de Contas) usou para pedir o cancelamento da 24ª Vaquejada São Luiz.
O evento aconteceria no dia 13 de dezembro com shows a banda de forró Calcinha Preta e as duplas sertanejas Guilherme e Santiago, e César Menotti e Fabiano, mas foi cancelado.
À época, o Ministério Público de Contas alegou falta de dinheiro nos cofres públicos municipais. A recomendação para o cancelamento foi assinada pelo procurador-geral de Contas Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, titular da 1ª Procuradoria de Contas.
Ao pedir o cancelamento, o procurador-geral destacou a existência de obras inacabadas com cronogramas atrasados, a ausência de convênio celebrado com o Governo do Estado e Federal para realização dos festejos e a falta de previsão orçamentária para arcar com despesas relacionadas ao evento.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
*Estagiário sob supervisão de Yara Ramalho Leia mais

4. Professor do Ifes é preso suspeito de agredir a esposa em Vitória

Além de agressões físicas, homem tentou impedir mulher de chamar polícia. Ifes disse que não compactua com comportamentos violentos e faz trabalho de prevenção e orientação. Um professor, de 50 anos, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi preso por suspeita de agressão à esposa, de 30 anos, na residência do casal, nesta terça-feira (14), em Vitória. Carlos Alberto Dutra Fraga Filho negou as agressões para a polícia, mas foi autuado em flagrante por lesão corporal e ameaça, ambos na forma da Lei Maria da Penha.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo consta no Boletim de Ocorrência (BO), uma equipe da Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência no bairro Jardim Camburi. A mulher relatou aos policiais que estava em casa quando o marido chegou agressivo, xingando e proferindo ofensas.
Alberto Dutra Fraga Filho, de 50 anos, foi preso em Vitória, por agredir a esposa.
Integra Portal da Inovação/Ifes
Com medo, a mulher realtou aos policiais que se trancou no quarto, mas a porta foi arrombada pelo professor, que, neste momento, a teria agredido fisicamente, provocando uma escoriação no ombro.
A mulher informou também que tentou sair da residência, mas foi impedida por Carlos Alberto, momento em que, segundo a vítima, sofreu um arranhão ao segurar uma chave.
A esposa contou ainda que, antes de conseguir fazer o acionamento da polícia, tentou ligar para o 190 três vezes, mas foi impedida pelo companheiro.
Segundo o BO, o homem negou para os policiais as informações repassadas pela esposa e disse que só arrombou a porta do quarto porque a mulher estaria tomando remédios controlados e teria feito isso para protegê-la.
Bairro Jardim Camburi.
Proeng/Divulgação
A Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória e autuado em flagrante por lesão corporal e ameaça, ambos na forma da Lei Maria da Penha. Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.
A Secretaria de Justiça informou que o homem deu entrada no Centro de Triagem de Viana e que não consta registro anterior de passagem pelo sistema prisional capixaba.
Delegacia Regional de Vitória
Carlos Alberto Silva/ Rede Gazeta
O que diz o Ifes ?

O Instituto Federal do Espírito Santo disse que, em casos ligados exclusivamente à vida privada dos servidores, que não envolvem denúncias sobre sua conduta em relação a outros servidores ou estudantes, as apurações e eventuais sanções aplicadas se dão na esfera policial e judicial.
O Ifes informou ainda que é responsável pelas providências administrativas que sejam necessárias após o desenrolar de cada caso. No caso de existirem denúncias acerca da conduta do servidor em relação a outros servidores ou estudantes, a Corregedoria da instituição é acionada para apurar os fatos de forma imediata.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: carro pega fogo no acesso à Terceira Ponte, no ES
Furto milionário no BB completa dois meses e casal continua preso no RS; relembre o crime
Aposentado de 69 anos é encontrado amordaçado e morto dentro de casa no ES
O Ifes não compactua com comportamentos violentos e tem feito um trabalho de prevenção e orientação sobre a temática junto à comunidade acadêmica.
No site da instiuição consta que o suspeito é docente no campus de Guarapari, na região Metropolitana do estado, e professor do ensino básico técnico e tecnológico.
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Alberto Dutra Fraga Filho e o espaço segue aberto para manifestação.
Segundo caso de agressão envolvendo um profissional do Ifes
Coordenador do Ifes é preso por agressão
Na última semana, o coordenador de obras e manutenção do campus do Ifes em Vitória, Sebastião Guilherme Giles, de 56 anos, foi preso por agredir e ameaçar a ex-companheira de morte.
Giles estava foragido desde dezembro de 2024, mas se entregou em uma delegacia da capital, na terça-feira (7), na presença de seu advogado.
A ex-mulher do servidor federal de 35 anos contou em depoimento à Polícia Civil que eles foram casados por 14 anos e estão separados há dois. Informou que já foi agredida e ameaçada de morte pelo menos três vezes.
Na ocasião, o Ifes informou que “tomou conhecimento dos fatos e encaminhou a demanda para a área jurídica da instituição e as orientações sobre os procedimentos administrativos no caso ainda não foram definidos”.
O g1 pediu uma atualização das informações nesta quarta-feira (15), mas não houve retorno.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo Leia mais

5. VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Veja todos os vídeos do Jornal Anhanguera 1ª Edição desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025. Veja todos os vídeos do Jornal Anhanguera 1ª Edição desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

SALTO DO CÉU: Após chuvas Ciopaer realiza transferência de paciente para Cáceres
Brasil

SALTO DO CÉU: Após chuvas Ciopaer realiza transferência de paciente para Cáceres

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), realizou, nesta terça-feira (14.01),...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa
Com projétil alojado no pescoço, menino vítima de bala perdida no Ano Novo tenta se adaptar à nova rotina: ‘dói tudo’, Educação Adventista e bilinguismo: preparando alunos para o mercado global
Brasil

Com projétil alojado no pescoço, menino vítima de bala perdida no Ano Novo tenta se adaptar à nova rotina: ‘dói tudo’, Educação Adventista e bilinguismo: preparando alunos para o mercado global

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
VÍDEO: Bombeiros resgatam cão de casa onde telhado desabou em Fortaleza, Morte de gêmeas de Igrejinha: mãe pesquisou se veneno de rato mata pessoas, aponta inquérito
Brasil

VÍDEO: Bombeiros resgatam cão de casa onde telhado desabou em Fortaleza, Morte de gêmeas de Igrejinha: mãe pesquisou se veneno de rato mata pessoas, aponta inquérito

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
ALTO PARAGUAI: Chuva destrói estrada e moradores ficam ilhados
Brasil

ALTO PARAGUAI: Chuva destrói estrada e moradores ficam ilhados

As fortes chuvas que atingem Mato Grosso causaram alagamentos em diversos municípios, incluindo Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, onde...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa
Homem morre após cair em poço e estrutura desabar sobre ele em Tatuí, Em meio a onda de calor, RS pode ter temperaturas de mais de 40ºC
Brasil

Homem morre após cair em poço e estrutura desabar sobre ele em Tatuí, Em meio a onda de calor, RS pode ter temperaturas de mais de 40ºC

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
LUCAS DO RIO VERDE: Chegam a 12 vitimas encontradas em cemitério clandestino
Brasil

LUCAS DO RIO VERDE: Chegam a 12 vitimas encontradas em cemitério clandestino

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Lucas do Rio Verde, informa que foi localizada, no final da tarde...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa