Algumas iniciativas de projeto sociais, desde distribuição de alimentos até esportivos já foram beneficiados com doação de recursos pelo Vereador Fábio Oliveira do DEM, em Poconé, cidade pantaneira, distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

A ação do parlamentar vem ocorrendo todos os meses, desde que assumiu seu mandato em janeiro de 2021.

Essa e outras ações do parlamentar têm chamado a atenção dos munícipes de Poconé e das cidades vizinhas: “Um vereador justo, honesto e dedicado”, elogiaram nas redes sociais.

O projeto que recebe quase todo o valor do salário do vereador poconeano trata-se da Equoterapia Santa, instalada gratuitamente na propriedade rural do próprio vereador na Comunidade Capão do Angico.

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O projeto é tão importante para a cidade que recentemente recebeu Moção de Aplausos a todos os voluntários que trabalham no projeto que passou a ter inclusive apoio da prefeitura municipal, dobrando seus atendimentos.

Nas últimas semanas a Prefeitura Municipal de Poconé, através da Secretária de Assistência Social Joelma Gomes juntamente com parte da equipe do Social da Prefeitura, visitou a Equoterapia Santa Clara, com o intuito de conhecer o espaço e firmar parcerias. Com a parceria da Secretária Joelma Gomes, a Equoterapia que já atende 15 crianças, passou a atender mais 15 crianças, totalizando 30 crianças atendidas pelo projeto. A prefeitura passou a oferecer parceria inclusive com profissionais capacitados para o trabalho.

(Confira matéria no link ao final)

A Equoterapia Santa Clara é uma pessoa jurídica independente sendo presidida pela professora Joaize Das Dores Almeida Lobo e gerida por voluntários.

Além de doar 100% do seu salário e fazer economias dentro do seu gabinete, o parlamentar já doava parte de seu outro salário como servidor efetivo do estado, bem como seus ganhos como pecuarista.

“Das várias doações do senhor Fábio Oliveira, podemos afirmar que ele é um verdadeiro ‘filantropo’, alguém que idealiza entidades sociais, auxilia, doa recursos e o próprio trabalho voluntário, com o propósito de produzir o bem, tais como: assistir à pessoas menos favorecidas; podemos dizer apenas muito obrigado”, declara uma das pessoas voluntárias da Equoterapia Santa Clara.

Em Poconé, o subsídio mensal dos Vereadores é um dos mais baixos do estado e do Brasil, sendo R$ 3.308,69. Fábio Oliveira já doou mais de 30 mil reais para causas sociais, somente nos 9 meses de vereança.

Quando surgiu o convite de pessoas que queriam que eu os representasse na Câmara dos Vereadores, aceitei o desafio e me comprometi em fazer uma política diferente, para ajudar as pessoas. Fui bem aceito e o resultado saiu nas urnas, quando garanti que iria doar todo o meu salário de vereador para causas sociais; estou cumprindo o compromisso”, finaliza o vereador Fábio Oliveira.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.