Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores, Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional

Bendev Junior
janeiro 15, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores
Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores. Leia mais

2. Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional

Número é referente ao mês de novembro de 2024. Segundo IBGE, crescimento no estado é impulsionado por segmentos como comunicação, transportes e serviços prestados às famílias. O setor de informação e comunicação foi o que mais impulsionou o crescimento.
Qualifica SP/ Divulgação
O setor de serviços na Paraíba apresentou um crescimento de 9,8% em novembro de 2024, em comparação com o mesmo mês de 2023. O dado é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice superou a média nacional, que foi de 2,9%.
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, o setor no estado teve alta de 4,8%, enquanto a média brasileira registrou 3,2%.
Entre os segmentos que se destacaram, o setor de informação e comunicação foi o que mais impulsionou o crescimento.
O aumento da receita em telecomunicações, desenvolvimento e licenciamento de softwares, além de consultoria em tecnologia da informação, contribuiu significativamente para esse desempenho.
Também houve avanços em outros segmentos como transportes, serviços auxiliares aos transportes, correio, serviços prestados às famílias e profissionais administrativos.
Ainda segundo o levantamento, junto à administração pública, os setores de serviços e comércio são os que têm maior influência na formação do PIB nacional e estadual.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba Leia mais

3. Capivara corre de cães na praia e quase atropela bebê de 1 ano em praia de SC; VÍDEO

Caso aconteceu em Itapoá, no Norte do estado. Mãe da criança diz que menino chegou a cair, mas não se machucou: ‘Não passou de um susto’. Capivara corre de cães na praia e quase atropela bebê no mar em SC Vídeo: @praia_de_itapoa
Um vídeo mostra o momento em que um bebê de 1 ano e 10 meses quase é atropelado por uma capivara em uma praia de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. A criança estava com os pais, na beira do mar, quando o animal em alta velocidade passou correndo, fugindo de cachorros.
As imagens circulam nas redes sociais e foram confirmadas pela mãe da criança, a turista paranaense Helen Carminatti (assista acima).
Ela disse ao g1 que o caso aconteceu no domingo (13) e não passou de um susto. “Ela passou muito perto do meu bebê, mas não chegou encostar nele”, comentou. O menino caiu, mas não se machucou.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
No vídeo, a capivara aparece correndo na areia em direção ao mar. Pelo menos dois cachorros surgem atrás dela. A publicação passou de 90 mil visualizações em uma única página na web, nesta quarta-feira (15). “Olha a capivara! Tô filmando”, diz a narradora.
Moradora de Santo Antônio do Sudoeste (PR), Helen estava com o marido e os dois filhos no local. Segundo ela, todo ano a família viaja a Itapoá para passar as férias.
“Meu marido que se assustou. Pensou que eram cachorros bravos querendo atacar, mas não passou de um susto mesmo”, comentou.
Pode levar cachorro na praia em SC?
“A gente só viu mesmo que era uma capivara quando ela passou. Ela mergulhou no mar, e os cachorrinhos correndo atrás dela”, lembra.
Capivara corre de cães e quase atropela bebê em SC
@praia_de_itapoa/ Redes sociais/ Reprodução
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais

4. ES oferece mil bolsas para cursos de graduação de graça; veja vagas e como se inscrever

Programa Nossa Bolsa oferece vagas em 40 cursos espalhados em 14 cidades do estado. Inscrições podem ser feitas pela internet até sexta-feira (17). Professora com alunos em sala de aula
Freepik / Reprodução
O Programa Nossa Bolsa está com inscrições abertas para interessados em fazer graduação com bolsas integrais. São mil vagas oferecidas em 40 cursos distribuídos em 29 instituições do Ensino Superior localizadas em 14 cidades do Espírito Santo. Toda a mensalidade dos cursos será custeada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
As inscrições são feitas site do programa (clique aqui) e vão até às 23h59 desta sexta-feira (17). As bolsas são para cursos de medicina, medicina veterinária, direito, odontologia, farmácia, administração, arquitetura e urbanismo, dentre outros.
A lista completa dos cursos está disponível no edital . Os cursos são oferecidos nas cidades de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, e Vitória.
LEIA TAMBÉM:
Vila Velha abre processo seletivo com salário de até R$ 4,7 mil; saiba como participar
Na hora da inscrição, o candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.
Para participar, o candidato pode utilizar a nota do Enem ou então cumprir alguns dos requisitos como renda mínima (veja a lista completa ao longo da reportagem).
Como é a seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. O estudante também deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
A seleção das bolsas é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O candidato pode escolher qual ano do Enem usar na seletiva. Além da nota o interessado também deve ter renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio.
Quem pode concorrer as bolsas?
Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
Sisu
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.629 vagas em cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As oportunidades são para os dois semestres letivos e estão distribuídas em 57 cursos de graduação de 21 campi da instituição.
Já a A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para os dois semestres letivos de 2025, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus.
As notas do Enem foram divulgadas nesta segunda-feira (13) e as inscrições para o Sisu começam nesta sexta-feira (17).
Serviço
Programa Nossa Bolsa
Inscrições abertas até às 23h59 de sexta-feira (17)
Para se inscrever é só acessar o site da Fapes
Dúvidas? E-mail: [email protected] no WhatsApp (27) 99824-6168 (atendimento em dias úteis no período das 09h às 18 horas)
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo Leia mais

5. Sul de Minas tem 5,5 mil vagas em instituições públicas no Sisu 2024; veja quando e como se inscrever

Inscrições com as notas do Enem começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 21 de janeiro. O Sul de Minas oferece mais de cinco mil vagas em faculdades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos já podem consultar as oportunidades e as notas de corte por cidade e instituição.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
As inscrições no Sisu, que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, estarão abertas de 17 a 21 de janeiro. O resultado do Enem foi divulgado na última segunda-feira (13). Assim como no ano passado, o Sisu terá apenas uma edição neste ano, realizada exclusivamente em janeiro, eliminando o processo seletivo que antes ocorria no meio do ano.
De acordo com o levantamento realizado pela EPTV, afiliada Globo, são pelo menos 5.578 oportunidades disponíveis em seis instituições públicas. As vagas estão distribuídas em cidades como Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá, Lavras, São Sebastião do Paraíso, Passos, Campanha, Muzambinho, Machado, Inconfidentes, Pouso Alegre e Nepomuceno.
Confira as oportunidades disponíveis na região:
Vagas em instituições públicas no Sul de Minas
Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.
Cronograma do Sisu:
Abertura das inscrições: 17 de janeiro
Encerramento: 21 de janeiro
Resultados da 1ª chamada: 26 de janeiro
Matrículas: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
📝 Como funciona a inscrição no Sisu:
LOGIN: Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Sisu: tela de login para fazer a inscrição
Reprodução/Inep
DADOS: Antes de começar, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. É possível alterar esses dados a qualquer momento.
Sisu: tela de confirmação dos dados
Reprodução/Inep
INSCRIÇÃO: Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
Sisu: tela para iniciar a inscrição
Reprodução/Inep
PESQUISA DE VAGAS: É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).
Sisu tela 5
Reprodução/Inep
DETALHES SOBRE AS VAGAS: Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.
Sisu: conhecendo as vagas
Reprodução/Inep
MODALIDADE: Leia com atenção as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso
Reprodução/Inep
CONFIRMAÇÃO: Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na ato da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição
Reprodução/Inep
CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO: Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar a suas opções durante todo o período de inscrições do Sisu.
Sisu: inscrição concluída
Reprodução/Inep
NOTAS DE CORTE: Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
Num primeiro momento, não tem notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia.
A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.
Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.
A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso.
ATENÇÃO: Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.
Sisu: tela da classificação parcial
Reprodução/Inep
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’, São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever
Brasil

Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’, São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
ECONOMIA: BB apresenta benefícios e oportunidades para professores
Brasil

ECONOMIA: BB apresenta benefícios e oportunidades para professores

O Banco do Brasil é um dos apoiadores do Programa Mais Professores para o Brasil, apresentado pelo Governo Federal nesta terça-feira...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa
VÍDEO: Criminosos furtam loja de artigos de caça e pesca e levam mais de 30 armas de fogo e munições, Caruaru abre 50 vagas para cursos gratuitos; saiba como participar
Brasil

VÍDEO: Criminosos furtam loja de artigos de caça e pesca e levam mais de 30 armas de fogo e munições, Caruaru abre 50 vagas para cursos gratuitos; saiba como participar

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores, Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional
Brasil

Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores, Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
Safra agrícola deve aumentar entre 8% e 10% em 2025, segundo Conab e IBGE
Agricultura e Pecuária

Safra agrícola deve aumentar entre 8% e 10% em 2025, segundo Conab e IBGE

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2025 deve somar 322,6 milhões de toneladas, uma alta de 10,2%...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa
Mulher que descobriu gravidez horas antes do parto teve síndrome de Hellp e eclâmpsia; entenda as complicações, Contas do governo têm déficit de R$ 4,5 bilhões em novembro
Brasil

Mulher que descobriu gravidez horas antes do parto teve síndrome de Hellp e eclâmpsia; entenda as complicações, Contas do governo têm déficit de R$ 4,5 bilhões em novembro

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior