Ribeirinhos, profissionais do turismo e trabalhadores portuários do pantanal de Mato Grosso receberam, no sábado (31), a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Conforme o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Poconé, distante 100 quilômetros de Cuiabá, o imunizante foi aplicado em moradores e profissionais da região da Rodovia Transpantaneira (MT 060 / Zélito Dorileo) na base do Hotel Fazenda Mato Grosso, na altura do Rio Pixaim e no Porto Jofre na base do Hotel Santa Rosa.

A comitiva de técnicos da prefeitura de Poconé foi composta pela Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Saúde atendendo um pedido da Câmara dos Vereadores através de uma Indicação do Vereador Márcio Fernandes a Secretaria de Saúde e um Requerimento do Vereador Dudu Carrapato a Secretaria de Turismo.

O prefeito Tatá Amaral, ao lado de sua esposa a Primeira Dama e Secretária de Ação social, Joelma Gomes, acompanhou o trabalho da equipe responsável pela vacinação; “Estamos satisfeitos com o trabalho de nossos profissionais e agora atendendo os ribeirinhos, profissionais do turismo e portuários. Local distante, porem o cidadão tem a certeza que a prefeitura de Poconé também se faz presente, no campo, na cidade e no pantanal”, declarou o prefeito.

“A próxima etapa será Porto Cercado”, afirmou Ilma Figueiredo, confirmando que os trabalhos da imunização continuam.

O Secretário de Turismo avaliou que os locais referidos e a situação de turismo, mesmo com todos os cuidados de biossegurança, fazem das pessoas envolvidas de estrema necessidade em vacinar; “As comunidades desses portos e os locais de hotéis e pousadas são referência do Pantanal, é ali que recebemos muitas pessoas de outras cidades e estados, apesar do zelo com a saúde o contato com pessoas de outras regiões são freqüentes. Temos que vacinar todos”, observou.

Entre as pessoas vacinadas na região do Rio Pixaim esteve Nara Silva Duarte (23), “Estou mais tranquila, até porque tenho pessoas de risco na minha família e por outro lado vou trabalhar mais tranquila “, ponderou.

Alexssander dos Reis Gomes (28) também se mostrou feliz, “Gratidão, isso que estou sentindo,  feliz e aliviado”, afirmou.

A equipe da saúde na Base do Hotel Fazenda Mato Grosso esteve: Jesica Paula, Janiele Souza, Josiane Carvalho e Luciana Proença e Gonçalo Barros.

O Vereador Dudu Carrapato manifestou “Os ribeirinhos, os profissionais e os portuários já fazem parte da lista de grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde na vacinação contra a doença, estamos aqui reivindicando e contribuindo com esse momento importante”, destacou o vereador.

Já o vereador Márcio Fernandes declarou “Agradeço a Prefeitura por atender nosso pedido que foi feito no final do mês de abril, aprovado pelos demais parlamentares; fico lisonjeado de termo outros parlamentares defendendo essa bandeira”, afirmou.

Entre as pessoas vacinadas na região do Porto Jofre esteve o senhor Sérgio Arruda, que é pescador e piloteiro; “eu fico feliz porque agora me sinto mais seguro podendo atender melhor as pessoas que precisam de meus serviços”, declarou.

Já a vice prefeita Soenil Sales declarou “A União de forças é importante para essas conquistas, prefeitura, colaboradores, todos temos que valorizar esse momento importante para vacinação”, finalizou .

A equipe da saúde na Base do Hotel Santa Rosa, foi: Edinardo Oliveira, Loezino Arruda, Laiza Barbosa, Rafaela Assis e Emanuelle Campos.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta