‘Tudo contaminado, tem rato nadando na água’, diz moradora de Taboão da Serra; chuva forte deixa estragos na capital e na Grande SP, Corpo de Bombeiros de Viradouro faz buscas por irmãos gêmeos que se afogaram em lago

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. ‘Tudo contaminado, tem rato nadando na água’, diz moradora de Taboão da Serra; chuva forte deixa estragos na capital e na Grande SP

Ruas de Taboão da Serra amanheceram com muita lama e lixo nesta segunda (3). Jardim Pantanal, na Zona Leste de SP, enfrenta terceiro dia de inundação. Moradores de Taboão da Serra dizem que enchentes são recorrentes
Moradores de diversos bairros da cidade de São Paulo e de municípios da Região Metropolitana amanheceram nesta segunda-feira (3) contabilizando os prejuízos das fortes chuvas do fim de semana.
Em Taboão da Serra, as ruas ficaram com muita lama e lixo, e moradores trabalhavam para retirar a água que invadiu as residências, como a diarista Creusa que conversou com a TV Globo. A prefeitura estima que entre 120 e 130 famílias foram atingidas, além de pelo menos 40 comércios.
Está tudo contaminado. O rio tem rato, a gente vê rato nadando na água. A gente tem que ficar de galocha, porque é complicado. Estou aqui desde as duas da manhã tentando tirar sozinha a água e o barro. Agora que os meus irmãos desceram para me ajudar. Vai ter que descartar tudo e jogar tudo fora.
Creusa mora há 20 anos em Taboão da Serra e sofre com as enchentes
Reprodução/TV Globo
Ainda na Grande SP, a cidade de Embu das Artes teve um deslizamento de terra sobre uma casa no Jardim São Francisco. Um casal foi socorrido com ferimentos leves. O cachorro da família foi resgatado com três patas quebradas. A situação também foi dramática em São Lourenço da Serra, com diversos pontos alagados.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Houve ainda um deslizamento de terra sobre os trilhos da CPTM na Estação Botujuru no fim de semana, causando lentidão nesta segunda na circulação entre as estações Jundiaí e Francisco Morato.
Na capital, uma das principais áreas atingidas é o Jardim Pantanal, na Zona Leste, que enfrenta o terceiro dia seguido de inundação. No sábado (1°), um motorista de aplicativo morreu afogado após ficar preso no carro durante um alagamento na Vila Prudente, também na Zona Leste.
Segundo o balanço da Defesa Civil, 18 pessoas morreram no estado em razão das chuvas de verão desde dezembro.
Décadas de enchentes
Casa em Taboão da Serra é invadida pela água durante a madrugada
Reprodução/TV Globo
Há quase 20 anos Creusa mora em Taboão da Serra e sofre com as enchentes. Segundo a moradora, quando chove, o córrego Pirajussara transborda e a água invade a casa. O imóvel dela também está localizado a menos de um quilômetro do piscinão Pirajussara.
Na noite de domingo, a água chegou a atingir dois metros de altura na residência. O carro do ex-marido de Creusa também ficou submerso.
A diarista, que tem um filho com deficiência, contou que perdeu todos os móveis e a maioria dos eletrodomésticos, além de ter passado a madrugada limpando a casa.
De acordo com moradora, uma equipe da prefeitura passou pela manhã na casa e deixou apenas um kit de limpeza com três itens.
Aquele balde é para dar conta da casa toda, limpar, desinfectar. Como eu vou desinfectar com um litro de cândida? Como eu vou desinfectar a geladeira? O fogão que eu não sei se vai dar para salvar, a máquina [de lavar] já pifou. Geladeira também eu não sei, porque não pode ligar agora.
“Entra prefeito e sai prefeito, vem aqui quando querem voto. Ganhou? Não querem mais saber de dar atenção para gente. O IPTU é cobrado, você tem que pagar e não dão assistência nenhuma para gente. Então entra prefeito e sai prefeito, e é tudo a mesma coisa”, criticou.
Chorando, Creusa compartilhou que mora com um filho com deficiência e que não sabe como vai fazer para se reerguer. “Vou começar tudo de novo. Eu sou sozinha e não tenho ninguém que me ajude”.
Ruas de Taboão da Serra amanhecem nesta segunda (3) com lama e lixo
Reprodução/TV Globo
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas para todo o estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (5).
O Gabinete de Crise, organizado pelo governo estadual, também permanecerá ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.
Na semana passada, o órgão já tinha emitido um alerta de temporais de intensidade moderada a alta entre quarta-feira (29) e domingo (2).
Apenas nos primeiros dois dias do mês de fevereiro, a capital acumulou 48,9 mm de chuva — o que corresponde a 22,5% da média histórica esperada para o mês, que é de 217,8 mm. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
As regiões mais afetadas são: a capital e Grande São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Em caso de emergências, ligue 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite transitar por locais alagados.
Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM:
Pelo 2° dia consecutivo, ruas do Jardim Pantanal seguem embaixo d’água na Zona Leste de SP: ‘nunca aconteceu desse jeito’, diz morador
Após alagamento no Jardim Pantanal, Ricardo Nunes diz que prefeitura vai focar na remoção dos moradores: ‘Aquelas pessoas vão ter que sair dali’
VÍDEO: Deslizamento de terra atinge trem da CPTM, que descarrilou e paralisa parte da Linha 7-Rubi Leia mais

2. Corpo de Bombeiros de Viradouro faz buscas por irmãos gêmeos que se afogaram em lago

Segundo a Polícia Militar, placa no local proibia banho. Caso aconteceu na tarde de domingo (2) e vítimas ainda não foram encontradas. Buscas por irmãos gêmeos começaram na noite de domingo (2), em lago em Viradouro, SP
Redes sociais
Equipes do Corpo de Bombeiros de Viradouro (SP) retomaram, na manhã desta segunda-feira (3), as buscas por irmãos gêmeos que se afogaram em um lago do município na tarde de domingo (2).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De acordo com a polícia, o local, que fica na Avenida Rui Barbosa, na entrada da cidade, é monitorado por uma empresa guarda terceirizada e conta com uma placa de proibido nadar. O lago tem três metros de profundidade.
LEIA TAMBÉM
Motorista e passageiro morrem em acidente envolvendo van e caminhão carregado com margarina em Orlândia
Empresário de Bebedouro morre após perder controle da moto e atingir lixeira e árvore
À EPTV, afiliada da TV Globo, a Polícia Militar informou que o guarda responsável pela segurança do local estava na parte oposto do lago no momento em que um grupo de cinco pessoas se aproximou e mergulhou.
Três delas conseguiram sair, mas os irmãos ficaram. As buscas começaram ainda no domingo, mas eles ainda não foram localizados.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região Leia mais

3. Torcedora paraguaia é presa suspeita de chamar crianças de ‘macaquinhos’ e imitar o animal durante jogo de futebol

Ato racista ocorreu no Estádio Municipal Ary de Carvalho na sexta-feira (31) em Lavínia (SP). Na ocasião, a equipe YL Esportes, de Marília (SP), jogava contra o Auri Azul, do Paraguai. Crianças e equipe técnica postou uma nota de repúdio sobre caso de racismo em Lavínia (SP)
Reprodução/Instagram
Uma torcedora paraguaia foi presa suspeita de ofender a equipe técnica e as crianças brasileiras de aos chamá-las de “macaquinhos” e imitar o animal durante um jogo de futebol na sexta-feira (31) em Lavínia (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a delegada de Lavínia, Joseth Garcia Erustes, o ato racista ocorreu no Estádio Municipal Ary de Carvalho. Na ocasião, a equipe YL Esportes, de Marília (SP), jogava contra o Auri Azul, do Paraguai, na Copa Sul-Americana da Paz, pela disputa pelo bronze na categoria sub-11.
A mulher, conforme a Polícia Civil, é torcedora do time paraguaio e imitou um macaco ao coçar a barriga e a cabeça com as mãos para ofender a equipe brasileira adversária. O jogo foi paralisado e a suspeita presa em flagrante.
Ao g1, o treinador e proprietário do time brasileiro, Yuri de Lima Souza, disse que pelo menos três crianças saíram chorando do campo após os insultos racistas.
Ainda de acordo com a delegada, a prisão foi convertida em preventiva. A ocorrência foi registrada como racismo.
O time YL Sports emitiu uma nota de repúdio, publicada nas redes sociais no domingo (2). Segundo a nota, a equipe acionou o advogado para dar andamento aos trâmites legais.
“Não mediremos esforços para acabarmos com esse crime e iremos até as últimas instâncias para defendermos todos do projeto que sentiram-se humilhados e coagidos com a situação”, diz a nota do time.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM Leia mais

4. Homem é preso suspeito de agredir irmão com golpes de enxada durante discussão em Piedade

Caso foi registrado como tentativa de homicídio e é investigado na delegacia de Votorantim (SP). Enxada foi apreendida e a vítima precisou ser internada. Caso foi registrado na delegacia de Polícia de Votorantim (SP)
Divulgação
Um homem de 43 anos foi preso suspeito de agredir o próprio irmão, de 46, com golpes de enxada na cabeça, em Piedade (SP), na tarde deste domingo (2).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar, o suspeito e a vítima foram localizados na residência em que moravam, no bairro dos Cotianos, após uma denúncia feita por vizinhos.
A vítima estava desacordada e com diversos cortes na cabeça, sendo socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o hospital Santa Casa de Piedade.
O suspeito confessou à equipe que havia agredido o irmão durante discussão familiar. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e levado para a delegacia de Votorantim (SP). A enxada foi apreendida e o caso é investigado.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

5. Bombeiros pulam muro para combater incêndio em imóvel de Janaúba

Fogo causou a destruição do ar-condicionado, sofá, poltrona, aparador, cortinas, mesa de centro, luminárias, tapetes, teto de gesso e fiação elétrica. Fogo danificou equipamentos e móveis do local
Corpo de Bombeiros
Um incêndio atingiu um imóvel no bairro São Gonçalo, na madrugada desta segunda-feira (3), em Janaúba. Os Bombeiros precisaram pular o muro para entrar no local.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a residência estava fechada e, por isso, os militares usaram a casa vizinha para conseguir ter acesso ao imóvel em chamas por meio de escadas e um roupão de aproximação para segurança.
O combate às chamas foi feito pela garagem e através de uma janela com vidro aberto, sendo usadas três mangueiras de incêndio acopladas. Após apagar o fogo, a corporação analisou o espaço e levantou a possibilidade da provável causa do incêndio ter sido um ar-condicionado esquecido ligado após o último dia de expediente. Não houve feridos.
O fogo causou a destruição do ar-condicionado, sofá, poltrona, aparador, cortinas, mesa de centro, luminárias, tapetes, teto de gesso e fiação elétrica.
Durante a ocorrência, o responsável pelo imóvel chegou ao local e informou que o espaço era usado como escritório comercial. Ele foi orientado a procurar um engenheiro civil para avaliar a estrutura e providenciar a retirada do gesso comprometido pelo calor.
VEJA TAMBÉM
Bombeiros atendem ocorrência de incêndio em casa, no bairro Esplanada em Montes Claros
VEJA TAMBÉM
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

Idoso é preso por suspeita de provocar explosão e desabamento de casa que matou bisneta de 4 meses em SP
Brasil

Idoso é preso por suspeita de provocar explosão e desabamento de casa que matou bisneta de 4 meses em SP

Homem de 73 anos teria provocado a explosão de um botijão de gás porque neta não pagou o aluguel. Outras...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: BDP de terça-feira, 22 de abril de 2025
Brasil

VÍDEOS: BDP de terça-feira, 22 de abril de 2025

Assista aos vídeos do telejornal com informações sobre o Pará. Assista aos vídeos do telejornal com informações sobre o Pará....

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Máquina de lavar: como deve ser feita a manutenção?
Brasil

Máquina de lavar: como deve ser feita a manutenção?

Limpar filtros, evitar sobrecarga e seguir orientações do fabricante são cuidados simples que ajudam a aumentar a durabilidade do eletrodoméstico...

abril 22, 2025 - Conversion News
Engavetamento entre sete veículos deixa cinco feridos na BR-324, no interior da Bahia
Brasil

Engavetamento entre sete veículos deixa cinco feridos na BR-324, no interior da Bahia

Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no trecho do município de Conceição do Jacuípe. Engavetamento deixa cinco feridos na...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Mulher é resgatada após cair de altura de cinco metros em cachoeira no Ceará; veja vídeo do momento
Brasil

Mulher é resgatada após cair de altura de cinco metros em cachoeira no Ceará; veja vídeo do momento

A vítima, uma turista do Piauí de 32 anos, teve ferimentos na altura do tórax e foi levada para um...

abril 22, 2025 - Bendev Junior
Inmet alerta para chuvas intensas em mais de 50 cidades da Paraíba

Inmet alerta para chuvas intensas em mais de 50 cidades da Paraíba

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Inmet emite alerta de...

abril 22, 2025 - Bendev Junior