Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Trump chega à Casa Branca, onde ele promete assinar novos decretos; acompanhe
Presidente eleito promete revogar 79 medidas do governo Biden, já assinou decreto para saída do Acordo de Paris e promete assinar novas medidas. Trump chega à Casa Branca, onde ele promete assinar novos decretos; acompanhe Presidente eleito promete revogar 79 medidas do governo Biden, já assinou decreto para saída do Acordo de Paris e promete assinar novas medidas. Trump foi empossado como 47° presidente dos Estados Unidos. Daqui a pouco, o republicano falará para cerca de 20 mil apoiadores em uma arena poliesportiva de Washington DC; veja a agenda da posse. . Trump deve assinar mais de 100 ordens executivas ainda na noite desta segunda-feira (20). Promessas incluem deportação em massa e anistia a invasores do Capitólio.. Diplomacia vê governo Trump como incógnita; saiba como devem ficar as relações entre EUA e Brasil.. Com viés protecionista, primeiras medidas da gestão devem impactar setor de energia e a relação com parceiros comerciais. Leia mais
2. Projeto oferece curso pré-vestibular gratuito em Salvador; veja como se candidatar a vaga
Ação é voltada para estudantes de baixa renda interessados em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Projeto oferece curso pré-vestibular gratuito em Salvador
Divulgação/Ufba
O processo seletivo deste ano para o Curso Extensivo Pré-Vest Social está com inscrições abertas. Os interessados podem se candidatar até o dia 3 de fevereiro ou até que seja atingido o número máximo de 600 vagas.
As inscrições são feitas pela internet. O curso é gratuito, mas há uma taxa para a candidatura no valor de R$ 25 + R$ 2,50 cobrado pela plataforma.
Organizado por estudantes de várias áreas de conhecimento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior por meio de educação de qualidade e inclusiva.
Podem participar estudantes de baixa renda interessados em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. É preciso comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Conforme detalha a organização em edital, serão priorizadas as pessoas que concluíram ou estejam cursando o ensino médio na rede pública de ensino, bem como estudantes bolsistas integrais de escolas particulares.
A seleção será composta por duas fases: análise documental, que avaliará os critérios socioeconômicos e o perfil do candidato, e entrevista presencial ou online, em que os candidatos aprovados na primeira etapa serão convocados para discutir suas motivações e expectativas em relação ao curso.
Os selecionados terão acesso gratuito a aulas preparatórias ministradas por professores experientes, material didático completo, simulados periódicos e apoio pedagógico e emocional.
LEIA TAMBÉM:
Matrículas da rede estadual de ensino da Bahia estão abertas e seguem até 21 de janeiro; saiba como fazer
Secretaria de Educação sorteia mais de 13 mil vagas de cursos técnicos gratuitos na Bahia; veja opções e como se inscrever
Sesi abre inscrições para processo seletivo com mais de 10 mil vagas de cursos gratuitos para Salvador e mais 8 cidades
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais
3. Após posse de Trump, Lula ressalta laços fortes entre Brasil e EUA e diz que espera mais avanços nas parcerias entre países
Cumprimento ao novo presidente americano foi em publicação em rede social. Presidente brasileiro adotou o mesmo tom de mais cedo, na primeira reunião ministerial do ano. Lula diz que Brasil e EUA têm laços fortes e espera seguir avançando nas parcerias
O presidente Lula publicou cumprimentos a Donald Trump em uma rede social. Disse que os dois países têm laços fortes em diversas áreas e que espera seguir avançando nas parcerias.
Foi o mesmo tom que ele havia usado mais cedo, durante a primeira reunião ministerial do ano.
“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problemas na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo americano melhore e para que o povo americano continue a ser um parceiro histórico que é do Brasil. Porque da nossa parte, nós não queremos briga, nem com a Venezuela e nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia. Nós queremos paz, nós queremos harmonia, nós queremos uma relação onde a diplomacia seja a coisa mais importante e não há desavença e não há encrenca”, escreveu Lula.
Nessa reunião, o presidente Lula disse que nenhum ministro poderá publicar portarias que criem confusão para o governo sem uma análise da presidência. Na quinta-feira passada, o governo revogou uma portaria da Receita Federal que aumentava a fiscalização das operações de Pix.
Lula diz que Brasil e EUA têm laços fortes e espera seguir avançando nas parcerias
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Ausente na posse, Lula parabeniza Trump por novo mandato e cita ‘amizade histórica’ entre países
Posse de Donald Trump: veja repercussão entre líderes internacionais Leia mais
4. VÍDEOS: MG Inter TV 2ª Edição desta segunda, 20 de janeiro de 2025
MG Inter TV 2ª Edição desta segunda, 20 de janeiro de 2025 MG Inter TV 2ª Edição desta segunda, 20 de janeiro de 2025 Leia mais
5. Trump anuncia perdão presidencial para acusados pelo ataque ao Capitólio dos EUA
Presidente disse que vai libertar ‘reféns’ pelos ataques de 6 de janeiro de 2021. Naquele dia, apoiadores dele tentaram impedir a certificação da vitória de Biden nas eleições de 2020. Donald Trump discursa para apoiadores no Capitólio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que vai perdoar vários acusados pelo ataque ao Capitólio de janeiro de 2021. O republicano ainda não afirmou quantas pessoas receberão o indulto.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mais de 1.500 pessoas foram criminalmente acusadas por terem invadido o Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Naquele dia, apoiadores de Trump tentaram impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 2020. Cinco pessoas morreram.
Trump chamou os acusados presos de “reféns” e disse que irá libertá-los por meio do perdão presidencial. Segundo o presidente, os invasores “não fizeram nada de errado”.
Segundo a agência Reuters, o presidente pretende conceder o perdão completo para acusados que não cometeram atos violentos. Enquanto isso, investigados que atacaram policiais e agentes de segurança devem ter as sentenças reduzidas.
Durante a campanha presidencial, Trump já havia prometido anistiar alguns dos condenados pelos ataques. No entanto, segundo ele, nem todos serão beneficiados.
Até a última atualização desta reportagem, os perdões não haviam sido assinados pelo presidente dos Estados Unidos. Trump afirmou que as ordens serão publicadas ainda nesta segunda-feira.
LEIA TAMBÉM
Governo Trump quer pena de morte para imigrantes ilegais que assassinarem americanos
Trump deu declarações falsas e enganosas durante discurso de posse como presidente dos Estados Unidos; veja lista
Espiadinha de Zuckerberg, Musk ‘bugando’ e Biden dormindo: veja os memes da posse de Trump
Manifestantes se agrupam durante evento da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021
Shannon Stapleton/REUTERS
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.