Três pessoas ficam feridas em incêndio, Parte de teto de casarão desaba durante temporal no Centro de São Luís

Bendev Junior
fevereiro 12, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Três pessoas ficam feridas em incêndio

Segundo andar de uma casa foi destruído pelas chamas no bairro Providência, na Região Norte de Belo Horizonte. Chamas foram controladas nesta madrugada. Fogo destruiu o segundo andar da casa
Reprodução/TV Globo
Três pessoas ficaram feridas durante um incêndio em uma casa, no bairro Providência, na Região Norte de Belo Horizonte, no fim da noite desta terça-feira (11). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o segundo andar do imóvel foi destruído pelas chamas.
Os militares do Corpo de Bombeiros contaram que o fogo começou por volta das 23h30 e que quatro viaturas foram ao local da ocorrência, inclusive uma escada alto plataforma, porém com os caminhões menores conseguiram conter as chamas.
Na residência estava uma família: o marido, a mulher e três filhos, de 7, 22 e 24 anos. O homem e os dois jovens tentaram apagar as chamas, mas sem sucesso.
Feridos foram atendidos no Hospital João XXIII
Reprodução/TV Globo
“Quando a gente chegou, o incêndio já havia tomado todo o pavimento superior da edificação. Chamas altas, a gente tinha dificuldade de acessar esse local, por causa do telhado que caía sobre as unidades e, quando a gente combatia, algumas telhas atingiam os militares. Então a gente fez um ataque mais defensivo, nesse momento, até que as telhas caíram, de fato e a gente conseguiu avançar no terreno. Nossa primeira prioridade foi evitar que atingisse as casas adjacentes e o pavimento abaixo de onde estava se incendiando”, explicou o tenente Gabriel Alves Caetano.
Segundo a moradora do imóvel, quando ela estava varrendo o quintal viu uma luz amarela no telhado do segundo andar. Ao verificar, percebeu que era incêndio e chamou o marido e os dois filhos para tentarem apagar as chamas. Como a família guarda material de festa e equipamentos de som em caixas, o fogo se alastrou rapidamente.
“Logo que o fogo começou, que eu vi que não dava pra gente apagar, peguei meu filho rapidinho, desci com ele, coloquei ele aqui na rua pra pedir socorro, porque a casa da minha cunhada é aqui do lado. O meu mais velho já chamou o bombeiro imediatamente, quando a chaminha ainda estava pequenininha. [Eles] vieram muito rápido, mas, infelizmente, assim, não deu tempo do bombeiro chegar antes do fogo alastrar em tudo. Meu menino mais do meio que, acho que, não sei o que caiu nele, que ele machucou um pouco o braço, mas o problema dele foi inalar fumaça”, disse a decoradora Deusdite Maria Almeida.
Uma equipe da Defesa Civil esteve no local nesta madrugada, mas não pôde realizar a vistoria devido à temperatura. Uma nova tentativa será realizada na manhã desta quarta-feira (12).
Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atenderam ao chamado
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais assistidos do g1 Minas Leia mais

2. Parte de teto de casarão desaba durante temporal no Centro de São Luís

O local onde o desabamento ocorreu costuma ter veículos estacionados ao longo do dia, mas, devido ao horário, a região estava deserta. Parte de teto de casarão desaba no Centro de São Luís
Nicce Ribeiro/TV Mirante
Parte do teto de um casarão localizado na Rua do Norte, no Centro Histórico de São Luís, desabou por volta das 4h30 da madrugada desta quarta-feira (12). No imóvel, que abriga uma farmácia, parte da moldura superior e algumas telhas despencaram. Apesar do impacto, não houve feridos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O local onde o desabamento ocorreu costuma ter veículos estacionados ao longo do dia, mas, devido ao horário, a região estava deserta.
Casarões em risco
Casarões de São Luís apresentam condições graves de precariedade na estrutura, aponta Defesa Civil
Fapema
Em dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgou um levantamento apontando que pelo menos 70 imóveis no Centro Histórico apresentavam risco grave de desabamento.
Ao todo, 389 edificações passaram por vistorias técnicas da Defesa Civil, sendo a maioria propriedade particular, já mapeados anteriormente e que apresentavam condições precárias na estrutura, exigindo cuidados especiais, devido ao desgaste natural do tempo e falta de manutenção, de acordo com o CBMMA.
Ainda segundo a corporação, a operação realizada integrou planejamento contínuo, que inclui monitoramento, avaliação técnica e notificação dos responsáveis pelas construções, com o objetivo de garantir a segurança dos imóveis e preservar o patrimônio arquitetônico da capital maranhense.
A Defesa Civil elaborou um relatório após as vistorias e notificou os responsáveis para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Depois de vistoriados, os imóveis receberam uma classificação de baixo, médio ou alto risco, dependendo da situação. Leia mais

3. Pré-carnaval em Fortaleza tem Mariana Aydar, Luxo da Aldeia e Superbanda; confira programação

Confira a programação cultural que ocorre em vários locais da cidade, como Mercado dos Pinhões, Cidade 2000 e Benfica. Mariana Aydar se apresenta em Fortaleza neste fim de semana.
Divulgação
Mariana Aydar, Luxo da Aldeia e Superbanda são alguns dos nomes que animam o pré-carnaval de Fortaleza neste fim de semana. A festa ocorre em vários pontos da cidade, como Mercado dos Pinhões, Cidade 2000 e Benfica.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Já as crianças poderão aproveitar a programação infantil do Passeio Público, que terá ‘Bloquinho da Aquarela’ e ‘Banda Pacote de Biscoito’.
🎭🎉 Das 9h às 19h a festa está garantida e você confere abaixo a agenda completa:
LEIA TAMBÉM:
Cearense de 19 anos que detectou 25 asteroides entra para lista da Forbes Under 30
Após proibição de celular, escola no Ceará adota forró nos intervalos para promover interação
SEXTA-FEIRA (14)
Luxo da Aldeia faz esquenta do pré-carnaval em Fortaleza.
Divulgação
17h – MERCADO DOS PINHÕES
DJ Maria Tavares
Paulo Marinho e Bloco Balangandã
Superbanda
17h30 – CENTRO CULTURAL BELCHIOR
Tambores Carnavalescos
Caravana Cultural
Bloco Esse Ano Eu Não Morro
Dragões do Ritmo
19h – PRAÇA DO FERREIRA
Luxo da Aldeia
SÁBADO (15)
Mariana Aydar se apresenta na Praia de Iracema.
Divulgação
15h – PRAIA DE IRACEMA
Cortejo Bloco Bonde Batuque
Cortejo Bloco Camaleões do Vila
Cortejo Bloco Unidos da Cachorra
Cortejo Batuque Clube de Ritmistas
16h – VILA DO MAR
DJ Bruna Queiroz e Maestro Mecânico
Bloco Turma do Mamão
Deborah Lima
16h – LARGO DA 2000
DJ Fish Vinil
Banda Pira
Nick Sol
16h – POLO DE LAZER DO CONJUNTO ESPERANÇA
DJ Femo
Banda Reite
Robertinho do Acordeon
17h – PRAÇA SANTA CECÍLIA (Grande Bom Jardim)
Grupo de Coco Tocada Boa
Bloco do Zé Almir
Afoxé Omõrisà Odè
17h – BENFICA
DJ Adrian Brasil
Como Raul Já Dizia
Loren Lyse
17h – PRAIA DE IRACEMA
DJ Silas
Belinho da Silva
Bloco Forrozin com Mariana Aydar
Bloco Baqueta Clube de Ritmistas
18H – MOCINHA
Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
18H – PRAÇA DO FERREIRA
Bloco Concentra Mas Não Sai
DOMINGO (16)
Foliões se preparam para aproveitar mais um fim de semana de festas na capital cearense.
Fabiane de Paula/SVM
09h – PASSEIO PÚBLICO (Programação infantil)
‘Bloquinho da Aquarela’ para crianças de 0 a 9 anos
Banda Pacote de Biscoito
10h – RAIMUNDO DO QUEIJO
Vanin & Nicinha – O Casal do Acordeon
Grupo DTF – De Todas as Formas
Cris Malagueta
14h – BENFICA
DJ Ada Porã
Ercília Lima
Duas Doses de Música & Os Tiragosto
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: Leia mais

4. Liga Árabe considera ‘inaceitável’ retirar palestinos de seus territórios; China se opõe a ‘deslocamento forçado’

Organização dos países árabes rejeitou ideia proposta por Trump, de deslocar palestinos da Faixa de Gaza para outras regiões, e citou também a Cisjordânia, território palestino ocupado. Milhares de palestinos retornam ao norte da Faixa de Gaza em 27 de janeiro de 2025.
REUTERS/Dawoud Abu Alkas
Deslocar os palestinos de seus territórios na Faixa de Gaza e na Cisjordânia é “inaceitável” para a região, afirmou nesta quarta-feira (12) o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit.
“Hoje, o foco está em Gaza, e amanhã estará na Cisjordânia, com o objetivo de esvaziar a Palestina de sua população histórica”, declarou Abul Gheit na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, ao ser questionado sobre a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de deslocar os habitantes de Gaza.
“É inaceitável para o mundo árabe, que tem lutado contra esta ideia há 100 anos. (…) Após resistir a isso por 100 anos, nós, os árabes, não vamos ceder agora de maneira alguma”, enfatizou Gheit.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Muitas lideranças do mundo árabe, assim como os governos do Irã, Brasil e alguns países europeus, condenaram a ideia de Trump de retirar os palestinos de Gaza, devastada pelo conflito entre Israel e Hamas, para realocá-los em outras nações da região como Egito e Jordânia.
A China também se manifestou nesta quarta-feira, dizendo se opor a “deslocamento forçado” de palestinos (Leia mais abaixo)
Ao mencionar a ideia de Trump, o governo do Egito, país fronteiriço com Gaza, afirmou na terça-feira que apresentará uma estratégia para a reconstrução do território, mas garantindo que sua população possa continuar vivendo no local.
Trump também sugeriu que os Estados Unidos poderiam assumir o controle do território costeiro. Na terça-feira, ele insistiu na ideia, ao receber na Casa Branca o rei da Jordânia, Abdullah II.
O monarca expressou uma oposição veemente ao deslocamento dos palestinos de Gaza e da Cisjordânia para países da região, mas concedeu um gesto a Trump: acolher em seu país “imediatamente” 2.000 crianças palestinas em tratamento contra o câncer.
China se opõe a ‘deslocamento forçado’ de palestinos
A China afirmou nesta quarta-feira (12) sua oposição ao “deslocamento forçado” da população de Gaza para os realocar em outros países da região, segundo a proposta de Trump.
“Gaza pertence aos palestinos e é parte integrante do território palestino”, disse Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
“Nós nos opomos ao deslocamento forçado dos habitantes de Gaza”, devastada por mais de 15 meses de guerra entre o movimento islamista Hamas, que governa o território, e Israel, acrescentou o porta-voz.
O presidente americano surpreendeu o mundo na semana passada quando, ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, propôs que Washington assuma o controle de Gaza e que seus habitantes sejam realocados em países da região, como Egito e Jordânia.
Trump insistiu novamente na ideia na terça-feira, ao receber o rei da Jordânia em Washington, ao afirmar que deseja colocar a Faixa “sob autoridade americana”.
Jordânia e Egito se opõem ao deslocamento da população de Gaza. O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, afirmou nesta quarta-feira que a ideia é “inaceitável”. Leia mais

5. Rio Preto registra aumento de 30% nos casos de picada de escorpião em janeiro, aponta Saúde

Foram registrados 101 acidentes com picadas de escorpião em janeiro deste ano, contra 77 no mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Rio Preto registra aumento de 30% nos acidentes envolvendo picadas de escorpião em janeiro
Tv Tem /Reprodução
São José do Rio Preto (SP) e os distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt registraram 101 acidentes envolvendo picadas de escorpião em janeiro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 77 acidentes. O número representa um aumento de 31,16% nos casos. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Os 101 acidentes com escorpiões representam uma média de três pessoas picadas por dia no município. Do total dos acidentes, conforme a Saúde, 88 foram classificados como “leves” e 13 como “moderados”.
No ano passado, foram 74 “leves” e três “graves”. Neste ano, o bairro com maior incidência de picados foi o Solo Sagrado, com 20 casos (veja o a mapa abaixo). Não foram constatados óbitos por acidente com esses animais em janeiro de ambos os anos.
Bairro com maior incidência de picados foi o Solo Sagrado em Rio Preto (SP)
Secretaria de Saúde de Rio Preto/Divulgação
Os locais no corpo que recebeu mais picadas, conforme o levantamento, foram os dedos da mão e o pé (veja a imagem abaixo).
Considerando o aumento no número de casos, a Vigilância Ambiental tem desenvolvido ações como a busca ativa noturna por esses animais em locais com maior risco de acidente e de maior infestação, bem como a vistoria em imóveis com risco.
Local no corpo que recebeu mais picadas, conforme o levantamento, foram os dedos da mão e o pé, dos moradores em Rio Preto (SP)
Arte/g1
Por que esse aumento?
Ao g1, o biólogo e doutor em zoologia, Thiago Maia Davanso, explicou que o escorpião mais comum na região de Rio Preto é o amarelo. Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que ele possui veneno tóxico.
Conforme Thiago, o aumento da quantidade de animais nas cidades se justifica pela expansão urbana para áreas ocupadas por matas, ambiente natural dos escorpiões. O segundo fator se dá pelo acúmulo de lixo e entulho, que servem de abrigo.
O lixo, segundo ele, atrai insetos como baratas, principais alimentos dos escorpiões. Além disso, o tempo de reprodução dos animais ocorre em maior intensidade em setembro e outubro, em específico no período de chuvas.
“Considerando que se reproduzem de duas a três vezes no ano em média, e que o aumento das chuvas está relacionado com o período reprodutivo, podemos dizer que o mês de janeiro e fevereiro estão propícios para o maior aparecimento dos escorpiões”, explica o biólogo.
O que fazer se encontrar o animal?
Conforme o especialista, os moradores não devem manusear o animal. No caso de encontrar um escorpião, o biólogo recomenda que acionem as autoridades que, com auxílio de uma pinça longa, vão conseguir colocar o animal em um frasco fechado.
O animal deve ser levado ao Centro de Controle de Zoonoses do município para identificação e observação das medidas a serem tomadas.
“Quanto às crianças, devem sempre ser orientadas pelos pais para, caso encontre um escorpião, manter distância e comunicar imediatamente aos responsáveis, para que o procedimento correto seja seguido”, orienta o especialista.
Cuidados
Não jogue veneno: isso deixa o animal ainda mais estressado e, caso seja uma fêmea, estimula a reprodução por partenogênese, que dispensa a figura do macho na fertilização;
Não tente matar com chinelo: o escorpião pode perfurar a sola e causar o acidente.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak