TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos Estados Unidos neste domingo, Pórtico destruído por caminhão-guincho em Complexo Viário de Feira de Santana é reinstalado

Bendev Junior
janeiro 18, 2025 - 10 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos Estados Unidos neste domingo

Suspensão tem como base uma lei federal que exige a venda da operação da plataforma no país e ocorre em meio à polêmicas sobre supostas coleta de dados confidenciais de americanos. Logo TikTok e bandeira dos Estados Unidos ao fundo
Getty Images
O TikTok emitiu uma notificação para os usuários dos Estados Unidos anunciando que sairá do ar neste domingo (19).
Em uma mensagem, o aplicativo avisou que ficará temporariamente indisponível por causa de uma lei dos Estados Unidos que baniu o TikTok.
“Estamos trabalhando para retomar nossos serviços nos Estados Unidos o quanto antes, e agradecemos pelo seu apoio. Por favor, fique atento”, diz a mensagem.
A rede social foi forçada a sair do ar para usuários norte-americanos devido a uma lei federal que força a plataforma a vender sua operação no país. A decisão foi tida pela Suprema Corte dos EUA como válida e que não viola a Primeira Emenda da Constituição americana.
Apesar da suspensão, ainda há expectativas sobre o retorno da plataforma nos próximos dias.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que toma posse na segunda-feira (20), já sinalizou que pretende adiar a proibição do aplicativo no país.
“A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado”, disse Trump em entrevista à NBC. “Se eu decidir fazer isso, farei o anúncio na segunda-feira”, completou.
O g1 traz um resumo com as principais informações sobre o caso. Veja abaixo.
Por que os EUA baniu o TikTok?
O governo dos EUA alega que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional.
O país teme que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. A ByteDance, dona do TikTok, por sua vez, nega a acusação.
O que diz a lei sancionada em 2024?
A lei, que foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Joe Biden em abril de 2024, deu até domingo (19) para que o app chinês encontre um comprador para sua operação nos EUA.
Como ele não foi cumprido, o app foi banido no país, o que inclui a remoção das lojas de aplicativos e o bloqueio de atualizações.
Ainda segundo a lei, serviços de hospedagem dos EUA também serão impedidos de trabalharem com o TikTok. As empresas que desrespeitarem a legislação estão sujeitas a multas de até US$ 5 mil para cada usuário que acessar o app – o TikTok tem 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.
Qual foi a decisão da Suprema Corte?
Na sexta-feira, a Suprema Corte decidiu por unanimidade que a lei é válida e não viola a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão. O TikTok havia recorrido ao tribunal contestando a legislação.
O que a Casa Branca diz?
A Casa Branca avisou na sexta que a decisão sobre a implementação da lei ficará a cargo de Donald Trump, que toma posse na segunda (20). Questionado por repórteres em Washington, Biden confirmou que é o presidente eleito quem decidirá sobre o tema.
Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?
O que Trump fará sobre o TikTok?
No domingo, Trump afirmou à NBC que “provavelmente” adiará a validade da lei que força a venda do TikTok. Na sexta, ele disse, sem dar muitos detalhes, que tomaria em breve algum tipo de medida em relação ao aplicativo.
“Minha decisão sobre o TikTok será tomada em um futuro não muito distante, mas preciso de tempo para rever a situação. Fiquem ligados!”, postou o presidente eleito após a decisão da Suprema Corte na sexta.
O jornal The Washington Post informou na quarta-feira (15) que o republicano cogita assinar, logo no início de seu governo, uma ordem executiva que suspenderia o banimento do TikTok nos EUA por um prazo de 60 a 90 dias. Trump também já disse que poderia negociar uma solução para que a plataforma não fique indisponível.
O TikTok está na mira de autoridades americanas desde o primeiro governo Trump. Em 2020, o então presidente tentou impedir que novos usuários baixassem o aplicativo e planejava banir as operações do app, mas perdeu uma série de batalhas judiciais sobre a medida.
Na campanha para a eleição de 2024, porém, Trump mudou de posição e passou a defender que o TikTok continuasse operando nos EUA.
“Você sabe, tenho um lugar especial no coração para o TikTok, porque ganhei a juventude por 34 pontos, e há quem diga que o TikTok tem algo a ver com isso”, disse o republicano em dezembro, após ser eleito.
O presidente eleito recebeu apoio do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, que foi convidado para a posse do republicano nesta segunda.
O executivo agradeceu a Trump por “seu comprometimento” em ajudar a plataforma a encontrar uma solução que mantenha o aplicativo funcionando nos EUA. “Esta é uma posição forte pela Primeira Emenda e contra a censura arbitrária”, disse o CEO do app.
Qual a repercussão da decisão no país?
Usuários do TikTok nos Estados Unidos estão migrando para o aplicativo chinês Xiaohongshu, conhecido globalmente como RedNote, diante do possível bloqueio da plataforma.
Assim como o TikTok, o Xiaohongshu — cujo nome significa “Pequeno Livro Vermelho” em chinês — combina vídeos curtos com funcionalidades de comércio eletrônico.
O aplicativo ganhou popularidade na China e em outras regiões, como Malásia e Taiwan, acumulando cerca de 300 milhões de usuários. Leia mais

2. Pórtico destruído por caminhão-guincho em Complexo Viário de Feira de Santana é reinstalado

Novo equipamento delimita a altura máxima de veículos que podem trafegar pelo trecho, de até 5,5 metros. Sinalização não foi respeitada no acidente ocorrido há duas semanas. Pórtico de sinalização de altura do Complexo Viário Dr. Miraldo Gomes, em Feira de Santana, é reinstalado duas semanas após acidente
Divulgação/PMFS
O pórtico de sinalização de altura do Complexo Viário Doutor Miraldo Gomes, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi reinstalado neste sábado (18), duas semanas após o equipamento ter sido destruído, no bairro Cidade Nova.
A estrutura foi derrubada por um caminhão-guincho que desrespeitou o limite máximo de altura para passagem, de 5,5 metros. O acidente ocorreu no dia 4 de janeiro, por volta das 22h, no sentido Centro. O guincho transportava outro caminhão, quando colidiu contra a estrutura. Ninguém ficou ferido.
O equipamento foi removido pelo poder público na mesma noite em que a situação aconteceu. A previsão era de que a reposição acontecesse na semana seguinte, o que não foi feito. Somente na tarde deste sábado o serviço foi executado, e concluído por volta das 19h.
A operação teve início às 14h, com uma equipe formada por técnicos da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) da Prefeitura, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No novo pórtico, foi colocada uma placa maior do que a anterior, delimitando a altura máxima de veículos que podem trafegar pela via de acesso ao complexo de viadutos.
A superintendência alerta que o motorista ou responsável pela empresa que danificou o pórtico de sinalização deverá se apresentar ao órgão para prestar os devidos esclarecimentos e evitar que sejam adotadas providências jurídicas.
Guincho derrubou equipamento que delimitava altura máxima para passagem de veículos
Divulgação/PMFS
Outros casos
Esta não foi a primeira vez que parte do complexo viário foi atingido por caminhão, por desrespeito ao limite de altura. Em 2022, viadutos chegaram a ser interditados duas vezes. Naquele ano, em um período de quatro meses, foram registradas três ocorrências graves.
Em um dos casos, um caminhão-tanque bateu em uma parte do equipamento e causou danos estruturais no viaduto que a BR-116 a BR-124, duas das mais importantes rodovias federais que cortam a Bahia. Vigas foram atingidas e precisaram de reparos.
LEIA TAMBÉM:
Carreta bate em pórtico de rotatória do viaduto da Cidade Nova, em Feira de Santana
Pedaço da estrutura de ferro em viaduto despenca e coloca motoristas em risco no complexo viário de Feira de Santana
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Leia mais

3. Militares de Israel começam a recuar na Faixa de Gaza, diz agência

Segundo a agência Reuters, soldados israelenses deixaram a região de Rafah e se dirigiram para o corredor da Filadélfia. Cessar-fogo entra em vigor neste domingo (19). ARQUIVO: Tanque israelense e veículos militares são vistos perto da fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, no sul de Israel, em 22 de outubro de 2023.
REUTERS/Violeta Santos Moura
As Forças de Defesa de Israel começaram a recuar dentro da Faixa de Gaza na madrugada deste domingo (19), pelo horário local — noite de sábado (18), no Brasil. As informações foram divulgadas pela agência Reuters com base em uma mídia do Hamas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a imprensa palestina, militares israelenses foram vistos deixando a região de Rafah, no sul do enclave, e começaram a se dirigir para o corredor da Filadélfia. A região fica na fronteira entre Egito e Gaza.
Israel e Hamas assinaram um acordo de cessar-fogo que entrará em vigor a partir das 3h30 de domingo, pelo horário de Brasília. O tratado determina que as forças de Israel recuem na Faixa de Gaza e haja uma trégua no conflito.
O Hamas deve libertar três reféns que foram sequestrados em outubro de 2023 nas próximas horas. Essas pessoas estão sob o poder dos terroristas na Faixa de Gaza. Três mulheres devem ser as primeiras a deixar o cativeiro.
Já Israel também libertará prisioneiros palestinos neste domingo. Nos próximos dias, a Faixa de Gaza também receberá ajuda humanitária.
O acordo de cessar-fogo foi assinado nesta semana e prevê três fases. Nesta primeira etapa, que durará seis semanas, 33 reféns que estão sob o poder do Hamas serão libertados.
Nas próximas fases, que ainda serão negociadas, todos os reféns serão libertados. Israel também se comprometeu a soltar prisioneiros palestinos, desde que eles não tenham participado dos ataques de 7 de outubro.
As negociações também devem envolver um plano para a reconstrução da Faixa de Gaza.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

4. Trump toma posse como presidente dos EUA em 20 de janeiro; SIGA

Republicano deve fazer o juramento oficial por volta das 14h, pelo horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Trump toma posse como presidente dos EUA em 20 de janeiro; SIGA Republicano deve fazer o juramento oficial por volta das 14h, pelo horário de Brasília. Trump retorna à Casa Branca após quatro anos. Ao longo da segunda-feira (20), uma série de cerimônias serão feitas para marcar a posse presidencial.. Além de Trump, J.D. Vance será empossado vice-presidente dos Estados Unidos.. Mais de 200 mil ingressos foram distribuídos ao público para a Cerimônia Inaugural.. Trump deve fazer vários discursos, inclusive em bailes de posse. Leia mais

5. Exposição reúne peças que celebram 40 anos do axé
Estão na exposição o disco de ouro pela venda de 100 mil cópias do trabalho de estreia da Timbalada. E LPs que hoje são raridades de artistas como Luiz Caldas. Exposição em Salvador celebra 40 anos do axé
Uma exposição em Salvador celebra os 40 anos junto aos principais ritmos da Bahia: o axé.
Antigos equipamentos de gravação fazem parte da homenagem a um dos responsáveis pela explosão da música baiana em todo o Brasil: o produtor cultural Wesley Rangel, dono da gravadora em Salvador que lançou a maioria dos artistas do axé.
Também estão na exposição o disco de ouro pela venda de 100 mil cópias do trabalho de estreia da Timbalada. A guitarra de Cláudia Leite no começo da carreira. LPs que hoje são raridades de artistas como Luiz Caldas, o primeiro cantor de axé que estourou nacionalmente, em 1985.
“Quando eu subi no trio pela primeira vez que eu vi mais de 10 mil pessoas pulando ali e eu disse ‘é aqui que eu quero fazer minha música’. Então o Axé Music é música de multidão de alegria, de frio elétrico”, diz Caldas.
Não foi só a música do carnaval baiano que mudou radicalmente com a chegada do novo gênero. No começo da década de 1990 a festa ganhou uma outra estética mais adequada ao ritmo eletrizante dos trios e ao calor do verão da Bahia.
A antiga mortalha que era até então a vestimenta dos foliões dos blocos de Salvador saiu de cena. Começava ali a era do Abadá.
A ideia foi do artista gráfico Pedrinho da Rocha, autor de muitos trabalhos que moldaram a identidade visual do Axé Music.
“A gente estava tendo uma fantasia mais leve, mais que acompanhasse a dinâmica do trio elétrico, né? E aí a gente cortou a mortalha e batizou ela de Abadá. Abadá é uma palavra Yorubá, que significa camisa e também como se chama a indumentária da capoeira”, diz Pedrinho da Rocha.
Quem visita revive momentos que marcaram gerações de baianos e turistas. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

VÍDEOS: Globo Comunidade DF de domingo, 19 de janeiro de 2025, Aprenda a fazer um bolo salgado de tapioca granulada
Brasil

VÍDEOS: Globo Comunidade DF de domingo, 19 de janeiro de 2025, Aprenda a fazer um bolo salgado de tapioca granulada

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Luizinho Andanças, intérprete que mais vezes defendeu a Porto da Pedra, morre no Rio aos 61 anos, Retrospectiva 2024: reveja reportagens do Nosso Campo deste domingo, 19 de janeiro
Brasil

Luizinho Andanças, intérprete que mais vezes defendeu a Porto da Pedra, morre no Rio aos 61 anos, Retrospectiva 2024: reveja reportagens do Nosso Campo deste domingo, 19 de janeiro

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Guerra Hamas-Israel: cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza devem começar neste domingo (19), Invista em revestimentos claros para manter a casa fresca nos dias quentes de verão
Brasil

Guerra Hamas-Israel: cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza devem começar neste domingo (19), Invista em revestimentos claros para manter a casa fresca nos dias quentes de verão

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 18, 2025 - Bendev Junior
TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos Estados Unidos neste domingo, Pórtico destruído por caminhão-guincho em Complexo Viário de Feira de Santana é reinstalado
Brasil

TikTok avisa usuários que irá sair do ar nos Estados Unidos neste domingo, Pórtico destruído por caminhão-guincho em Complexo Viário de Feira de Santana é reinstalado

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 18, 2025 - Bendev Junior
Luana Silva conquista o Mundial Júnior de Surfe, nas Filipinas, Brasil enfrenta Estados Unidos no desafio Mano a Mano
Brasil

Luana Silva conquista o Mundial Júnior de Surfe, nas Filipinas, Brasil enfrenta Estados Unidos no desafio Mano a Mano

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 18, 2025 - Bendev Junior
Posse de Trump será marcada por temperaturas extremas, mudanças no local e protestos em Washington, Preso morre queimado após colocar fogo em cela de presídio de Charqueadas, diz polícia
Brasil

Posse de Trump será marcada por temperaturas extremas, mudanças no local e protestos em Washington, Preso morre queimado após colocar fogo em cela de presídio de Charqueadas, diz polícia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 18, 2025 - Bendev Junior