Diferente do que muitos pregavam a água do Tanque da Rua, é boa para banho, consumo e vida aquática e não tem mercúrio. E agora as obras irão iniciar.
Poconé, município turístico, distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, tem inúmeros atrativos, além do pantanal.
O vereador Fábio Oliveira (DEM), sempre defendeu a manutenção e melhorias de um espaço no centro da cidade, trata-se do Açude Público Dr João Ponce, mais conhecido como Tanque da Rua.
O parlamentar recebeu na segunda-feira pela manhã o Diretor Presidente do MTPar (MT PARTICIPAÇÕES E PROJETOS) Wener Santos que esteve em Poconé com uma equipe de técnicos para primeira visita ao local onde será construído uma “praça social e ou de eventos” e desassoreado o Açude. Fazem parte da equipe o Engenheiro Ambiental Rian, o Engenheiro Ambiental e Geólogo Mateus, Engenheiro Florestal Valter.
A MT PAR é uma sociedade de economia mista criada pelo Governo de Mato Grosso para promover a geração de investimentos no Estado, proporcionando a melhoria na oferta e na qualidade dos serviços públicos para o cidadão, por meio da viabilização e operacionalização de parcerias e alianças entre o setor público e a iniciativa privada.
“Quero reconhecer o empenho do nosso prefeito Tatá Amaral e do Governador Mauro Mendes em buscar a construção desta importante obra, que é um sonho do poconeano e uma de minhas bandeiras de luta”, elogiou Fábio.
A LUTA DO VEREADOR:
Desde o inicio de seu mandato, indignado com a letargia das entidades e autoridades, manifestou em Plenário, sobre a morosidade na liberação das licenças das obras de manutenção e limpeza na barragem Açude João Ponce – TANQUE DA RUA, em Poconé. A proposta ganhou coro de todos os demais parlamentares. Fábio foi até a SEMA (Secretaria de Estado e Meio Ambiente) para consultar que projeto havia sobre o local.
Após essas investidas ocorreu no mês de julho uma reunião para tratar sobre o assunto. Quando a Secretária de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, ao lado do superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima recebeu em uma reunião com as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Vereadores de Poconé para tratar sobre a restauração do Tanque de Rua. A reunião contou com o Secretário Adjunto de Turismo – Jefferson e uma equipe do MT PAR.
Na reunião foi deliberado que tendo em vista o arquivamento do antigo projeto do local, novos procedimentos seriam iniciados, sendo dois novos processos: o primeiro para limpeza do tanque ao qual deverá ser feita a drenagem; o segundo o processo para Construção de uma “Praça Social”. Ambos os processos e projetos iniciados do zero.
Para limpeza do tanque deverá ser apresentado a L.O e a LP, não sendo preciso fazer nova análise da água e do local.
Sobre a “Praça Social”, tendo em vista que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico, pela Diretoria, já realizou o levantamento topográfico, o trabalho será aproveitado pela equipe técnica do MTPar.
PORQUE OS PROJETOS DEVERÃO SER NOVOS:
Em 08 de maio de 2020, houve manifesto do Técnico de Meio Ambiente, Joilson Correa, respondendo que o referido processo de Poconé foi arquivado EM DEFINITIVO POR INÉRCIA do empreendedor e publicado no DIÁRIO OFICIAL de 07 de fevereiro de 2019. A prefeitura de Poconé para realizar as obras de REVITALIZAÇÃO, DESASSOREAMENTO E LIMPEZA DO TANQUE DA RUA deverá entrar com novo pedido de Licenciamento”, manifestou a SEMA na ocasião.
AÇUDE PÚBLICO:
Uma barragem histórica no Centro de Poconé, construída em 1942, batizada de Açude “Dr João Ponce”, desde a inauguração até os dias de hoje nunca houve reformas, passando 78 anos.
O Açude Público foi construído para fornecer energia ao município de Poconé tendo ao lado o patrimônio histórico, hoje depredado, chamado “Usina Termo Electrica” (nominada antes da primeira revisão ortográfica quando se usava “C” mudo na palavra. A construção da represa foi graças ao ex prefeito de Cuiabá e ex Deputado Federal, Engenheiro Civil Dr. João Ponce de Arruda, quem projetou à represa e a usina, ao ocupar a função de Secretário Geral do Estado, quando seu cunhado Júlio Strübing Müller foi nomeado interventor estadual.