Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Suspeito de perseguir adolescente na internet por 3 anos e se mudar para cidade dela em MG é preso
Homem de 45 anos também ameaçou matar o atual namorado da jovem ao descobrir o relacionamento. Investigado monitorava a vítima no trabalho e em casa, além de importuná-la sexualmente. Delegacia de Polícia Civil em Cataguases
Polícia Civil/Divulgação
Um homem de 45 anos foi preso na tarde de segunda-feira (20), suspeito de cometer crimes de perseguição e importunação contra uma jovem de 18 anos, em Cataguases.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo a Polícia Civil, as investigações indicaram que, em 2022, quando a vítima ainda era menor de idade, começou a receber mensagens insistentes e declarações de amor dele, após criar um perfil em uma rede social.
Após ser bloqueado, o homem criou outras contas. Em 2023, o suspeito foi identificado e se mudou para Cataguases, onde passou a monitorar os horários da garota e frequentar locais próximos à residência e ao trabalho dela. Não foi informado onde ele morava anteriormente.
Quase 500 denúncias de stalking são registradas em Juiz de Fora; entenda o crime e saiba como denunciar
Entenda o que é o crime de stalking, que resultou na prisão de jovem em Ervália
Policial penal é preso suspeito de perseguir e ameaçar ex-namorada em Juiz de Fora
Além disso, o investigado enviava vídeos de teor erótico pelas redes sociais e, ao ver a jovem acompanhada de outros rapazes, gravava imagens ameaçando matar qualquer pessoa que estivesse com ela.
Ainda conforme as apurações, o suspeito ameaçou matar o atual namorado da jovem ao descobrir o relacionamento. Ele teria usado palavras de cunho sexual e violento, além de postar ameaças públicas em redes sociais.
A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do investigado, e a Justiça aceitou o pedido. O mandado foi cumprido, e o homem foi encaminhado ao sistema prisional.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes Leia mais
2. 1ª etapa do Revalida será realizada em março em Campo Grande
Neste ano, as inscrições ocorrem de 27 a 31 de janeiro. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até o dia 5 de fevereiro. A aplicação da 1º etapa ocorrerá no dia 23 de março. Médico Revalida.
Unsplash
Com provas em Campo Grande, 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Neste ano, as inscrições ocorrem de 27 a 31 de janeiro. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até o dia 5 de fevereiro. A aplicação da 1º etapa ocorrerá no dia 23 de março.
O que é o Revalida?
O Revalida foi criado em 2011 pelo Inep para centralizar o processo de validação de diplomas de medicina no Brasil – anteriormente, isso era feito diretamente em universidades públicas brasileiras, mas cada uma adotava métodos próprios, o que bagunçava o processo.
O médico formado no exterior precisa passar por duas etapas para conseguir revalidar o diploma junto a uma universidade pública brasileira:
Na 1ª etapa, são 105 questões: 100 objetivas e 5 discursivas;
A 2ª etapa vale 100 pontos e testa as habilidades clínicas do médico com exercícios práticos.
A prova prática é dividida por estações que simulam atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) com a participação de atores. No total, são 10 estações, que abrangem cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, medicina da família, pediatria, cirurgia e ginecologia e obstetrícia.
Em cada local, o médico tem 10 minutos para seguir uma lista de tarefas determinada e dar as respostas corretas sobre a saúde do “paciente”, indicando diagnóstico, tratamento e encaminhamento, por exemplo. A cada acerto, o médico ganha pontos, que são somados ao final.
Nessa etapa, o candidato não é avaliado no momento da prova: tudo é gravado em vídeo para posterior correção.
O médico que busca a revalidação do diploma precisa atingir a nota de corte em cada etapa. É a nota mínima para conseguir a aprovação, que é definida cerca de um mês antes da aplicação das provas.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: Leia mais
3. VÍDEOS: GR1 de terça-feira, 21 de janeiro
Confira os vídeos do telejornal com as notícias do Sertão de Pernambuco. Confira os vídeos do telejornal com as notícias do Sertão de Pernambuco. Leia mais
4. Suspeito de matar vereador em Magé atirou à queima roupa e depois fugiu de moto com a placa coberta, diz polícia
Os policiais também conseguiram encontrar impressões digitais no carro utilizado pela vítima. A investigação vai tentar identificar se uma das digitais encontradas pode ser do autor do crime, já que os disparos foram efetuados à queima-roupa no carro de Silmar. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) iniciou buscas por imagens de câmeras de segurança para refazer o caminho do suspeito de matar o vereador Silmar Braga, em Magé, na tarde de segunda-feira (20). O homem, que vestia um macacão laranja, estava de moto com a placa coberta e fugiu da cena do crime.
Os policiais também conseguiram encontrar impressões digitais no carro utilizado pela vítima. Agora, a investigação vai tentar identificar se uma das digitais encontradas pode ser do autor, já que os disparos foram efetuados à queima-roupa no carro de Silmar.
Vereador é assassinado em Magé
O vereador foi morto quando saía de casa, no bairro Nova Marília. Silmar do PP, foi socorrido em estado grave e não resistiu aos ferimentos.
A Prefeitura de Magé decretou luto oficial de três dias em sinal de pesar e respeito à memória do vereador. Em nota, a Câmara Municipal repudiou a violência.
“O vereador Silmar Braga estava em seu quarto mandato, exercendo com dedicação e compromisso o papel de representante do povo mageense. Filiado ao PP, ele deixa um legado de trabalho e luta pelas causas que acreditava, sempre buscando o bem-estar da população de nossa cidade”, afirma o posicionamento. A Câmara ainda não divulgou quem assume no lugar de Silmar. Leia mais
5. Pista de subida da Serra das Araras será interditada para detonações de rochas nesta semana
Paralisação ocorrerá na altura do km 225. Serviço faz parte das obras de construção do novo traçado da rodovia. Pista de subida da Serra das Araras
Divulgação/CCR
A pista de subida (sentido SP) será interditada para novas detonações de rochas nesta semana. A interdição será nesta terça, quarta e quinta-feira (21, 22 e 23), das 14h às 16h, na altura do km 225, em Paracambi (RJ).
As implosões fazem parte das obras de construção do novo traçado da Serra das Araras, que fica entre Piraí (RJ) e Paracambi.
O trecho, que faz parte da Via Dutra, é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
A previsão é de que a nova pista de subida seja entregue em 2028. Já a pista de descida deve ficar pronta em 2029.
Durante os períodos de interdição, os motoristas podem utilizar algumas das rotas alternativas. A Polícia Rodoviária Federal, no entanto, não recomenda porque os trechos são mais longos e aumentam o tempo de viagem. Veja abaixo:
Rotas alternativas
Sentido RJ
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios, acessar a BR-040 e seguir até o Rio de Janeiro
Apenas veículos leves: Sair da Via Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro
Sentido SP
Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Via Dutra nos quilômetros 264 ou 271
Apenas veículos leves: Sair da BR-101 (Rio-Santos), em Angra, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga) e entrar na Via Dutra no quilômetro 276
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.