Ícone do site MT Total

Starship se desintegra no espaço e faz com que aviões desviem rotas, VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Starship se desintegra no espaço e faz com que aviões desviem rotas

Um protótipo da Starship, da SpaceX, falhou no espaço minutos após ser lançado nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (16). Voos comerciais que cruzavam a região do Caribe foram forçados a desviarem de suas rotas para evitar eventuais colisões com destroços da nave.
O controle de missão da SpaceX perdeu contato com a Starship, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados, oito minutos após a decolagem. O lançamento foi feito de uma base no Texas, às 19h38 pelo horário de Brasília.
Um vídeo gravado pela Reuters mostra bolas de luz laranja riscando o céu sobre a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixando rastros de fumaça para trás.
“Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior”, disse o gerente de comunicação da SpaceX, Dan Huot.
Raramente um incidente da SpaceX causa grandes interrupções no tráfego aéreo, como o desta quinta. Pelo menos 20 voos comerciais desviaram para outros aeroportos ou alteraram sua rota por segurança, com base nos registros de voos do site de rastreamento FlightRadar24.
No Aeroporto Internacional de Miami, alguns voos foram cancelados, de acordo com uma testemunha ouvida pela Reuters.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que regula as atividades de lançamentos privados, disse que estava avaliando a situação.
Voos desviam na região do Caribe após nave da SpaceX se desintegrar
FlightRadar24
A última vez que o estágio superior da Starship falhou foi em março do ano passado, quando a nave estava voltando para a atmosfera da Terra sobre o Oceano Índico.
O CEO da SpaceX, Elon Musk, postou um vídeo no X mostrando o campo de detritos e disse: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!”. O empresário também disse que a falha pode ter sido provocada por um vazamento de oxigênio e combustível.
Mesmo diante da falha, o administrador da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a SpaceX pelo teste em uma rede social.
“O voo espacial não é fácil. É tudo menos rotina. É por isso que esses testes são tão importantes — cada um nos aproxima do nosso caminho para a Lua e em direção a Marte”, escreveu.
A missão
Starship, nave mais poderosa do mundo, em foto divulgada em 16 de janeiro de 2025
Divulgação/SpaceX
O estágio superior da Starship, 2 metros mais alto do que as versões anteriores, era uma “nave de nova geração com atualizações significativas”, disse a SpaceX em uma descrição da missão antes do teste.
Ele deveria realizar um pouso controlado no Oceano Índico aproximadamente uma hora após seu lançamento do Texas.
A missão foi o sétimo teste da Starship pela SpaceX desde 2023, no esforço multibilionário de Musk para construir um foguete capaz de transportar humanos e carga para Marte. A empresa também quer lançar grandes lotes de satélites para a órbita da Terra.
A abordagem de desenvolvimento da SpaceX, que inclui uma série de testes, já resultou em falhas, uma vez que a empresa empurra os protótipos da Starship até os limites de engenharia. No entanto, o erro desta quinta ocorreu em uma fase da missão que já havia sido completado anteriormente.
Enquanto isso, o foguete Super Heavy retornou à plataforma de lançamento cerca de sete minutos após a decolagem, conforme planejado. Ele desacelerou a descida do espaço ao reacender os motores, enquanto se fixava em braços mecânicos da torre de lançamento. Leia mais

2. VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Veja todos os vídeos do telejornal. Veja todos os vídeos do telejornal. Leia mais

3. Governador nomeia delegado para assumir Secretaria da Segurança Pública

Bruno Sousa Azevedo é o atual presidente do Sindepol e está na Polícia Civil desde 2009. Nomeação foi publicada no Diário Oficial. Delegado Bruno Sousa Azevedo
Divulgação/Governo do Tocantins
O delegado Bruno Sousa Azevedo foi nomeado na noite desta quinta-feira (16) como secretário de Estado da Segurança Pública. O ato assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi publicado no Diário Oficial do Estado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Bruno é presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), eleito em 2022 e reeleito em 2024. Natural de Paraíso do Tocantins, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especialização em Direito Público, ênfase em assessoria governamental e combate à corrupção. Faz parte do quadro de delegados desde 2009.
A pasta ficou sem secretário titular após o governador exonerar todos os integrantes do primeiro escalão, no fim de dezembro de 2024. Novos nomes e algumas reconduções de pessoas que já ocupavam os cargos foram publicados nos primeiros dias de janeiro de 2025.
LEIA TAMBÉM:
Governador exonera secretários e presidentes de órgãos públicos
Governador publica nomeações de secretários do primeiro escalão e presidentes de autarquias; confira
Wanderlei Barbosa define novos nomes para o 1º escalão do governo do Tocantins
Até a escolha de Bruno, a SSP estava sendo conduzida interinamente pelo delegado Reginaldo de Menezes Brito. Conforme o governo, ele permanece como secretário executivo.
Além do novo secretário de primeiro escalão, o governador também nomeou, na quarta-feira (15), o engenharia ambiental Cledson da Rocha Lima como o novo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Engenharia ambiental Cledson da Rocha Lima, presidente do Naturatins
Divulgação/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

4. Dois homens são presos em operação contra suspeito de matar jovem dentro de carro por aplicativo

Larissa Pavan de Assis foi atingida por tiro em dezembro de 2024, em Guarajuba, distrito litorâneo de Camaçari. Motorista também foi baleado. Jovem morta em ataque a tiros em destino turístico da Bahia era formada em nutrição
Reprodução/TV Santa Cruz
Dois homens foram presos nesta quinta-feira (16) no âmbito das investigações sobre a morte da nutricionista Larissa Pavan de Assis, de 26 anos. No dia 7 de dezembro, a jovem foi atingida por um tiro em Guarajuba, destino turístico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Ela era passageira de um carro por aplicativo, alvo do ataque a tiros. O motorista do veículo também foi ferido por estilhaços nas pernas, mas logo recebeu alta hospitalar.
Mais de um mês depois, a 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari deflagrou a “Operação Dyanamus”, com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O objetivo da ação era cumprir mandados de buscas e apreensão e o mandado de prisão contra o suspeito do homicídio — já identificado.
De acordo com a Polícia Civil, durante a operação, duas pessoas foram presas:
um homem de 55 anos, detido em flagrante por posse ilegal de munições;
e um idoso de 62, que era alvo de um outro mandado de prisão por homicídio, expedido pela Comarca de Iaçu, no sul da Bahia. Esse idoso estava em um dos imóveis que foram alvo das buscas.
O g1 questionou à polícia qual a relação desses dois homens com a morte de Larissa, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
Em comunicado enviada à imprensa, a instituição policial disse que as investigações confirmaram que o veículo utilizado no dia do crime estava sendo conduzido pelo principal suspeito, cuja identidade já foi estabelecida. Além disso, foi constatado que “o homem teria efetuado disparos após uma tentativa frustrada de ultrapassagem, já que o veículo das vítimas deslocava-se em baixa velocidade”.
Com isso, as diligências seguem em andamento. Outras medidas cautelares são tomadas para garantir o esclarecimento dos fatos.
Relembre o caso
Segundo a família de Larissa, ela estava na companhia dos três irmãos, que não foram atingidos. O motorista do veículo. A família da vítima acredita que o ataque pode ter acontecido após uma ultrapassagem ou o carro em que a família estava pode ter sido confundido.
“Eu quero lembrar da minha filha viva. Ela era uma pessoa boa, carinhosa, dedicada, amável… Estou destruída”, lamentou a mãe da vítima, Roseli Pavan.
Jovem conheceu o Farol da Barra antes de ser morta
Arquivo Pessoal
A jovem era formada em Nutrição e tentava oportunidade para atuar na área. A família mora na cidade de Eunápolis, no extremo sul do estado, e viajou para Guarajuba, para participar de uma festa, na sexta-feira (6).
“Ela tinha conseguido um emprego que começava hoje… Tinha tantos planos bons pela frente e foram tirados da vida dela. Eu quero justiça. Ela não merecia isso, eu quero honrar o nome dela”, afirmou a mãe da jovem.
Corpo de jovem morta em carro de aplicativo é enterrado na Bahia
No sábado, durante a viagem, Larissa e os irmãos visitaram o Pelourinho, Mercado Modelo e Farol da Barra, pontos turísticos de Salvador. Também foi a primeira vez que ela andou de metrô. O crime aconteceu quando eles voltavam para Guarajuba, em Camaçari, onde estavam hospedados.
Os irmãos de Larissa Pavan contaram para a polícia que o veículo transitava em um trecho da BA-099, mais conhecida como Estrada do Coco, quando um outro motorista se aproximou e atirou diversas vezes. Em seguida, o homem fugiu.
“A gente estava na faixa da direita para virar para o condomínio, o motorista passou. Aí Larissa estava com o aplicativo aberto e avisou: ‘moço, você passou’. Aí ele falou: ‘vou ter que fazer o retorno’. Ele voltou e a gente ouviu os disparos”, relatou uma das irmãs de Larissa, que preferiu não revelar a identidade.
“O motorista falou: ‘abaixa’. Quando olhei para o lado, ela já estava baleada na testa. A gente tem que saber quem fez, tem que encontrar, a justiça tem que ser feita”, pediu a garota.
Jovem faria aniversário no final de dezembro
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
PM suspeito de matar adolescente e atirar contra jovem em Salvador se apresenta em delegacia
Jovem apontado como suspeito de envolvimento em dez homicídios é encontrado morto na Bahia
“Foram dois disparos: um atingiu, fatalmente, Larissa, e o outro pegou pouco acima da porta de onde meu filho estava, mas graças a Deus não aconteceu algo além do acontecido”, contou o padrasto da vítima, Alberto Cley Lima.
O caso é investigado pela 33ª Delegacia Territorial (DT/Monte Gordo).
Corpo da jovem é velado em Eunápolis, no extremo sul do estado
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais

5. Foragido morre após troca de tiros com a polícia em Porto Velho

Homem estava na lista de suspeitos de chefiar o Comando Vermelho em Porto Velho ou possuir influência entre a facção. O suspeito estava escondido na casa da mãe. Alysthein David, foragido morto durante confronto com a polícia
Divulgação/PC
O suspeito identificado como Alysthen David Gonçalves dos Santos, morreu após um confronto com a polícia nesta quinta-feira (16), no bairro Marcos Freire, zona Leste de Porto Velho. O homem estava foragido e segundo a polícia, era um dos integrantes do Comando Vermelho.
De acordo com a polícia, o suspeito estava escondido na casa da mãe. Em patrulhamento, os agentes avistaram o foragido e iniciaram um confronto. Durante a troca de tiros, o homem foi baleado e socorrido, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar no hospital.
O homem estava na lista de suspeitos de chefiar o Comando Vermelho em Porto Velho ou possuir influência entre a facção. As fotos e nomes dos suspeitos, foram divulgados pela Polícia Civil, na quarta-feira (15). Além dele, outros nove foragidos são procurados: 8 homens e uma mulher.
Os suspeitos foram identificados através de investigações da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra a Vida de Porto Velho iniciadas após a morte do cabo da Polícia Militar (PM), Fábio Martins, no Orgulho do Madeira. Ele estava de folga, acompanhado da esposa, quando foi morto.
Com a morte do militar, uma “guerra” se formou entre o Comando Vermelho e a polícia. Dezenas de veículos foram incendiados, entre ônibus públicos e particulares. Segundo a Polícia Militar, os atos criminosos são retaliação da facção criminosa contra as ações policiais realizadas contra o crime organizado.
Veja notícias de Rondônia Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile