A sociedade aguarda mais resolutividade das autoridades na fiscalização, preservação e combate aos incêndios no estado de Mato Grosso.

Após reunião na semana passada que ocorreu na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) quando foram apresentadas quais ações que estão sendo desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e pelos integrantes do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Estadual (CIMAN) referente as ações de combate aos incêndios florestais, a sociedade acredita que o estado está mais preparado que 2020, no entanto muito ainda deve ser feito.

Estiveram presentes na reunião o Coordenador Geral do CIMAN e Diretor Operacional do CBMMT, Coronel BM Agnaldo Pereira de Souza e representes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

O Coronel BM Agnaldo destacou a importância da Operação Samauma que vem sendo realizada no município de Colniza. As ações da Operação têm sido importantes para a redução de focos de calor na região. 

A Comandante do Batalhão de Emergências (BEA), Tenente-coronel BM Jusciery Rodrigues, destacou que as ações do Ciman têm refletido na redução de focos no Pantanal. De acordo com levantamento do BEA, a redução em 2021 representa 95,4% e que Mato Grosso se situa na 5ª colocação dos Estados de Amazônia Legal no ranking de focos de calor por área.

Representantes do Exército, Marinha, Ibama, do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar, da concessionária Rota Oeste, da Defesa Civil, Politec e Sesc Pantanal também reforçaram sobre ações desenvolvidas durante este ano de combate e responsabilização sobre os incêndios. 

O Ciman tem por objetivo de fortalecer as ações de prevenção, preparação, responsabilização, monitorização e resposta rápida às queimadas e aos incêndios florestais de forma integrada com órgãos públicos e privados.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta