Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Sob forte chuva, calouros comemoram aprovação no vestibular da UFPA: ‘Não acreditei, comecei a gritar’
Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão dos aprovados no vestibular 2025 na manhã desta sexta-feira, dia 24 Gustavo Vieira e a mãe comemorando aprovação na UFPA
Beatriz Reis/g1 Pará
Alô, papai! Alô, mamãe! Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão dos aprovados no vestibular 2025 na manhã desta sexta-feira, dia 24. Mesmo com chuva, várias famílias foram para o campus da universidade localizada no bairro do Guamá, em Belém.
Gustavo Vieira teve a sensação de passar duas vezes na UFPA. Em 2024, se classificou no curso de economia, mas não se identificou.
✅ Siga o canal do g1Pará no WhatsApp
Neste ano, estava na expectativa para garantir vaga no curso de geografia. Ele conseguiu e comemorou ao lado da mãe.
“É uma sensação única! A pessoa que passa sabe é uma coisa muito doida. Em 2023 eu passei em economia, mas não me identifiquei, muitas pessoas vão me criticar, mas foi o que eu sempre sonhei, sempre me via e é isso que eu quero”, comenta Gustavo.
Jaqueline, mãe de Gustavo, estava ao lado do filho no momento em que descobriu sua aprovação. Ela comemorou e não conseguiu contar as lágrimas.
Meu Deus, não tem explicação, para os pais é uma coisa sem explicação, é maravilhoso!
A estudante Geovanna Gama descobriu que havia passado em Ciências Contábeis a caminho da UFPA e comemorou a aprovação dentro do carro com a família.
Geovanna Gama caloura de Ciências Contábeis
Beatriz Reis/g1 Pará
Entrei no site pois estava nervosa, não sabia se eu tinha passado. Aí eu vi que havia passado, comecei a gritar. Eu não acreditei, comecei a gritar dentro do carro. Estou muito feliz!
Vagas
Mais de 72 mil candidatos estavam concorrendo a 7.600 vagas. De acordo com a UFPA, todos os calouros devem estar atentos aos prazos no edital para perder a vaga para a qual foram classificados.
Somente após a conclusão do processo de habilitação ao vínculo institucional é que os aprovados de 2025 estarão aptos a realizar a matrícula em seus respectivos cursos.
Confira outras notícias do estado no g1 Pará. Leia mais
2. Empresário Lauro Lanfranchi, o ‘Bolinha’, morre aos 78 anos, em Presidente Prudente
Ele estava internado no hospital Nossa Senhora das Graças. Lauro Lanfranchi, o ‘Bolinha’, de Presidente Prudente (SP)
Reprodução
O empresário Lauro Lanfranchi, também conhecido como Bolinha, faleceu, aos 78 anos, na madrugada desta sexta-feira (24), no hospital Nossa Senhora das Graças, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ele estava internado para tratar de um problema no intestino e, segundo boletim médico, teve um choque séptico.
Bolinha foi atleta e técnico de vôlei na década de 1960, da Comissão Central de Esportes de Presidente Prudente.
Lanfranchi atuou como dirigente esportivo na Autarquia Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Amepp), e também era membro do grupo “Pelo Esporte e por Prudente”.
Ele deixa a esposa, Tereza Macedo Lanfranchi, e três filhas.
O corpo está sendo velado na funerária Athia e o enterro está programado para às 16h40, no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais
3. Assista aos telejornais da TV Liberal
O g1 transmite os telejornais da TV Liberal: Jornal Liberal 1ª e 2ª Edição Assista aos telejornais da TV Liberal O g1 transmite os telejornais da TV Liberal: Jornal Liberal 1ª e 2ª Edição Leia mais
4. Romeno procurado por matar homem e ameaçar a ex em Balneário Camboriú entra na lista da Interpol
Michael Luciano Borzas, de 20 anos, estudante de cibersegurança, fugiu após crime. Antes, incendiou casa da vítima e atirou contra outra funcionária do imóvel, Michael Luciano Borzas, romeno de 20 anos, é procurado em Balneário Camboriú
Reprodução
Michael Luciano Borzas, romeno de 20 anos apontado por matar a tiros um funcionário que trabalhava na casa da ex-companheira e ameaçar a mulher em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi incluído na lista de procurados da Interpol. Estudante de cibersegurança, ele fugiu da cidade após os crimes.
A informação foi divulgada pela Polícia Civil na quinta-feira (23), três dias após o ataque, registrado na tarde de segunda (20) em um condomínio de luxo. No crime, ele ainda atirou contra outra funcionária no local, que sobreviveu e prestou depoimento à Polícia Civil, e incendiou o imóvel.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A ex-namorada do homem não estava na residência no dia do ataque, pois se escondia do homem já qie vinha recebendo ameaças do homem. No domingo (19), a Justiça deferiu um mandado de prisão contra ele por ameaça e tentativa de homicídio contra ela.
Os crimes, segundo a Polícia Civil, foram motivados pela insatisfação dele com o fim do relacionamento. Borzas nasceu nos Estados Unidos, mas se mudou para a Romênia muito cedo e chegou a morar na Noruega.
Ele veio ao Brasil conhecer a mulher com quem teve um breve relacionamento. Os detalhes sobre o caso não foram detalhados, mas polícia afirmou que o jovem “se revelou muito ciumento”.
Romeno é procurado por matar homem e incendiar casa da ex
CONHEÇA QUEM É: romeno suspeito de matar homem e incendiar casa da ex
Casa da mulher em Balneário Camboriú foi incendiada
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais
5. AO VIVO: Assista ao JAC1 com Murilo Lima
Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao JAC1 com Murilo Lima Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC – 2ª edição a partir de 19h30. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.