Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem visitado nos últimos meses as propriedades rurais às margens da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé (aproximadamente 100km de Cuiabá), para orientar sobre a limpeza de vegetação na proximidade das cercas, e realização de aceiros preventivos, que ajudam a evitar que o fogo se espalhe com facilidade em caso de incêndio.

Durante a fiscalização, a equipe notificou 13 propriedades que possuem cercas de proteção próximas às margens da rodovia, para que realizem a retirada de vegetação e adequação do local. 

“O objetivo principal é a defesa do meio ambiente, a estrada com a mata fechada fica vulnerável ao fogo e esse é o grande problema. Por isso, estamos realizando este trabalho de orientação”, argumenta o tenente coronel da Polícia Militar, Querubino Soares, que atua na Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) da Sema.

O gerente da Estrada Parque Transpantaneira, Osvair de Miranda, que também atuou na notificação, explica que além do risco de que vegetação atue como combustível para os incêndios, a falta de limpeza nas margens da Transpantaneira gera transtornos como o atropelamento de animais silvestres, que ficam escondidos às margens da estrada. 

A Rodovia MT-060 cruza o Pantanal Mato-Grossense por quase 150 quilômetros de extensão, ligando a cidade de Poconé ao Distrito de Porto Jofre, nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas. 

Serviço

Moradores da região que queiram saber mais sobre o procedimento de limpeza e aceiro podem procurar a Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) pelos telefones (65) 3613-1512, 0800 647 0111, ou pelo e-mail [email protected] .

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta