Nos dias 26 e 27 de outubro deste ano, (Quinta e sexta-feira) a Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) promove a segunda edição do Festival Literário do Pantanal, desta vez tendo como tema Literatura para todos.

O evento pretende contar com grandes parceiros e a ACADEPAN irá contactar: Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Academia Mato-grossense de Letras, Prefeitura de Poconé, Sesc Pantanal, editoras e terceiro setor.

Com foco na literatura regional e sua diversidade atual, o evento trará, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e ‘slams’ com estudantes e universitários (os novos poetas e jovens pensadores).

As atividades se concentraram em três fases: A primeira fase será com oficinas nas escolas parceiras para produção de poesias, pensamentos e memórias, além de confecção do “Cordel Pantaneiro”, que são textos e contos dos estudantes para serem apresentados e comercializados durante o evento. A segunda fase será a abertura oficial na quinta-feira à noite (26/10) com “Sarau do Pantanal” e exposição e lançamento de obras literárias.

A terceira fase será na sexta-feira (27/10) durante o dia oferecendo mine palestras, debates entre os escritores e o público presente oportunizando intervenção com ‘slams”.

O festival pretende contar com o apoio de outras instituições culturais do estado e a participação de escritores de todo Mato Grosso e Região.

Um dos grandes destaques da programação deste ano será a Feira do Livro do festival, que acontecerá antecedo e durante o evento quando de forma democrática, a experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, abarcando uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.

A formação de novos escritores e a paixão por novos leitores é um dos objetivos mais importantes do Festival Literário do Pantanal e “Encontro de Escritores de Mato Grosso”, que em sua segunda edição, após 10 anos de um hiato, já mostra potencial para se firmar como um dos mais importantes festivais literários do estado.

“Vamos rever amigos, revisitar obras, debater os desafios dos escritores, conhecer jovens escritores. A arte vai pulsar nas veias no pantanal”, declarou Walney Rosa, escritor e um dos membros da Acadepan, entusiasta do Festival.

Serviço
Segunda edição do Festival Literário do Pantanal

“Encontro de Escritores de Mato Grosso”

Mês de Outubro – Oficinas nas escolas parceiras;

26/10 – Quinta-feira:

19 horas – Abertura oficial – “Sarau do Pantanal”

27/10 – Sexta-feira:

08h00min – Palestras e debates

Cidade Poconé

Espaço: A definir

Informações:

Presidente: Luís Antônio –  65 99991-6734

ACADEPAN:

A Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) é uma associação formada por escritores intelectuais, filósofos, artistas plásticos, cantores, mestres da cultura popular, músicos, produtores culturais, cineastas, dançarinos, entre outros. Cidadãos dos municípios pantaneiros de Mato Grosso, sendo: Poconé, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço; havendo ainda a participação de Cuiabá e Várzea Grande.

Esta Academia tem finalidade exclusivamente literária, artística, cultural e histórica. Buscando sempre incentivar o interesse pelo idioma nacional, respeitando o dialeto regional valorizando as literaturas nacional, estadual e municipal. Valorizando a arte e a cultura local – pantaneira -, promovendo e difundindo; quando capaz, incentivando, contribuindo, incitando às autoridades responsáveis nas ações diretas de eventos literários, folclóricos, tradicionais, artísticos e culturais que venham de encontro direto a realidade da grande maça popular.

Diretoria 2022/2024

Presidente: Imortal Luís Antônio de Oliveira Cunha

Vice Presidente: Imortal Natalice Soares da Silva

Secretária: Imortal Josenira Cássia de Souza Rosa Fernandes Tesoureiro: Imortal Walney de Souza Rosa

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.