Renove seu espaço com modernidade, Réu por matar vizinho a facadas na frente da família após briga por som alto é condenado em SC

Bendev Junior
janeiro 20, 2025 - 10 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Renove seu espaço com modernidade

Confira dicas práticas para dar um repaginada nos seus ambientes deixando cada vez mais modernos. O início do ano é o momento perfeito para renovar os espaços da sua casa e trazer um ar de modernidade. Com pequenas mudanças, como a troca de rodapés ou a instalação de novas bancadas, você pode transformar completamente o visual e a funcionalidade de cada cômodo.
Rodapés que combinam elegância e praticidade
Os rodapés são elementos que muitas vezes passam despercebidos, mas que têm um grande impacto no acabamento dos espaços. Optar por modelos mais altos, com design clean e acabamentos, traz um toque moderno e sofisticado. Além disso, eles protegem as paredes e ajudam a manter a casa mais organizada.
Rodapés modernos elevam o acabamento e trazem um toque de modernidade ao espaço
Divulgação/Vilarejo
Bancadas com estilo e funcionalidade aprimorada
Mudar as bancadas da cozinha ou do banheiro é uma mudança simples, mas que muda completamente o ambiente. Materiais como pedras naturais ou porcelanatos em grandes formatos oferecem durabilidade, beleza e funcionalidade, atendendo tanto ao uso diário quanto a projetos com um toque de exclusividade.
Revestimentos que reproduzem o efeito madeira aplicadas nas bancadas unem inovação ao aconchego natural
Divulgação/Vilarejo
Detalhes que fazem toda a diferença
Na Vilarejo, você encontra opções incríveis para dar um novo visual à sua casa com praticidade. Comece o ano investindo em mudanças que refletem seu estilo e proporcionam conforto para o dia a dia.
Para encontrar os materiais e acessórios perfeitos para o seu projeto, visite o site vilarejoacabamentos.com.br e descubra a variedade de opções disponíveis. Leia mais

2. Réu por matar vizinho a facadas na frente da família após briga por som alto é condenado em SC
Caso aconteceu em Gaspar na frente de familiares da vítima. Vizinho foi seguido por homens até em casa e um deles levou faca. Um homem réu por matar um vizinho de 41 anos a facadas após uma briga por causa de som alto em Gaspar, no Vale do Itajaí, foi condenado a 18 anos prisão em regime fechado, informou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), responsável pela denúncia. O julgamento ocorreu na última semana, nove meses após o assassinato.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A denúncia narra que o crime foi cometido na frente de familiares da vítima e por motivo fútil. Por essas condicionantes, a pena chegou aos 18 anos de prisão em regime fechado. A vítima deixa dois filhos menores de idade.
O réu segue no Presídio Regional de Blumenau, onde está recolhido desde 10 de maio, quando a prisão preventiva foi decretada.
Crime
O crime ocorreu em 20 de abril do ano passado à noite. A briga começou em frente a um comércio local por causa de som alto. A vítima foi quem pediu para baixar o volume, conforme o MPSC.
Em seguida, voltou para casa e foi seguida por três homens, que também entraram na residência, conforme o MPSC. Um deles começou a brigar com a vítima, mas foi atingido e acabou desmaiando.
Depois, o homem que foi condenado saiu e foi para a casa pegar uma faca. O terceiro agressor entrou em luta corporal contra a vítima.
Aproveitando-se deste momento, o condenado voltou à casa do vizinho e o atingido por trás com as facadas. A vítima foi golpeada no tórax e nas costas.
O MPSC disse que, além do condenado, denunciou também o homem que lutou com a vítima, por entender que os dois agiram em conluio e que ele sabia que o acusado estava com a faca.
Porém, a Justiça decidiu que ele não deveria ser julgado por homicídio. O MP recorreu e aguarda nova decisão judicial.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais

3. Sisu 2025: inscrições terminam nesta terça; veja o passo a passo de como participar

Programa seleciona alunos para universidades públicas. Para concorrer a uma vaga, candidato precisa ter feito o Enem 2024 e tirado nota superior a zero na redação. Consulta de vagas no SiSU 2025
Júlia Reis/g1
O prazo de inscrição na única edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (21) às 23h59. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas.
Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e selecionar até duas opções de curso. É necessário ter feito o Enem 2024 e tirado nota superior a zero na redação.
Veja o tutorial no vídeo acima ou no passo a passo mais abaixo.
Já se inscreveu? Ainda dá para mudar de curso
Ao longo do período de inscrição, o sistema mostra diariamente, sempre à meia-noite, as notas de corte parciais em cada curso. A partir delas, o candidato pode ter uma noção dos cursos em que terá mais chance de ser aprovado. É possível editar suas escolhas quantas vezes quiser.
Mas atenção: o Sisu considerará as duas opções que estiverem marcadas às 23h59 desta terça-feira (21). Ou seja: se quiser mudar, a hora é agora.
📝 Como funciona a inscrição no Sisu:
LOGIN: Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Sisu: tela de login para fazer a inscrição
Reprodução/Inep
DADOS: Antes de começar, confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. É possível alterar esses dados a qualquer momento.
Sisu: tela de confirmação dos dados
Reprodução/Inep
INSCRIÇÃO: Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
Sisu: tela para iniciar a inscrição
Reprodução/Inep
PESQUISA DE VAGAS: É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).
Sisu tela 5
Reprodução/Inep
DETALHES SOBRE AS VAGAS: Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis.
Sisu: conhecendo as vagas
Reprodução/Inep
MODALIDADE: Leia com atenção as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
Sisu: leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso
Reprodução/Inep
CONFIRMAÇÃO: Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na ato da matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
Sisu: confira os dados e confirme sua inscrição
Reprodução/Inep
CONCLUSÃO DA INSCRIÇÃO: Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode mudar as suas opções durante o período de inscrições do Sisu.
Sisu: inscrição concluída
Reprodução/Inep
NOTAS DE CORTE: Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.
A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso.
ATENÇÃO: Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.
Sisu: tela da classificação parcial
Reprodução/Inep
🎯 Resultados
A lista de aprovados na chamada regular será divulgada no dia 26 de janeiro.
O aluno só pode ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição:
exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente;
em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção.
Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permitirá a matrícula apenas na que foi colocada como prioritária.
Lista de espera: O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas que não forem preenchidas na 1ª chamada e estará disponível de 26 a 31 de janeiro.
Cronograma do Sisu de 2025
Inscrições: de 17 de janeiro às 23h59 de 21 de janeiro.
Resultados: 26 de janeiro.
Manifestação de interesse na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro.
Nota considerada: Enem 2024.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST
O Leia mais

4. ‘MAGA’, ‘América’ e ‘Era de Ouro’: o glossário do que Trump disse na posse

Republicano assume a presidência nesta segunda, 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Trump discursa ao tomar posse nos EUA
CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Após uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda (20).
O republicano retorna ao poder após uma eleição polarizada, marcada por um vocabulário singular e cheio de bordões que refletem sua estratégia de comunicação, fortemente influenciada pelas redes sociais.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
São mensagens que não apenas sintetizam os posicionamentos ideológicos de Trump, como também se espalham rapidamente, avaliam especialistas ouvidos pela reportagem da BBC em agosto de 2024. Relembre:
“Essas palavras e expressões são muito importantes porque, em primeiro lugar, são fáceis de memorizar e espalhar”, avalia Lucas Leite, doutor em Relações Internacionais e professor da mesma disciplina na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
🗣️ Conheça abaixo algumas das siglas usadas por Trump e suas origens:
MAGA (Make America Great Again)
O lema da campanha de Donald Trump desde 2016, “MAGA”, é a sigla para “Make America Great Again” (em tradução livre, “Tornar a América Grande Novamente”).
Originalmente usado pelo ex-presidente Ronald Reagan, esse slogan tornou-se amplamente utilizado por republicanos e apoiadores de Donald Trump na campanha de 2016, e retornou como sigla em estampas de boné e camisetas, que se destacaram nos comícios do republicano em 2024.
Frequentemente repetida pelo republicano, a frase evoca a nostalgia de um passado dos Estados Unidos, que seria considerado mais próspero, com uma identidade nacional cristalizada, sem o impacto de discussões sobre temas como imigração ou justiça social.
América
Donald Trump chama frequentemente os EUA de “América”, se referindo ao país pelo seu último nome, Estados Unidos da América. Vale destacar que América também é o nome dado ao continente que engloba diversos países, como o Brasil.
Promise Of A New ‘Golden Era’
“A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje”, disse Trump ao iniciar seu primeiro discurso como o 47º presidente dos EUA. Ele afirmou estar retornando à presidência com “confiança e otimismo” e fez críticas duras ao governo Joe Biden, com o antigo presidente e sua vice, Kamala Harris, ouvindo tudo a seu lado.
“Nós agora temos um governo que não consegue sequer gerenciar uma pequena crise doméstica e, ao mesmo tempo, está tropeçando continuamente em eventos catastróficos no mundo todo. Não conseguimos proteger nossos cidadãos e dão santuário e proteção para criminosos perigosos, que ilegalmente entraram no nosso país, do mundo todo”, afirmou, reforçando suas ideias anti-imigração.
Nas últimas semanas, o termo foi usado algumas vezes pelo novo presidente – bem como no primeiro mandato.
We will drill baby, drill you
Ao longo do discurso, Trump também disse: “wee will drill baby, drill you”, expressão que em tradução literal significa: vamos perfurar bebê, perfurar você. O slogan tem sido utilizado por ele para falar sobre aumentar a produção de combustíveis fósseis, o que tende a ir na contramão das políticas climáticas.
Trump disse em outro momentos que irá retirar novamente os Estados Unidos do Acordo de Paris e apoiará o aumento da produção de energia nuclear. Ele também pretende revogar as determinações de Joe Biden sobre veículos elétricos e outras políticas destinadas a reduzir as emissões de automóveis. O republicano defende, ainda, a liberação rápida de todos os projetos de geração de energia, incluindo os combustíveis fósseis.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA
Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: ‘Foi muito bom para a China e os EUA’
YMCA: como hit do Village People virou um improvável hino para Trump
Posse de Donald Trump Leia mais

5. Na fronteira do México, imigrantes choram após terem entrevistas de asilo canceladas pelo governo dos EUA

Trump suspendeu programa que poderia conceder asilo a estrangeiros que queriam entrar nos Estados Unidos. Aplicativo usado para agendamento de entrevistas foi retirado do ar. Imigrantes choram na fronteira entre México e EUA
Nidia Montenegro fugiu da violência e da pobreza da Venezuela, sobreviveu a um sequestro enquanto viajava em direção ao México e chegou à cidade fronteiriça de Tijuana no domingo (20), para uma entrevista de asilo nos Estados Unidos. Com isso, ela finalmente se encontraria com o filho, que vive em Nova York. O agendamento, no entanto, foi cancelado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Enquanto o presidente Donald Trump declarava uma emergência nacional na fronteira sul, imigrantes que aguardavam no México verificavam nervosamente o aplicativo do governo dos EUA conhecido como “CBP One” — usado para agendar pedidos de asilo.
Ao atualizar o aplicativo, uma mensagem apareceu: “Entrevistas existentes agendadas pelo CBP One não são mais válidas”.
Um choque tomou conta do abrigo em Tijuana, a poucos metros da fronteira.
“Eu não acredito”, disse Nidia Montenegro, de 52 anos, com lágrimas escorrendo pelo rosto. “Não, Deus, não.”
As autoridades de fronteira dos EUA confirmaram que haviam desativado o aplicativo e cancelado todas as consultas existentes.
Nidia Montenegro está entre milhares de imigrantes que tiveram suas esperanças de chegar legalmente aos EUA destruídas de forma repentina a poucos dias de serem entrevistadas pelas autoridades americanas.
Ao redor dela, outros imigrantes choravam enquanto tentavam, repetidamente, carregar o aplicativo, com o desespero aumentando. Alguns receberam e-mails cancelando os agendamentos, outros simplesmente não conseguiram abrir o aplicativo.
A medida representa uma das primeiras mudanças trazidas pela administração Trump. O presidente prometeu durante a posse que vai enviar tropas à fronteira com o México, aumentar as deportações e designar cartéis criminosos como organizações terroristas estrangeiras.
A Reuters acompanhou a jornada de Nidia Montenegro por dois meses, desde a empolgação ao conseguir um agendamento para a quarta-feira, 22 de janeiro – apenas dois dias após Trump tomar posse – até a decepção com o cancelamento.
Em outras partes da fronteira, houve cenas semelhantes.
Em Ciudad Juarez, do lado oposto de El Paso, no Texas, vários migrantes com entrevistas agendadas pelo CBP One para esta segunda-feira receberam avisos de cancelamento.
“Acabou, eles eliminaram isso”, disse Margelis Tinoco, da Colômbia, que viajava com seu marido e filho. “Eles bloquearam”, disse ao filho de 13 anos. “Não há nada que possamos fazer.”
Em Piedras Negras, em frente a Eagle Pass, no Texas, imigrantes com agendamentos estavam sendo barrados. Eles seguravam mochilas e cobertores enquanto descansavam encostados em uma parede, tentando descobrir o que fazer a seguir. Alguns enviavam mensagens de voz emocionadas para suas famílias em casa.
Para Nidia Montenegro, é uma reviravolta devastadora. Ela chegou a Tijuana no domingo (19) cheia de otimismo e animada para se juntar ao filho de 24 anos em Nova York. Ela não vê o jovem há mais de um ano. “Hoje minha vida recomeça”, disse à Reuters naquele momento, cheia de sorrisos.
No ano passado, ela foi sequestrada junto com dois sobrinhos e dezenas de outras pessoas, incluindo crianças, no dia em que chegou ao sul do México. Dois dias depois, o grupo conseguiu escapar, mas ela carrega o trauma do incidente desde então.
Agora, ela não sabe o que fazer, presa em uma cidade estrangeira a milhares de quilômetros de casa e a poucos metros do país onde esperava começar uma nova vida.
Ainda em estado de choque, ela não consegue abandonar a esperança que carregava desde que seu agendamento foi confirmado. Mesmo ouvindo sobre outros que estão sendo barrados na fronteira, ela insiste: “Eu vou à minha entrevista”.
LEIA TAMBÉM
Expulsão de imigrantes, taxação de países, combate a ‘censura’: Trump anuncia as primeiras medidas como presidente dos EUA
Espiadinha de Zuckerberg, Musk ‘bugando’ e Biden dormindo: veja os memes da posse de Trump
Gesto de Musk gera polêmica durante fala do bilionário em evento da posse de Trump
Imigrante chora na fronteira entre México e EUA ao ter agendamento cancelado para pedido de asilo
REUTERS/Jose Luis Gonzalez
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Energias renováveis geram 13,5 mil empregos no RN em 2024, aponta Sedec, Prefeitura anuncia aumento da tarifa do transporte público em Pouso Alegre; veja valores
Brasil

Energias renováveis geram 13,5 mil empregos no RN em 2024, aponta Sedec, Prefeitura anuncia aumento da tarifa do transporte público em Pouso Alegre; veja valores

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 21, 2025 - Bendev Junior
AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura, Programa Ouro Negro 2025
Brasil

AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura, Programa Ouro Negro 2025

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 21, 2025 - Bendev Junior
Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca, Homem é procurado por suspeita de assassinar o sobrinho no Sertão da Paraíba
Brasil

Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca, Homem é procurado por suspeita de assassinar o sobrinho no Sertão da Paraíba

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 21, 2025 - Bendev Junior
Deslizamento de terra deixa 17 mortos e desaparecidos na Indonésia, PRF apreende mercadorias ilegais na Fernão Dias, em Pouso Alegre, MG
Brasil

Deslizamento de terra deixa 17 mortos e desaparecidos na Indonésia, PRF apreende mercadorias ilegais na Fernão Dias, em Pouso Alegre, MG

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 21, 2025 - Bendev Junior
Renove seu espaço com modernidade, Réu por matar vizinho a facadas na frente da família após briga por som alto é condenado em SC
Brasil

Renove seu espaço com modernidade, Réu por matar vizinho a facadas na frente da família após briga por som alto é condenado em SC

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 20, 2025 - Bendev Junior
Governo entrega mais de R$ 7 milhões em equipamentos para forças de segurança do AM, Velório de pai e filha vítimas de deslizamento reúne familiares e amigos em Manaus; VÍDEO
Brasil

Governo entrega mais de R$ 7 milhões em equipamentos para forças de segurança do AM, Velório de pai e filha vítimas de deslizamento reúne familiares e amigos em Manaus; VÍDEO

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 20, 2025 - Bendev Junior