QUASE MIL REAIS COMERCIALIZADOS SOMENTE NA PRIMEIRA FEIRA
Poconé, cidade pantaneira, com grande potencial turístico devido as belezas naturais oficializa uma estratégia de integração da sociedade, com foco na sustentabilidade, por meio da educação ambiental, porém, com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira de alunos de escolas municipais e no desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, com foco na feira livre do pequeno agricultor, em especial os agricultores familiares, fortalecendo também o papel dos catadores de materiais recicláveis.
PODER LEGISLATIVO:
A proposta foi apresentada ao município por meio de INDICAÇÃO de iniciativa das Vereadoras Ageane Barros e Jocilma Amaral, encaminhada no ano passado ao prefeito Tatá Amaral e ao Sebrae.
PODER EXECUTIVO:
A prefeitura de Poconé lançou o Programa de Educação Ambiental “Recicla Verdinho”. A cerimônia aconteceu na manhã última sexta-feira 12 de maio, na Praça Central Frei Joaquim Tebar, durante a feira do pequeno agricultor e agricultura familiar. A ação é desenvolvida através do Projeto Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae.
O evento contou com presença de autoridades municipais, entre elas, o prefeito Tatá Amaral e a primeira dama Joelma Gomes, secretários municipais, vereadores, feirantes, professores e estudantes, e demais representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e organizada.
PROGRAMA RECICLA VERDINHO:
Com objetivo de conscientizar estudantes de escolas públicas e privadas e implantar uma cultura que respeite o meio ambiente, o projeto também visa o incentivo de boas práticas sociais, econômicas e ambientais. O programa também conta com capacitação sobre os temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental a professores, cadastro dos feirantes municipais que irão receber a moeda de troca e a entrega dos materiais coletados pelos alunos à associação de catadores do município.
DESENVOLVIMENTO:
Os estudantes envolvidos no projeto são incentivados a recolher materiais recicláveis (garrafas pet, latas de alumínio, embalagens, papel, etc.), que deverão ser limpas e ao reunir dez unidades, pode ser trocada por um Verdinho que, por sua vez, vale R$ 1,00 (um real), que serve como moeda para a compra exclusiva de produtos da agricultura familiar na Feira Municipal da cidade.
ENVOLVIDOS:
A iniciativa no Brasil é do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Mato Grosso pelo Sebrae/MT. Em Poconé O programa envolve projetos das Secretarias Municipais: de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e Rural, tendo como parceiros o Sicred e a Capital Consultoria e Treinamentos.
AS VERADORAS:
A Vereadora Jocilma Amaral declarou que: “a iniciativa da INDICAÇÃO aprovada pela Câmara dos Vereadores resultou no aceite do prefeito Tatá Amaral e uniu secretarias municipais, iniciativa privada, estudantes, professores, pequenos produtores comprometidos com o futuro de Poconé. Estou muito feliz como início dos resultados”, afirmou.
Por sua vez Ageane Barros acredita que: “A participação das áreas do Desenvolvimento Agropecuário e Rural, Meio Ambiente e Educação, ao unirem, fizeram com que pequenos produtores, feirantes, famílias e alunos acreditem que as ações beneficiarão a todos: desde a produção, economia, educação e meio ambiente, em um ciclo de melhoras para nossa cidade”, declarou.
PRIMEIRA ESCOLA:
A primeira escola a desenvolver o Programa de Educação Ambiental “Recicla Verdinho” está sendo a Escola Municipal João Godofredo.
Na página oficial do Recicla Verdinho, consta que Poconé atingiu até 12 de maio, um total de 9.050 volumes trocados e 905 verdinhos distribuídos, sendo 3.235 garrafas PET, 576 embalagens de materiais de limpeza, 895 tetra pak, 4.344 latas de alumínio.
Foram 206 alunos que fizeram suas compras na feira livre e levaram pra casa, frutas, legumes e verduras produzidas por agricultores locais. Foram mais de 9 mil materiais que iriam para o lixo, que se transformaram e moeda de troca e com esse dinheiro alunos consumiram produtos direto da feira.