Quantas vezes o Brasil foi indicado a melhor filme internacional?, Comece o ano com um banheiro mais prático e cheio de estilo

Bendev Junior
janeiro 22, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Quantas vezes o Brasil foi indicado a melhor filme internacional?

As produções nacionais já estiveram na lista de indicados ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Negro” e a última foi em 2020 com o documentário “Democracia em Vertigem”. Lista de indicados ao Oscar será divulgada nesta quinta (23)
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar deste ano será feito nesta quinta-feira (23). No Brasil, a torcida para que o filme “Ainda estou aqui” e a atriz Fernanda Torres estejam na corrida ao prêmio é grande. No início do mês, a brasileira ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em “Ainda estou aqui”.
No Globo de Ouro 2025, o filme de Walter Salles também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”, maior indicado da noite, com dez nomeações no total.
A vitória de Fernanda Torres é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
🎬 Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda estou aqui”. Leia aqui a crítica do filme.
APCA premia ‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Kubrusly – Mistério Sempre Há de Pintar por Aí’, duas produções do Globoplay
Reprodução/TV Globo
O longa também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e diversos elogios da imprensa estrangeira.🏆 Veja as premiações internacionais que o filme “Ainda estou aqui” já concorreu e quais ainda pode ganhar:
Já concorreu
➡️ Festival de Veneza
Melhor roteiro (vencedor)
Green Drop Award
➡️ Vancouver International Film Festival
Prêmio do público (vencedor)
➡️ Mill Valley Film Festival
Filme Favorito do Público (vencedor)
➡️ Miami Film Festival GEMS
Filme Favorito do Público (vencedor)
➡️ Festival de Pessac, na França
Prêmio do público (vencedor)
Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)
➡️ Astra Film Awards
Melhor Filme Internacional
➡️ Globo de Ouro
Fernanda Torres – Melhor Atriz de Drama (vencedora)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
Ainda pode vencer
Critics Choice – 26 de janeiro
Na premiação, que acontece no dia 26 de janeiro, o longa foi indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda Torres não foi indicada, mas ganhou uma homenagem na “Latino Celebration” feita pela associação em outubro.
Satellite Awards – 26 de janeiro
Nos Satellite Awards, “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres foram indicados nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz em Filme de Drama, respectivamente.
Premios Goya – 8 de fevereiro
O longa foi indicado ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, como um dos melhores filmes íbero-americanos.
BAFTA – 16 de fevereiro
O prêmio, considerado o “Oscar britânico”, anunciou a pré-lista de indicados no dia 3. “Ainda Estou Aqui” está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres não entrou para a categoria de Melhor Atriz.
A lista de indicados será divulgada no dia 15 de janeiro.
Oscar – 2 de março
As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 23 de janeiro. Na lista de pré-indicados, divulgada no dia 17 de dezembro, “Ainda estou aqui” estava entre os 15 selecionados para o Oscar de melhor filme internacional. Essa lista prévia não existe para a categoria de Melhor atriz, então ainda não se sabe se Fernanda Torres segue na corrida para o prêmio.
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
O Brasil já esteve na lista de produções indicadas ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Negro”. Na lista, também estão:
“O Pagador de Promessas” (1963)
“Raoni” (1979)
“O Beijo da Mulher-Aranha” (1986)
“O Quatrilho” (1996)
“O Que é isso, Companheiro?” (1998)
“Central do Brasil” (1999)
“Uma História de Futebol” (2001)
“Cidade de Deus” (2004)
“Lixo Extraordinário” (2011)
“Sal da Terra” (2015)
“O Menino e o Mundo” (2016)
“Democracia em Vertigem” (2020)
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
Reprodução/ GloboNews
Oscar: Cineasta Emílio Domingos explica como são escolhidos os indicados ao prêmio Leia mais

2. Comece o ano com um banheiro mais prático e cheio de estilo

Confira opções práticas e que elevam o estilo e a funcionalidade do espaço. Janeiro é o momento ideal para renovar seu banheiro e trazer mais funcionalidade e beleza para o dia a dia. Com louças modernas, duchas relaxantes e revestimentos resistentes, você pode criar um espaço que une praticidade e conforto.
Louças que fazem a diferença
Investir em louças com design atual não só valoriza o visual do banheiro, como também facilita a rotina. Cubas de apoio, vasos sanitários com tecnologia avançada e torneiras funcionais são opções que aliam estética e eficiência.
Escolher peças modernas para compor o banheiro combina agilidade com estética
Divulgação/Vilarejo
Duchas que garantem relaxamento
Nada melhor do que começar ou terminar o dia com um banho relaxante. Duchas de alta performance transformam esse momento em uma verdadeira experiência de bem-estar, enquanto contribuem para a economia de água.
Inspire-se com as duchas e crie o banheiro que sempre sonhou
Divulgação/Vilarejo
Revestimentos resistentes e elegantes
Escolher revestimentos de alta qualidade é essencial para garantir durabilidade em áreas úmidas. Opções como porcelanatos e cerâmicas em tons neutros ou texturas naturais criam um ambiente harmonioso e fácil de manter.
Para o banheiro, é recomendável optar por revestimentos antiderrapantes, como cerâmicas e porcelanatos
Divulgação/Vilarejo
Na Vilarejo, você encontra tudo o que precisa para transformar seu banheiro em um espaço funcional.
Visite vilarejoacabamentos.com.br ou passe em uma de nossas lojas para conferir nossas opções. Estamos prontos para ajudar você a começar o ano com um banheiro novo e cheio de personalidade!
Estamos em Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Maricá e Rio das Ostras. No CasaShopping, Niterói e Búzios, você encontra a Vilarejo Conceito. Leia mais

3. Gwyneth Paltrow já disse que usava Oscar, que poderia ser de Fernanda Montenegro, como peso de porta; relembre

Após repercussão do vídeo, representante da atriz americana disse que era brincadeira. Gwyneth Paltrow brincou que usava Oscar, que venceu de Fernanda Montenegro, como peso de porta
Vogue (YouTube)
O trecho de uma entrevista da atriz Gwyneth Paltrow ao canal da revista “Vogue” no YouTube, em outubro de 2023, voltou a ser comentado nas redes sociais nesta semana. Fãs de cinema lembram do momento em que ela brinca de usar a estatueta do Oscar, que ganhou em 1999, como apoio de porta.
Gwyneth conquistou o prêmio como melhor atriz com sua atuação no filme “Shakespeare Apaixonado”. Ela concorria com Fernanda Montenegro, pelo filme “Central do Brasil”.
No trecho no vídeo “73 perguntas com Gwyneth Paltrow”, a atriz americana está mostrando a casa e cantando uma música da banda Coldplay, quando o repórter aponta a câmera para o chão e diz: “Que belo prêmio da academia.” “É meu peso de porta. Funciona perfeitamente”, ela respondeu.
Após a repercussão da cena na entrevista, um representante da atriz americana disse que ela estava brincando e mencionou ainda uma entrevista que ela deu ao jornal “The New York Times”, em setembro de 2023, em que ela afirmava guardar a estatueta dentro de casa.
Desde então, brasileiros têm publicado nas redes sociais críticas à postura da atriz americana. Nesta quarta-feira (23), Fernanda Torres pode ser indicada como uma das concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz do Oscar, pelo filme “Ainda Estou Aqui”. A indicação acontece 21 anos depois que sua mãe perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow.
Lista de indicados ao Oscar será divulgada nesta quinta (23)
Initial plugin text Leia mais

4. Fernanda Torres está entre as principais cotadas à indicação ao Oscar de Melhor Atriz; veja lista

Atrizes como Demi Moore, Karla Sofía Gascón e Mikey Madison estão entre as principais apostas. Lista de indicações ao Oscar 2025 será divulgada nesta quinta (23). As possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz
Após muita expectativa, as indicações ao Oscar 2025 serão divulgadas nesta quinta (23). E pela primeira vez em 20 anos, o Brasil tem chances claras e inequívocas de conseguir ao menos uma indicação ao Oscar, com “Ainda Estou Aqui”.
Além da possível indicação do filme à categoria de Melhor Filme Internacional, o nome de Fernanda Torres deve aparecer na lista de Melhor Atriz. Após a vitória no Globo de Ouro e a crescente visibilidade da brasileira nos Estados Unidos, portais como a “Variety” e “Hollywood Reporter” apostam na indicação de Fernanda.
Neste ano, a categoria tem fortes candidatas, e as chances de cada uma mudaram ao longo dos últimos meses. Veja as prinicipais cotadas à indicação na categoria de Melhor Atriz:
Veja as chances de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres, segundo especialistas de Hollywood
Demi Moore
Demi Moore em ‘A Substância’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro (venceu), SAG, BAFTA, Critics Choice
Demi Moore já era uma das maiores atrizes de Hollywood nos anos 90, sendo a atriz mais bem-paga da indústria ao estrelar Striptease (1996). Apesar disso, a protagonista de “Ghost” e Até O Limite da Honra” nunca havia sido premiada até o Globo de Ouro deste ano, em que venceu por seu papel em “A Substância”. O prêmio a impulsionou ao favoritismo para o Oscar.
“Faço isso há 45 anos e essa é a primeira vez que ganho um prêmio de atuação. Falaram que eu era uma atriz de blockbuster e achei que nunca teria a chance de ganhar um prêmio assim, que nunca seria reconhecida”, disse a atriz em seu discurso no Globo de Ouro.
No filme, a atriz de 62 anos se despe por completo. E isso não é apenas sobre nudez. Moore, que já disse em seu livro de memórias que teve problemas com sua autoimagem, aparece de um jeito diferente do que costumamos ver, com mudanças corporais em cenas bem angustiantes.
Mikey Madison
Mikey Madison em ‘Anora’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Apesar de seus 25 anos, Mikey Madison chamou a atenção da crítica após estrelar “Anora”, em que faz o papel de uma stripper que se casa com um jovem herdeiro russo. A história sobre a paixão improvável do casal foi ganhadora da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o que já faz a academia olhar com atenção para todos os detalhes do filme.
Antes desse papel, a atriz ficou conhecida pelo seu papel na série “Better Things”, e em filmes como “Era Uma Vez em Hollywood” e “Pânico 5”.
Karla Sofía Gascón
Karla Sofía Gascón vive a personagem-título de ‘Emilia Perez’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Karla Sofía Gascón pode ser a primeira pessoa abertamente trans a ser indicada a um Oscar por atuação. A espanhola tem grandes chances, visto que foi indicada também a outros prêmios, e estrela o já premiado “Emília Perez”.
No filme, a atriz dá vida a um chefão do narcotráfico do México que decide mudar de sexo. Karla também foi a primeira atriz trans a ser premiada no Festival de Cannes.
Apesar de ser uma “novata” em Hollywood, Karla tem experiência em novelas e filmes mexicanos, e ficou conhecida antes da transição.
Cynthia Erivo
Cynthia Erivo como Elphaba em ‘Wicked’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Critics Choice
Cynthia Erivo, a Elphaba de “Wicked”, tem experiência em cinema, TV e teatro musical. A atriz ganhou destaque após estrelar uma montagem de “A Cor Púrpura” na Broadway, pela qual venceu o Tony de Melhor Atriz em um Musical. Além disso, ela já tem um Emmy e um Grammy em suas conquistas. Falta apenas um Oscar para ela entrar para a seleta lista de astros que conquistaram o EGOT, sigla usada para artistas que já levaram esses 4 prêmios.
Se levar a estatueta, Cynthia, que tem 37 anos, vai se tornar a mais jovem vencedora do EGOT. Ela já foi indicada por seu papel em “Harriet” (2019), tanto como Melhor Atriz, quanto por Melhor Canção Original, mas não levou os prêmios.
Angelina Jolie
Angelina Jolie interpreta a diva da ópera em ‘Maria’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, Critics Choice
Angelina Jolie já venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Garota Interrompida”. A atriz, que é filha de Jon Voight, participou de seu primeiro filme (“Lookin’ to Get Out”, de 1982) ao lado do pai quando tinha somente 7 anos. Hoje, ela é uma das atrizes mais famosas de Hollywood, com papéis em filmes como “Tomb Raider” e “Sr. e Sra. Smith”.
Para conquistar uma indicação ao Oscar, Jolie transformou seu corpo e sua voz para dar vida à cantora de ópera Maria Callas em “Maria”.
Nicole Kidman
Nicole Kidman e Harris Dickinson estrelam o drama erótico ‘Babygirl’
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro
Nicole Kidman já levou seis prêmios no Globo de Ouro e um Oscar por “As Horas”. A australiana já é um nome consolidado em Hollywood, com papéis de destaque no cinema e na televisão, de “Moulin Rouge” a “Big Little Lies”.
Nicole também pode aparecer na lista por seu papel em “Babygirl”. A atriz de 57 anos já contou que esse foi o filme mais ousado da sua carreira e chegou a dizer que teve uma espécie de burnout após as várias cenas de orgasmo. Por esse papel, ela já levou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza.
Pamela Anderson
Pamela Anderson em “The Last Showgirl”
Divulgação
Indicada: Globo de Ouro, SAG
Sete anos depois de fazer uma participação especial em “Baywatch – S.O.S Malibu” (2017), Pamela Anderson voltou às telonas para o trabalho que os críticos têm identificado como o melhor papel da carreira da atriz.
Em “The Last Showgirl”, Pamela interpreta Shelley, uma veterana dançarina, que precisa planejar seu futuro quando seu show é encerrado após 30 anos. “Maior desempenho de sua carreira”, “incrível no papel” e “ela provou que pode ser uma ótima atriz” foram alguns dos comentários de críticos e espectadores.
Marianne Jean-Baptiste
Marianne Jean-Baptiste em ‘Hard Truths’
Divulgação
Indicada: BAFTA, Critics Choice
A britânica, de origem santa-lucense, é atriz e compositora. Ela já foi indicada ao Oscar por seu papel em “Segredos e Mentiras”, de 1996, e ficou conhecida também após atuar na série “Without a Trace”.
Neste ano, ela pode levar uma indicação ao Oscar por seu papel em “Hard Truths”, um filme de comédia dramática que acompanha uma mulher deprimida e sua jovem irmã. Para a crítica internacional, a atuação de Marianne é “profunda” e “triunfal”. Leia mais

5. Oscar: quantas vezes o Brasil disputou prêmio de Melhor Filme Internacional

“Ainda Estou Aqui” pode quebrar jejum que vem desde 1999, quando concorremos com “Central do Brasil”. Lista de indicados sai nesta quinta (23). Lista de indicados ao Oscar será divulgada nesta quinta (23)
O mundo conhecerá nesta quinta-feira (23) os indicados ao Oscar de 2025. No Brasil, é grande a torcida pelo filme “Ainda Estou Aqui”, produção original Globoplay, e pela atriz Fernanda Torres, que já ganhou um inédito Globo de Ouro.
“Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, pode aparecer entre os indicados na categoria Melhor Filme Internacional, na qual concorrem produções de fora dos Estados Unidos e com diálogos em idiomas diferentes do inglês.
Fernanda Torres está bem cotada na categoria Melhor Atriz. Se for mesmo indicada, vai repetir o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu (e perdeu) em 1999, com “Central do Brasil”.
A cerimônia de entrega do Oscar será no dia 2 de março.
O Brasil já foi indicado a prêmios do Oscar em 13 edições, considerando filmes nacionais e coproduções com outros países. Foram várias categorias, mas nunca ganhamos uma estatueta.
Na categoria Melhor Filme Internacional, foram quatro indicações:
“O Pagador de Promessas”, em 1963;
“O Quatrilho”, em 1996;
“O Que É Isso, Companheiro?”, em 1998;
“Central do Brasil”, em 1999.
O Oscar foi criado na década de 1920, e a primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com “Orfeu Negro”.
Em 2004, o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, concorreu em quatro categorias, algo inédito: direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia. Não ganhou nada.
Veja todas as participações brasileiras entre os indicados ao Oscar:
“Orfeu Negro”, 1960;
“O Pagador de Promessas”, 1963;
“Raoni”, 1979;
“O Beijo da Mulher-Aranha”, 1986;
“O Quatrilho”, 1996;
“O Que é isso, Companheiro?”, 1998;
“Central do Brasil”, 1999;
“Uma História de Futebol”, 2001;
“Cidade de Deus”, 2004;
“Lixo Extraordinário”, 2011;
“Sal da Terra”, 2015;
“O Menino e o Mundo”, 2016;
“Democracia em Vertigem”, 2020.
O sucesso de “Ainda Estou Aqui”
No Globo de Ouro deste ano, o filme de Walter Salles concorria na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”.
Em 1999, o mesmo Walter Salles foi o vencedor nessa categoria com “Central do Brasil”.
Já Fernanda Torres conquistou o inédito Globo de Ouro ao superar Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
Em setembro de 2024, “Ainda Estou Aqui” levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. O filme foi indicado ao BAFTA, considerado o “Oscar britânico”.
Fernanda Torres posa com o Globo de Ouro; atriz pode ser indicada ao Oscar por papel em ‘Ainda Estou Aqui’
Robyn Beck/AFP Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Quantas vezes o Brasil foi indicado a melhor filme internacional?, Comece o ano com um banheiro mais prático e cheio de estilo
Brasil

Quantas vezes o Brasil foi indicado a melhor filme internacional?, Comece o ano com um banheiro mais prático e cheio de estilo

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior
Não haverá ‘medida artificial’ para baixar preço dos alimentos, diz Rui Costa , JAM 2 – Edição de quarta-feira, 22 de janeiro de 2025:
Brasil

Não haverá ‘medida artificial’ para baixar preço dos alimentos, diz Rui Costa , JAM 2 – Edição de quarta-feira, 22 de janeiro de 2025:

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior
Trump dá sinais de mudanças na política para o território palestino da Cisjordânia e assentamentos israelenses na região, Justiça do Pará determina medida cautelar inédita para proteger filho que sofria homofobia do pai
Brasil

Trump dá sinais de mudanças na política para o território palestino da Cisjordânia e assentamentos israelenses na região, Justiça do Pará determina medida cautelar inédita para proteger filho que sofria homofobia do pai

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, Dólar atinge a menor cotação frente ao real desde novembro de 2024: R$ 5,94
Brasil

VÍDEOS: Jornal do Acre 1ª edição desta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, Dólar atinge a menor cotação frente ao real desde novembro de 2024: R$ 5,94

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior
População em situação de rua cadastrada quadruplica em 7 anos em SC e TCE aponta insuficiência de políticas públicas, Asfalto cede e abre cratera em avenida no bairro Estiva durante temporal em Taubaté, SP
Brasil

População em situação de rua cadastrada quadruplica em 7 anos em SC e TCE aponta insuficiência de políticas públicas, Asfalto cede e abre cratera em avenida no bairro Estiva durante temporal em Taubaté, SP

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior
Filho aparece em vídeo agredindo mãe com cintadas e alega à polícia desespero por recusa a tratamento contra dependência, Polícia prende último envolvido em mortes após acidente de trânsito em Umbaúba
Brasil

Filho aparece em vídeo agredindo mãe com cintadas e alega à polícia desespero por recusa a tratamento contra dependência, Polícia prende último envolvido em mortes após acidente de trânsito em Umbaúba

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 22, 2025 - Bendev Junior