Após 20 anos de sua criação (1995), na gestão do governador Dante de Oliveira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que o programa BID Pantanal (paralisado desde 2003) será retomado para realização de investimentos em áreas importantes como geração de emprego e renda, agricultura familiar, educação, infraestrutura, implantação de aterros sanitários, dentre outros, nos quais, serão empregados nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso, o BID-Pantanal irá beneficiar os 12 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá com a destinação de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na ordem de U$ 1,2 bilhões de dólares para incentivos às boas práticas agropecuárias. Esses recursos estão com previsão de liberação a partir do mês de janeiro do próximo ano (2024).

Diante disso, o prefeito de Poconé (104 km de Cuiabá-MT), Tatá Amaral, esteve na manhã desta quarta-feira (26/07), reunido com o superintendente federal da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Maurício Munhoz, para discutir sobre o cronograma do retorno do programa BID-Pantanal, no qual, deverá destinar ao município pantaneiro pelo menos R$ 100 milhões de reais para a realização de investimentos que proporcionem o desenvolvimento, bem como, o fomento do turismo, da agricultura familiar e o crescimento da economia na região.

Na oportunidade, o gestor apresentou algumas das demandas que o município possui e que se encaixam nos critérios de investimentos do BID-Pantanal. Essas demandas deverão ser discutidos na próxima reunião em meados do mês de agosto e inclusas nos projetos que serão formulados.

Na reunião, o prefeito Tatá Amaral esteve acompanhado dos secretários Ney Rondon (Infraestrutura), Amarildo do 120 (Desenvolvimento Agropecuário e Rural), Amaral Júnior (Desenvolvimento Urbano e Econômico) e Manoel Salvador “Dodô” (Turismo), além dos vereadores Jocilma Amaral (UB), Jossielma Silva (PTB), Sérgio Maracanã (PSB) e Fábio de Oliveira (UB).

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.