Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas, Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles

Bendev Junior
janeiro 23, 2025 - 4 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas

O ato foi em apoio aos indígenas que, há 10 dias, ocupam o prédio da secretaria. Nesta quinta-feira, 23, um vídeo enviado pelas lideranças indígenas mostra o momento em que quatro homens removem as faixas de protesto em frente à Seduc, MPF investiga o caso. Protesto de professores em frente à Seduc, em Belém.
Tv Liberal
Professores da rede pública estadual de ensino realizaram um protesto nesta quinta-feira (23) em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O ato foi em apoio aos indígenas que, há 10 dias, ocupam o prédio da secretaria, exigindo a revogação do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei).
Durante a manifestação, os professores bloquearam uma das pistas da avenida Augusto Montenegro, no sentido Icoaraci, o que provocou lentidão no tráfego. Agentes de trânsito estiveram no local para orientar os motoristas a procurarem rotas alternativas.
Os professores protestam pela revogação da lei nº 10.820, assim como os indígenas, eles pedem a permanência do Somei. A lei é de autoria do Governo do Pará e foi aprovada pelos deputados estaduais em dezembro de 2024. Segundo os manifestantes, a lei troca aulas presenciais por aulas online e ameaça ensino presencial em comunidades afastadas de centros urbanos.
Professores protestam em frente à Seduc em apoio a indígenas
Determinação da Justiça Federal
Ainda na manhã de hoje, agentes da Polícia Federal (PF) e oficiais de justiça estiveram na sede da secretaria para entregar aos indígenas a notificação de desocupação de uma parte do prédio, conforme determinação da Justiça Federal na quarta-feira (22).
No entanto, os agentes saíram sem entregar o documento às lideranças indígenas, pois não havia um destinatário específico. A entrega não foi realizada e as lideranças recusaram o recebimento do documento.
De acordo com a decisão judicial, os manifestantes têm um prazo de até 12 horas, a partir da notificação, para desocupar parte do prédio. Eles poderão permanecer apenas no auditório e no refeitório, situados no anexo do edifício.
A decisão foi tomada após o pedido de tutela antecipada feito pelo Governo do Estado, que solicitava a imediata liberação das áreas administrativas da Seduc.
Um vídeo enviado pelas lideranças indígenas na madrugada desta quinta-feira (23) mostra o momento em que quatro homens, de capacetes e em motocicletas, removem as faixas de protesto dos indígenas em frente à Seduc. O vídeo tem repercutido nas redes sociais e deixou os manifestantes assustados.
Questionados sobre o vídeo, a Polícia Civil informou ao g1 que até o momento, o caso não foi registrado na delegacia que atende a área.
O Ministério Público Federal (MPF) informou que recebeu o vídeo e vai investigar o caso.
Vídeos com todas as notícias do Pará Leia mais

2. Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles

Ventos fortes e tempo seco são desafio para o combate ao fogo. Um dos incêndios ocorre em área florestal perto do famoso bairro de luxo Bel-Air; outro maior já queimou mais de 4 mil hectares a norte da cidade. Várias viaturas dos Bombeiros tentam controlar fogo às margens da rodovia 405, perto de Bel-Air, em Los Angeles
AP Photo/Mark J. Terrill
Ventos fortes e o tempo extremamente seco estão sendo um desafio para o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, que estão combatendo novos focos de incêndios florestais pela cidade nesta quinta-feira (23).
As chamas voltaram a preocupar e aumentar nesta quarta (22). O maior dos incêndios ativos agora é o Hughes, que já atingiu mais de 4,1 mil hectares em uma área a cerca de 80km ao norte de Los Angeles, de acordo com o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, o Cal Fire.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Outro foco, o Sepulveda, está atingindo uma área próxima do famoso bairro de luxo Bel-Air e do Museu Getty, lar de vários tesouros de arte, no Vale de San Fernando. Moradores tiveram que ser evacuados durante a noite.
Cerca de 31 mil moradores da cidade foram evacuados de sua casa nas últimas 24 horas; 4 mil bombeiros atuam no combate às chamas.
Veja imagens registradas por moradores e também o combate dos Bombeiros no vídeo acima.
Segundo meteorologistas, nesta quinta, os ventos podem chegar aos 80 km/h, com rajadas de até 105 km/h. A umidade está abaixo dos 10% até esta sexta.
“Condições climáticas perigosas para incêndios persistirão até sexta-feira, pois os combustíveis permanecem extremamente secos e prontos para queimar, com quinta-feira sendo o período de maior preocupação. Qualquer incêndio que comece pode crescer rápido e ficar fora de controle”, disse o National Weather Service em um comunicado.
A partir de sábado (25) há previsão de chuva na cidade, o que pode trazer alívio para o trabalho dos bombeiros. Los Angeles não tem chuvas significativas há nove meses.
Um helicóptero joga água enquanto o incêndio Hughes queima
REUTERS/David Swanson
Trump ameaça não ajudar
Nesta quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou reter a ajuda federal para desastres para Los Angeles, a menos que os governantes da Califórnia mudem a abordagem do estado na gestão da água.
Em uma entrevista à TV norte-americana “Fox News”, Trump repetiu afirmações falsas de que os esforços de conservação de peixes no norte do estado são responsáveis por hidrantes de incêndio secando nas áreas urbanas, segundo a agência de notícias Associated Press.
Ele afirma que a culpa pelas dificuldades de Los Angeles em controlar alguns dos incêndios recai sobre o governador democrata Gavin Newsom, um adversário político que pediu por parceria e respeito mútuo enquanto o estado combate os incêndios.
“Eu não acho que devemos dar nada para a Califórnia até que eles deixem a água descer”, disse Trump.
Em uma entrevista à Fox News, Trump repetiu afirmações falsas de que os esforços de conservação de peixes no norte do estado são responsáveis por hidrantes de incêndio secando nas áreas urbanas
Jornal Nacional/ Reprodução
Trump politizou os incêndios em Los Angeles desde o início da tragédia, na primeira quinzena de janeiro, com desinformação e ataques a Newsom.
A região de Los Angeles voltou a ser atingida por incêndios florestais na quarta-feira. Além dos focos de Palisades e Eaton/Pasadena, que ainda queimam com índices de contenção de 70% e 95%, um novo foco chamado Hughes já consumiu mais de 40 km². Pelo menos 31 mil pessoas foram forçadas a sair de casa por conta das chamas do Hughes.
O presidente fez a ameaça enquanto se prepara para a primeira viagem presidencial de seu segundo mandato. Na sexta-feira (24), ele visitará o sul da Califórnia, além do oeste da Carolina do Norte, que está se recuperando após o furacão Helene ter atingido a área mais de três meses atrás.
Na entrevista, Trump também pediu reformas para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema), alegando que a agência está “interferindo em tudo”.
“Eu preferiria ver os estados cuidarem de seus próprios problemas”, disse ele. Trump não detalhou na entrevista suas propostas de reforma, dizendo apenas que a agência “vai ser um grande assunto muito em breve”.
LEIA TAMBÉM:
Câmara dos EUA aprova projeto que determina prisão de imigrantes suspeitos
EUA começam a mandar tropas para a fronteira com o México
Musk ameaça retaliar senadores que não votarem a favor de indicados de Trump ao governo
Bombeiros trabalham para conter incêndio na região de Los Angeles, em 22 de janeiro de 2025
REUTERS/David Swanson Leia mais

3. Nova espécie de sapo do gênero Pseudopaludicola é descoberta em Marianópolis do Tocantins

Encontrado pela primeira vez em 2021, sapinho surpreendeu pesquisadores ao apresentar características de duas espécies distintas Pseudopaludicola chimaera, nova espécie descoberta em Marianópolis do Tocantins
Leandro Alves da Silva
Descoberta durante um trabalho de licenciamento ambiental no município de Marianópolis do Tocantins (TO), uma nova espécie de sapo do gênero Pseudopaludicola, apelidada de Pseudopaludicola chimaera, encantou os pesquisadores ao apresentar uma “mistura morfológica” entre duas espécies próximas.
A rãzinha, que mede menos que um centímetro e meio, possui um canto parecido com o de uma Pseudopaludicola pocoto, uma espécie de pernas curtas que recebe o nome de “pocotó” por sua vocalização ser semelhante a uma galopada de cavalo, mas sua morfologia e posição filogenética a associam ao grupo Pseudopaludicola saltica, que possuem pernas longas.
Na primeira expedição, realizada em 2021, os pesquisadores comentam ter escutado um indivíduo que estava emitindo uma vocalização muito similar a espécie de P. pocoto, que ocorre no nordeste do Brasil, não fazendo sentido a espécie estar presente ali pensando na região onde estavam, já suspeitando de se tratar de uma nova espécie.
“Essas espécies costumam cantar, mas elas são muito pequenas, menores que um centímetro e meio, e costumam cantar no meio do capim, próximo a áreas alagadas. Então, de maneira geral, é fácil escutá-las, porém é muito difícil capturá-las”, explica o Dr. Leandro Alves da Silva, pesquisador de pós-doutorado na UFRN e um dos descritores da espécie.
A descrição aconteceu em uma segunda oportunidade, em uma outra expedição na região feita em 2022. Nela, os pesquisadores conseguiram encontrar mais três indivíduos da espécie, totalizando cinco até aquele momento.
“Quando a gente encontrou o bicho, a gente pegou os indivíduos que estavam cantando, e quando eu olhei com calma para eles, eu percebi que eles tinham uma perna gigante. E aí bateu aquela dúvida. Essa espécie que nós havíamos encontrado, pelas características morfológicas e acústicas, não se encaixava com nenhuma espécie que já havia sido descrita”, diz Leandro.
A rã faz parte do grupo Pseudopaludicola saltica, que tem como característica principal as pernas grandes
Leandro Alves da Silva
Segundo o pesquisador, a perna grande é a principal característica do grupo de Pseudopaludicola que conhecemos como Pseudopaludicola saltica. A articulação tipo tarsal, basicamente seu tornozelo, quando esticada para frente, fica para frente do focinho, sinalizando que a perna do bicho é maior do que de outras espécies de Pseudopaludicola.
“O que nós estávamos em mão era uma espécie do grupo saltica, que cantava como uma Pseudopaludicola pocoto, ou era uma espécie próxima de Pseudopaludicola pocoto que tinha uma perna comprida. No fim das contas, quando a gente fez o sequenciamento do DNA e tudo mais, nós vimos que essa espécie de fato pertence ao grupo saltica, mas cantava com o padrão acústico de Pseudopaludicola pocoto, e isso daí nos levou ao nome ‘chimaera’”, informa o pesquisador.
O nome científico da espécie, Pseudopaludicola chimaera, foi escolhido justamente por fazer referência ao nome da mitologia grega “quimera”, que se refere a um ser que mistura de diferentes tipos de animais.
“As espécies do grupo saltica costumam ser, de maneira geral, bastante raras, muito pouco abundantes. Então, talvez a maior dificuldade foi encontrar os indivíduos. Hoje, são 27 espécies de Pseudopaludicola descritas, porém só quatro delas possuem as pernas grandes, então todas as outras 24 são facilmente diferenciáveis por conta dessa característica”, diz o pesquisador.
Pseudopaludicola chimaera
Leandro Alves da Silva
Segundo o Dr. Felipe Silva de Andrade, pesquisador de pós-doutorado na FFCLRP-USP e também descritor da espécie, o canto característico é uma das principais evidências que distingue a P. chimaera de todas as outras espécies do gênero, com exceção da P. pocoto, que se diferencia apenas morfologicamente.
“Na localidade onde ela foi coletada, ela ocorre com outras três espécies do gênero. Elas competem por território e também competem por recursos. Mas, por outro lado, por parceiros não, porque nós sabemos que o canto de anúncio serve como uma barreira de isolamento reprodutivo entre essas espécies, embora sejam todas no mesmo gênero e algumas com uma morfologia bem semelhante”, explica Felipe.
A descrição da espécie foi feita com base em apenas cinco indivíduos, o que é relativamente um número baixo quando comparado a outras descrições de espécies que já foram descritas. Por conta disso, para o pesquisador, proteger o ambiente onde a rãzinha ocorre é fundamental.
“Proteger o Cerrado a partir dessa informação se torna fundamental, porque baseado na informação de que não é uma espécie tão abundante, é fundamental que nós protegemos, cuidemos desse ambiente tão único. Falando um pouco mais do gênero, as espécies que compõem, as 27 espécies, a maioria ocorre no Cerrado brasileiro e é no Cerrado que ocorreu o maior sucesso de ocupação dessas espécies”, diz o pesquisador.
Ambiente onde a nova espécie Pseudopaludicola chimaera foi encontrada
Leandro Alves da Silva
Segundo ele, ainda não é certo se existe alguma ameaça direta ao habitat ou à sobrevivência da espécie, mas que na região do Matopiba (região que se estende por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma das regiões que mais contam com o avanço das fronteiras agrícolas, o avanço da atividade humana, sobretudo do agronegócio, é algo que que tem causado uma certa preocupação.
“A gente sabe muito pouco de qual o nível de influência dessas atividades, mas sabemos que com certeza está afetando”, informa.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente Leia mais

4. Corpo de Bombeiros salva bebê de apenas 15 dias de vida vítima de engasgamento em Adamantina

Recém-nascida foi estabilizada e encaminhada para atendimento médico. Corpo de Bombeiros desengasga bebê de 15 dias de vida em Adamantina
Por volta das 18h desta quarta-feira (22), a equipe do Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de engasgamento de uma bebê com apenas 15 dias de vida, em Adamantina (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O carro da família da recém-nascida parou em frente ao quartel e relatou a emergência aos bombeiros que estavam no local em reparo de um portão.
Um deles, em rápida ação, pulou as grades e iniciou manobras de desengasgamento na criança na calçada do local. A bebê foi estabilizada e encaminhada para atendimento médico.
O Corpo de Bombeiros reforçou a importância das técnicas de primeiros socorros, pois todo segundo é precioso em situações emergenciais, principalmente, em casos de engasgamento infantil.
Corpo de Bombeiros desengasga bebê com 15 dias de vida
Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros desengasga bebê com 15 dias de vida
Corpo de Bombeiros
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais

5. Criança de 4 anos é transferida para UTI Neonatal após sofrer queimaduras graves após acidente doméstico no Sul de MG

Acidente aconteceu na zona rural de Baependi; criança foi socorrida e levada pelo Corpo de Bombeiros até a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. Uma criança de 4 anos sofreu queimaduras graves após um acidente doméstico na zona rural de Baependi (MG) e precisou ser transferida nesta quinta-feira (23) por uma aeronave para a UTI Neonatal em São Sebastião do Paraíso (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conforme os bombeiros, a criança teve cerca de 30% do corpo queimado. O incidente ocorreu quando a criança tentou manusear uma pequena vareta utilizada como tocha e, ao aproximá-la de um galão contendo etanol, o recipiente entrou em combustão, causando as chamas que atingiram o menor.
Logo após o acidente, os próprios pais socorreram a criança em um veículo particular, percorrendo cerca de 50 km por estrada de terra até o Hospital de Baependi. Durante o trajeto, os primeiros socorros foram prestados pela mãe da criança.
Criança de 4 anos é transferida para UTI Neonatal após sofrer queimaduras graves após acidente doméstico no Sul de MG
Corpo de Bombeiros
Devido à gravidade das queimaduras, o paciente foi transferido para a UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, referência em tratamento de queimados na região.
A transferência aérea foi realizada pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Belo Horizonte.
Ao chegar ao Aeroporto Regional Joaquim Montans, em São Sebastião do Paraíso, o translado terrestre até a Santa Casa foi efetuado pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Paraíso.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Corte europeia decide a favor de mulher acusada pelo marido de lhe negar sexo, Colônia de Férias Científica da Pedreira da Voldac abre inscrições para 6ª edição
Brasil

Corte europeia decide a favor de mulher acusada pelo marido de lhe negar sexo, Colônia de Férias Científica da Pedreira da Voldac abre inscrições para 6ª edição

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão, Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza
Brasil

Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão, Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Homem morre ao tentar socorrer animal após choque elétrico em cerca clandestina, no Sertão da Paraíba, Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após discussão em Mairinque
Brasil

Homem morre ao tentar socorrer animal após choque elétrico em cerca clandestina, no Sertão da Paraíba, Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após discussão em Mairinque

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas, Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles
Brasil

Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas, Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Casos de violência digital contra mulheres aumentaram 128% no AM em 2024, Sede do governo do Acre, revitalização do Palácio Rio Branco irá custar mais de R$ 2 milhões
Brasil

Casos de violência digital contra mulheres aumentaram 128% no AM em 2024, Sede do governo do Acre, revitalização do Palácio Rio Branco irá custar mais de R$ 2 milhões

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Oscar 2025: onde assistir os indicados na categoria de Melhor Filme?, Cinco mortes e uma tentativa de homicídio são registradas em menos de uma semana, no Cristo, em João Pessoa
Brasil

Oscar 2025: onde assistir os indicados na categoria de Melhor Filme?, Cinco mortes e uma tentativa de homicídio são registradas em menos de uma semana, no Cristo, em João Pessoa

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior