![](https://matogrossototal.com/wp-content/uploads/2022/10/POSTO-SANTA-RITA-2-2.png)
Ao contrário das outras cidades do estado de Mato Grosso, Poconé, município turístico e pantaneiro, vota diferente para presidente da república.
No linguajar popular do pantaneiro (ou da cuiabania): “Fulano faz assim ciclano faz assado”, quer dizer que são duas pessoas com comportamento e pensamentos diferentes, assim podemos definir Poconeanos do resto da maioria dos mato-grossenses.
Outra lenda que corre em Poconé é que grandes carreatas não vencem eleição: “pra isso deve ter uma urna pra carro votar, afirmava os mais antigos”.
Mesmo com manifestações de idas e vindas a Brasília, ostentação de grandes caminhonetes em algumas carreatas pelas ruas de Poconé em defesa do presidente Jair Bolsonaro, com direito e presença de helicóptero. Sem mencionar uma grande bandeira que ficou (erroneamente) em praça pública com o rosto do presidente, tendo que os responsáveis serem acionados pela justiça eleitoral para retira-la; tantas manifestações, não convenceu o grande eleitorado.
Em Mato Grosso o presidente Jair Bolsonaro teve 60% dos votos (Mais de 1,102 Milhão) e Lula teve 34% dos votos (pouco mais de 633 mil).
Em Poconé foi ao contrário; Lula teve 63% dos votos (11.240) e o presidente Jair Bolsonaro 32% dos votos (5.830 votos).