Por que algumas pessoas sentem uma paixão intensa, que parece amor — e como isso afeta a saúde delas, Idoso é preso após fingir passar mal para beijar mulher em MT; vídeo

Bendev Junior
fevereiro 8, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Por que algumas pessoas sentem uma paixão intensa, que parece amor — e como isso afeta a saúde delas
Limerência é um termo com o qual talvez você não esteja familiarizado. Ele descreve um desejo involuntário, incontrolável e obsessivo por outra pessoa. Essa fixação pode levar a um sofrimento significativo, perturbando a vida cotidiana, e pode ter impactos negativos em outras pessoas também.
Limerência é um termo com o qual talvez você não esteja familiarizado. Ele descreve um desejo involuntário, incontrolável e obsessivo por outra pessoa. Essa fixação pode levar a um sofrimento significativo, perturbando a vida cotidiana, e pode ter impactos negativos em outras pessoas também.
A limerência pode afetar qualquer pessoa, mas é mais provável que ocorra em pessoas com ansiedade ou depressão. Acredita-se que ela afete de 4 a 5% da população em geral, embora seja muito difícil de medir.
O termo foi cunhado pela psicóloga comportamental Dorothy Tennov em seu livro de 1979, Love and Limerence: The Experience of Being in Love (“Amor e Limerência: A Experiência de Amar”, em tradução livre). Ela a descreveu como um fenômeno psicológico único, diferente de se apaixonar, que é movido por um desejo incontrolável por outra pessoa — o “objeto limerente”.
Qualquer pessoa pode se tornar um objeto de limerência, seja um amigo, colega ou um estranho. Esses sentimentos quase sempre não são correspondidos porque uma das principais características da limerência é a incerteza dos sentimentos do outro.
O período em que uma pessoa está experimentando esses sentimentos é chamado de “episódio limerente”. A duração de um episódio de limerência varia de pessoa para pessoa.
Para algumas pessoas, como aquelas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), isso pode ser particularmente intenso, pois a paixão se combina com características como hiperfoco — uma fixação intensa em um interesse ou atividade por um longo período de tempo, o que é familiar para muitas pessoas neurodiversas.
Ainda há alguma discussão acadêmica sobre se a limerência é “natural”, como sugerido originalmente por Tennov em seu livro. Outros estudiosos apontam seu impacto negativo na vida cotidiana, inclusive na saúde mental da pessoa, e potencialmente na outra pessoa. Também é importante observar que a limerência não é um diagnóstico formal.
Como a limerência é caracterizada?
Uma pessoa em um estado de limerência idolatra seu objeto limerente, fixando-se em suas características positivas e negando quaisquer falhas. Suas emoções se tornam dependentes de sinais percebidos de interesse ou rejeição, levando a altos e baixos extremos.
Eles pensarão continuamente em seu objeto limerente, o que pode ser excitante e divertido, especialmente se os sentimentos forem recíprocos. Nesses casos, pode ser difícil reconhecer o tipo de apego limerente em um relacionamento, confundindo esses sentimentos com os estágios iniciais do amor romântico.
Entretanto, a intensidade da limerência tem consequências negativas. Uma pessoa em estado de limerência pode ter pensamentos intrusivos, desconforto físico, sentimentos intensos e unilaterais, bem como pensamentos obsessivo-compulsivos em relação ao seu objeto limerente. Essas características distinguem a limerência das paixões e dos sentimentos românticos convencionais semelhantes.
Normalmente, há três estágios de limerência. Primeiro, a paixão, que envolve a atração inicial em que a pessoa começa a idealizar alguém.
Em segundo lugar, a cristalização, que é a fase totalmente limítrofe, em que predominam os pensamentos obsessivos, a dependência emocional e a euforia ou o desespero. E a terceira, a deterioração, quando o apego acaba desaparecendo.
Embora a limerência continue a ser um tópico pouco pesquisado, alguns estudos sugerem ligações com estilos de apego ansiosos, quando a pessoa teme a rejeição e anseia por garantias constantes.
As pessoas com esse estilo de apego geralmente apresentam maior sensibilidade emocional e intensa preocupação com as respostas do parceiro. Essas características podem torná-las mais vulneráveis à limerência, pois lutam para regular as emoções e se separar do objeto de sua paixão.
Isso também pode afetar a capacidade da pessoa de desenvolver e manter relacionamentos saudáveis, sejam eles amorosos ou platônicos.
Que tipo de ajuda está disponível?
Há pouca literatura sobre como as pessoas que sofrem de limerência podem regular suas emoções ou interromper o ciclo. Em termos de apoio externo, terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia de aceitação e compromisso (ACT) podem ajudar.
A ACT funciona ao mudar a relação da pessoa com seus pensamentos e sentimentos. Ao utilizar um processo conhecido como “difusão cognitiva”, a pessoa aprende a perceber seus pensamentos intrusivos e a se desligar deles. Para aqueles que sofrem de limerência, isso pode facilitar o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos saudáveis.
No entanto, embora a limerência possa ser avassaladora, reconhecê-la pelo que ela é, e não se julgar por se sentir assim, pode ser um primeiro passo importante.
Em segundo lugar, é fundamental praticar a autoconsciência: compreender os gatilhos e os padrões do comportamento limerente e usar esse conhecimento para construir bases mais saudáveis para relacionamentos futuros.
Em terceiro lugar, estabelecer limites, como limitar a exposição ao objeto limerente, pode ajudar a quebrar o ciclo de reforço. E, em quarto lugar, praticar a autocompaixão e a paciência, aceitando essas emoções sem julgamentos e concentrando-se no crescimento pessoal, pode ajudar a aliviar o sofrimento.
A internet permitiu que mais pessoas compartilhassem suas experiências com a limerência, encontrassem apoio da comunidade e compreendessem melhor a si mesmas.
No entanto, é necessário que haja maior conscientização e mais pesquisas para apoiar as pessoas que lutam contra seus efeitos e para oferecer maneiras mais saudáveis de lidar com a atração e o apego.
*Rebecca Ellis é pesquisadora assistente em Saúde Pública da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
**Este artigo foi publicado no The Conversation e reproduzido aqui sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler a versão original em inglês.
A época em que o amor era considerado sinônimo de doença — e o que era recomendado como cura
‘Não precisamos do amor romântico em nossas vidas’, diz especialista em relacionamentos
Por que encontrar o amor pode estar mais difícil hoje Leia mais

2. Idoso é preso após fingir passar mal para beijar mulher em MT; vídeo
Em 2018, idoso foi condenado por seguir outra mulher de carro e insistir para que entrasse no veículo. Idoso é preso após fingir passar mal para beijar mulher em MT; vídeo
Um idoso de 65 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (5), suspeito de importunação sexual após fingir que passava mal dentro do próprio carro para assediar uma mulher em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, o suspeito havia importunado a vítima em três ocasiões diferentes. A juíza da 3ª Vara de Nova Mutum, Ana Helena Alves Porcel Ronkoski converteu a prisão em preventiva e o suspeito permanece preso, nesse sábado (8).
Um vídeo gravado pela vítima, que não quis ser identificada, mostra o suspeito com o carro parado em uma das avenidas da cidade após ter a perseguido na terça-feira (4). Com a frase “Fiquem de olho”, a vítima compartilhou o vídeo como uma forma de alerta a outras mulheres (assista acima).
À Tv Centro América, a vítima contou que na primeira vez, o suspeito fingiu que estava com falta de ar e a beijou sem consentimento. Com medo do homem estar armado, a mulher bateu nele e correu. Na segunda vez, o suspeito perseguiu a vítima até um restaurante do município e insistiu que ela entrasse em seu carro, abrindo a porta do veículo.
“Não esperava nunca isso de um senhor daquela idade. Depois de um ano, ele veio atrás de mim que nem um tarado. Corri dele”, explica.
Na terça-feira (4), o idoso perseguiu a vítima pela terceira vez, no Bairro Lírios dos Campos. Ela conseguiu gravar um vídeo do momento e ao perceber que estava sendo filmado, o homem saiu e não retornou.
Após a terceira vez, a vítima foi à Delegacia da Mulher para registrar boletim de ocorrência e solicitar medidas cabíveis. Ela contou que teme por sua segurança após a denúncia, pois o homem pertence a uma família influente na cidade.
LEIA MAIS:
Cachorros são encontrados em situação de maus-tratos em casa abandonada em Cuiabá
Mecânico encontra cobra escondida dentro de moto durante manutenção em MT
Outros crimes
De acordo com a Polícia Civil, o idoso é natural de São Miguel do Oeste (SC) e é acusado de crimes contra a dignidade sexual, incluindo assédio sexual e estupro, ambos consumados.
Em 2018, o Ministério Público de Santa Catarina processou o suspeito por perturbar a tranquilidade de outra mulher. Segundo a denúncia, ele a seguiu de carro, insistiu para que entrasse no veículo e fez comentários inapropriados. O comportamento era recorrente, com relatos semelhantes de outras vítimas em processos anteriores.
O juiz Márcio Luiz Cristofoli considerou que as provas eram suficientes para a condenação. Na época, o idoso foi condenado por perturbação da tranquilidade a 20 dias de prisão simples, convertidos em prestação pecuniária de um salário mínimo à vítima. Leia mais

3. Aluno de escola pública aprovado na USP escolheu medicina após avó sofrer AVC: ‘Senti que não conseguia ajudar’

William Lopez Rodrigues da Silva, de Ribeirão Preto (SP), cuidou da avó durante os meses em que ela morou com a família, o que despertou nele a vontade de ser médico. Mulher morreu antes de neto passar no vestibular. William Lopez Rodrigues da Silva, aprovado em medicina na USP de Ribeirão Preto escolheu curso após avó, Maria Aparecida Breve Lopez sofrer um AVC
Arquivo Pessoal
A aprovação em medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), um dos mais concorridos do Brasil, é a realização de um sonho de William Lopez Rodrigues da Silva, de 19 anos.
Aluno de escola pública, o jovem escolheu o curso após precisar cuidar da avó materna, Maria Aparecida Breve Lopez, quando ela sofreu o primeiro acidente vascular cerebral (AVC), em 2019, e foi morar com William e os pais.
“Eu fiquei meio longe, senti que não consegui ajudar muito. Então senti essa vontade de entrar para a área da saúde, para poder ajudar mais minha avó e ajudar mais as pessoas. Uma avó eu já não consegui ajudar, então queria poder ajudar a outra no futuro”.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
William lembra que na época em que a avó viveu com ele, ficava em casa para ajudar na alimentação e na locomoção dela. Quando o segundo AVC veio, muitas vezes, ele ia com os primos até o hospital e chegou a trocar a sonda e as fraldas de Maria Aparecida.
“Eu tive de cuidar dela. Nesse tempo, despertou o interesse em participar de mais coisas na área da saúde. Foi quando comecei a estudar e apliquei para poder fazer o cursinho em 2024, para passar em medicina”.
Em 2021, após um novo AVC, Maria Aparecida precisou ser hospitalizada e passou a morar na casa de outro familiar, onde ficou até morrer, em 2024. Ela não chegou a ver o neto passar no vestibular.
LEIA TAMBÉM:
Aluno de escola pública que se dividia entre aulas regulares, cursinho popular e curso técnico tem dupla aprovação na USP
Interesse pela área da saúde
Cuidando da avó e acompanhando a rotina dela, William passou a se interessar cada vez mais pela área da saúde.
A primeira opção dele para o vestibular era medicina. Mas o jovem pensou em uma segunda também e, como alternativa mais segura, por conta da nota de corte dos vestibulares, escolheu enfermagem.
Recentemente, William conquistou vagas nos dois cursos escolhidos: em medicina, pelo Provão Paulista, e enfermagem pelo vestibular da Fuvest, ambos na USP de Ribeirão Preto. Ele escolheu a primeira opção e está ansioso para as aulas começarem.
William Lopez Rodrigues da Silva, em um workshop de medicina, promovido pelo cursinho popular Flavi em Ribeirão Preto
Arquivo Pessoal
Apoio dos pais
Para realizar o sonho de entrar na faculdade, foi preciso muito estudo e disciplina por parte do estudante. O pai, William Rodrigues da Silva, lembra dos dias corridos em que mal via o filho em casa.
“Eu vi ele estudando bastante tempo, ele correndo pra lá e pra cá, pega livro, vai pra biblioteca. Era complicado, ele emagreceu, a gente vê que quando você tem um foco e, realmente leva a sério, é possível, sim. Eu vi ele sofrendo e agora estão vindo os resultados”.
Além das aulas regulares, cursinho social e curso técnico, o estudante aproveitava os intervalos para se dedicar em responder questões antigas dos vestibulares que iria prestar.
William Lopez Rodrigues da Silva, aprovado em medicina na USP de Ribeirão Preto, com os pais
Arquivo Pessoal
O compromisso com o estudo, ele diz, é resultado do apoio que os pais depositaram nele desde muito novo. Ao g1, Silva conta que ele e a mulher fizeram um combinado com o filho.
“Ele sempre era o melhor da sala, então, o nosso trato, meu e da mãe dele com ele, foi o seguinte: você não vai trabalhar, só que no período em que vai estar em casa, vai usar o tempo realmente para estudar, para conseguir alguma coisa para você”.
O acordo foi cumprido pelo jovem, que hoje colhe os frutos de meses intensos de estudo.
“Eu sabia que eles confiavam em mim, eu senti que devia fazer o meu melhor para poder corresponder essa confiança que eles depositaram em mim”, diz William.
*Sob a supervisão de Flávia Santucci.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Aluno de escola pública O jovem escolheu o curso após precisar cuidar da avó materna, Maria Aparecida Breve Lopez, quando ela sofreu o primeiro acidente vascular cerebral (AVC), em 2019, e foi morar com William e os pais. Leia mais

4. Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025 abre inscrições; veja como participar

Evento chega à 8ª edição e tem tema inspirado na relação entre Brasil e Angola; inscrições seguem abertas até o dia 22 de fevereiro. Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025 abre inscrições
Divulgação/Moviafro
Um concurso de beleza com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira será realizado em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador entre fevereiro e abril deste ano. As inscrições para o Miss Afro Feira de Santana estão abertas até o dia 22 de fevereiro. Está é a 8ª edição do evento é promovido pela Associação Cultural Moviafro.
Podem participar mulheres que se autodeclararem negras, com idade entre 16 e 40 anos, que residam em Feira de Santana e distritos da região .
As inscrições devem ser feitas via formulário disponibilizado pelo WhatsApp: (75) 9 8283-7418. Cada candidata deve doar dois pacotes de absorventes como tarifa social.
O primeiro encontro entre as participantes e a coordenação será no dia 23 de fevereiro, no Centro de Cultura Amélio Amorim e terá caráter eliminatório. Já a grande final está marcada para o dia 26 de abril, às 16 horas, no mesmo local.
📱 Acesse o canal no WhatsApp no g1 Feira e região
Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025 abre inscrições
Divulgação/Moviafro
Criado pelo Coordenador Geral da Moviafro, Val Conceição, o Miss Afro tem como objetivo fortalecer a autoestima e identidade das participantes. Segundo o idealizador, o evento funciona mais como um curso de empoderamento do que como um concurso tradicional.
Durante o período de preparação, as participantes passam por formações e debates. Veja os temas abordados:
Cidadania, emprego e renda;
Saúde e sexualidade;
Acesso ao ensino superior;
Estatuto da Igualdade Racial;
Relações humanas;
Moda e comportamento.
A edição deste ano tem como tema “Angola – África Brasileira”, e vai destacar a relação histórica e cultural entre os dois países.
De acordo com a organização, as candidatas farão uma imersão na história angolana, e vão aprender sobre as influências do país na formação da identidade afro-brasileira.
A vencedora do concurso representará o Movimento Negro Feirense e a Moviafro em eventos e ações afirmativas ao longo do ano de 2025.
Além da experiência, as vencedoras receberão prêmios em dinheiro e bolsas de estudo. Confira a premiação:
1ª colocada
Bolsa integral para curso superior tecnólogo (2 anos);
R$ 1.500,00 em dinheiro;
Buquê de flores;
Brindes;
Coroa, faixa e manto de Miss Afro Feira de Santana.
2ª colocada
R$ 1.000,00 em dinheiro;
Buquê de flores;
Brindes;
Faixa de 1ª Beldade Negra.
3ª colocada
R$ 500,00 em dinheiro;
Buquê de flores;
Brindes;
Faixa de 2ª Beldade Negra.
Miss Simpatia
R$ 300,00 em dinheiro;
Buquê de flores;
Brindes;
Faixa de Miss Afro Simpatia.
Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025 abre inscrições
Divulgação/Moviafro
LEIA MAIS:
Primeira edição do Feira Arte na Avenida de 2025 acontece neste domingo em Feira de Santana
Universidade Estadual de Feira de Santana abre inscrições para 14º edição do Festival de Sanfoneiros
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e da TV Subaé Leia mais

5. Prefeitura oferta 224 espaços para comércio ambulante no carnaval 2025 em Boa Vista; veja como solicitar

Inscrições ocorrem do dia 10 a 12 de fevereiro na sete da Fetec. Comerciantes serão selecionados por meio de sorteio público. Carnaval 2025 ocorre entre os dias 1° e 4 de março. Carnaval 2024 na praça Chico do Carneiro, no bairro dos Estados, em Boa Vista
PMBV/Divulgação
A Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) disponibiliza 224 espaços para comércio ambulante durante o período do carnaval 2025 em Boa Vista, que ocorre entre os dias 1° e 4 de março. As inscrições ocorrem entre os dias dia 10 a 12 de forma presencial na sede da Fetec.
LEIA O EDITAL
Há vagas para para nove modalidades de comércio: barraca secundária, barraca de produtos artesanais, food truck, espaço gourmet, espaço para brinquedos, espaço para cama elásticas, credencial rotativa para ambulantes, credencial rotativa para carrinhos de pipoca, espaço para carro baú para comércio de venda de gelo.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Os espaços que serão disponibilizados estão localizados na praça Fábio Paracat, na avenida Ene Garcez; praça Clotilde Tereza de Oliveira, no bairro Nova Cidade; e na praça Poliesportiva Cabos e Soldados, no bairro Caranã.
Interessados em se inscrever devem apresentar os seguintes documentos:
Pessoa física: Carteira de identidade, documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado, ficha de inscrição e comprovante de registro da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emurh), caso seja ambulante.
Pessoa jurídica: Registro comercial (caso seja empresário individual), prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e ficha de inscrição.
🕐 Cronograma
A seleção dos comerciantes será por meio de sorteio público. Todo o processo ocorrerá ao longo do mês de janeiro. Confira as datas:
Inscrição: 10 a 12 de fevereiro;
Sorteio dos espaços: 17 de fevereiro;
Entrega dos espaços: 27 de fevereiro.
Tanto a inscrição quanto os sorteios serão realizados na sede da Fetec, localizada no Teatro Municipal, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, bairro São Vicente.
A vigência do contrato para uso dos espaços será de quatro dias, durante o período do carnaval, 1° a 4 de maio.
Teatro Municipal de Boa Vista, onde funciona a Fetec
Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak