A área total queimada no bioma Pantanal no período de janeiro a agosto de 2021 é cerca de seis vezes menor em comparação com igual período do de 2020, ano recorde em incidência de incêndios florestais no Estado. De acordo com os dados do LASA – Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ, 1.368.775 hectares do Pantanal (de MS e MT) haviam sido atingidos por queimadas. No mesmo período de 2021, esse número despencou para 261.800 hectares.

“Todos estamos unidos para o combate as queimadas, governo, autoridades, pecuaristas, brigadistas, fazendeiros, bombeiros entre outros, no entanto o período mais quente e de maior estiagem está chegando agora em setembro e inicio de outubro. Temos que ampliar os cuidados”, defende o vereador de Poconé Fábio Oliveira.

O parlamentar INDICOU recentemente ao Governador Mauro Mendes e ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira e Silva estendido a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, bem como as autoridades municipais; Prefeito de Poconé, Ataíl Marques do Amaral e Danielle Assis Carvalho, Secretária Municipal de Meio Ambiente; no sentido de buscar entendimentos e tomadas de providencias para destinar às equipes que desenvolvem ações de enfrentamento às queimadas na região do Pantanal, município de Poconé, uma Pá Carregadeira para viabilizar a confecção rápida dos aceiros necessários na prevenção e combate ao fogo.

“Essa destinação pode ser feita na forma de aquisição de maquinário novo ou aluguel ou utilização de Pá Carregadeira apreendida em fase de fiscalização do órgão competente. A destinação desse equipamento às equipes é fundamental na continuidade de estratégicas ao enfrentamento das queimadas possibilita a confecção imediata dos aceiros e outras ações necessárias na prevenção e combate aos incêndios”, defendeu Fábio.

Ao site Mato Grosso Total o vereador esclareceu que continua articulando junto ao governo do estado a vinda de mais maquinas para o município, tendo em vista as inúmeras necessidades, entre os problemas atuais as queimadas.

“Temos que ficar atentos tanto as queimadas urbanas e rurais, tanto no pantanal quanto nas outras regiões visto que Poconé é muito extenso em seu território”, finalizou o vereador.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta