Grupos de trabalho são criados para realizarem estudos sobre origem dos bairros e dos distritos da Cidade

Por iniciativa da Academia Lítero-Cultural Pantaneira (Acadepan), contando com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Câmara dos Vereadores, Sesc-Poconé, Conselhos Comunitários de Moradores, escolas, lideranças comunitárias e demais segmentos da sociedade civil organizada, grupos de trabalho começaram a ser criados para realizarem estudos e fazer um levantamento sobre a origem dos bairros e dos distritos pertencentes ao município de Poconé (100 km de Cuiabá-MT).

O primeiro encontro foi realizado na noite de quarta-feira (25/05), na sede do Sesc-Poconé, e teve por finalidade fazer a identificação dos participantes, definir estratégias de estudos, bem como, elaborar um plano de trabalho para se fazer um levantamento das possíveis fontes de informações como, por exemplo, portadores de memória viva (moradores antigos), documentos históricos (oficiais e não oficiais), entre outros.

Entre os posicionamentos defendidos pelo grupo de trabalho, ficou deliberado uma solicitação junto à Câmara Municipal de Vereadores para que, através de Leis Municipais específicas, sejam legitimados a origem de cada bairro e de cada distrito, se é que ainda não há essas respectivas informações. Havendo, que sejam acrescidas os trabalhos históricos levantados pela equipe. Foi sugerido ainda, que, as escolas de Poconé incluam nas séries iniciais, estudos e conhecimento da história e da origem do município de Poconé. Segundo o presidente de honra da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, o jornalista e escritor Walney de Souza Rosa, o principal objetivo desse levantamento histórico é criar, futuramente, um instrumento (documento) de estudos, no qual, poderá ser levado para as escolas e até faculdades de dentro e fora do município, bem como, enriquecer ainda mais o passado da cidade, em especial, a memória das pessoas que contribuíram na sua edificação.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.