Quem conhece bem as altas temperaturas de Poconé, cidade pantaneira distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso, está surpreso com o frio sem precedente dos últimos dias que atingiu a região.

Os termômetros acusaram nas últimas noites que a temperatura variaria de 5ºC a 8ºC, com sensação térmica de até 3ºC.

No entanto vídeos de internautas comprovam que a temperatura na madrugada deste primeiro de julho chegou a zero grau.

Alguns vídeos amadores de internautas apresentam a região de Salinas (área de mineração), zona rural de Poconé, com uma fina camada de gelo sobre os veículos.

O processo de “Solidificação” é um dos estados físicos da água que compreende a passagem do estado líquido para o sólido. É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.

Portanto, possivelmente devido aos fortes ventos da madrugada e a baixa temperatura aliada ao sereno da madrugada formaram-se as camadas de gelo sobre os veículos e algumas plantas.

O poconeano que se acostumou com calor de mais de 40ºC, está reclamando de tanto frio.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta