
Na manhã da última quinta-feira (26/01), os secretários municipais de Poconé (100 km de Cuiabá-MT), Manoel Salvador “Dodô” (Turismo) e Amaral Jr. (Desenvolvimento Urbano e Econômico) estiveram participando de uma importante reunião com representantes de outros 06 (seis) municípios pantaneiros sendo eles: Barão do Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D’ Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.
O encontro foi promovido na sede do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) com o presidente Francisco Serafim, e teve como objetivo discutir a formação de parcerias para dar celeridade ao processo de Regularização Fundiária nesses municípios.
Na ocasião, Poconé foi parabenizado pelo presidente (Francisco Serafim), pelo diretor rural (Danilo Fernandes) do Intermat e demais presentes, por ser o município modelo no processo de Regularização Fundiária. “Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo Conselho Municipal de Regularização Fundiária, pelo Conselho de Regularização (Determinado pelo CNJ) presidido pela Juíza de Direito, Drª Kátia Rodrigues Oliveira, atendendo orientação do Comissão Nacional de Regularização Fundiária (CRF), e que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poconé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e demais secretarias, Câmara Municipal de Vereadores, Cartório do 1º Ofício, Cartório do Distrito de Cangas, Defensoria Pública – MT e parceiros da sociedade civil organizada”, esclareceu o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico de Poconé, Amaral Junior.
Segundo Amaral Junior a meta do município é fechar o 1° semestre com a entrega de mais de 600 títulos definitivos de escritura para as localidades do distrito do Chumbo, residenciais Santa Clara e José Francisco de Assis, P.A. Nossa Terra Nossa Gente e P.A. João Ponce de Arruda (Fedegoso). Além disso, a pasta quer dar celeridade nos processos no bairro João Godofredo, na Vila Toledo e Vila Baleares II, entre outros, para que já no 2° semestre estejam, totalmente, concluídos.
Diante das ações e dos resultados que foram obtidos em Poconé e que foram apresentados na reunião, os representantes dos demais municípios fizeram um convite para que o secretário Amaral Junior possa colaborar os demais municípios eles na organização para a formação de seus Conselhos Municipais de Regularização Fundiária.
Ainda nessa reunião, as lideranças saíram com respostas e definiram propostas e parcerias que irão contribuir no cumprimento da agenda e organização do III FORUM DE MONITORAMENTO que será no dia 27 de Abril de 2023 em Cuiabá. Já no período vespertino (tarde), o secretário Amaral Jr também fez o convite para que os representantes dos municípios, Líderes Pantanal – SEBRAE MT (Eixo –Agro), participassem de um encontro com os membros do Núcleo Regularização Fundiária da Defensoria Pública – MT, Munir Arfox e Ari Praieiro afim de obterem maiores informações, esclarecimentos e orientações para possibilitar o andamento dos trabalhos em cada região.