Na semana que passou a Prefeitura de Poconé, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento e Administração, Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura, juntamente com a Câmara Municipal dos Vereadores, estiveram realizando uma reunião com a Presidente da APA Poconé e demais integrantes, para assinatura de um importante termo e acordo de cooperação com a associação, visando contribuir com os trabalhos que a mesma, vem realizando no município de Poconé (100 km da Capital Cuiabá). 

Inicialmente, o termo de fomento e acordo de cooperação com associação tem por objeto, estabelecer as condições para a execução do Projeto Novo Abrigo da APA, no qual a administração pública estará repassando o valor total de R$ 24 mil reais, divididos em 12 parcelas mensais de 2 mil reais para a associação, como acordado no plano de trabalho com a prefeitura, para o exercício financeiro de 2022 e 2023. 

A conquista é fruto da parceria e do trabalho com a Câmara Municipal dos vereadores, encabeçada pelos vereadores, Luís Eduardo, “Dudu Carrapato”, e Márcio Fernandes, “Marcinho”, que por meio do Projeto de Lei nº 001/2022 que dispõe sobre a proteção e bem-estar dos animais domésticos, no município, tendo o parecer n.º 040/2022, favorável, emitido pela Comissão de Justiça, Economia e Finanças, aprovaram o projeto junto aos vereadores e vereadoras presentes, obtendo 08 (oito) votos favoráveis.

Segundo a presidente da entidade, senhora Jane Aparecida Gomes, a associação foi fundada em maio de 2020 e oficializada em maio de 2021, atende cerca de 20 animais em situação de abandono e maus tratos, que não são disponibilizados para adoção, devido ao estado de saúde delicado, que exige maiores cuidados e tratamento constante, no decorrer de toda a vida, que lhes restam, pois até o presente momento, isso só era possível, graças as doações e contribuições, de pessoas que abraçavam e solidarizavam com a causa.

Graças à lei sancionada e a organização legal da entidade, agora a prefeitura municipal pôde contribuir com a locação de um imóvel que atenda todas as exigências sanitárias e ambientais para ser a sede da APA Poconé, bem como, poderá contribuir com a manutenção do espaço, por meio das secretarias de infraestrutura, meio ambiente e agricultura. A atual sede irá disponibilizar melhores condições, além de evitar quaisquer transtornos à vizinhança.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta