
Na semana que passou o prefeito de Poconé (10o km de Cuiabá-MT), Tatá Amaral, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Amaral Junior, e o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Souza, estiveram na capital do estado, reunidos com o 1º secretário da AL/MT, deputado estadual Max Russi.
O encontro também teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Poconé, Raul Santos, que liderou uma comitiva de pecuaristas que possuem as suas propriedades de divisa entre os dois municípios, mais precisamente, na região da Salinas e Pirizal. O objetivo do encontro foi buscar meios de desburocratizar a situação vivenciada por eles para conseguir a retirada/emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), bem como, de outras documentações.
Esses pecuaristas estão inscritos como produtores no município de Poconé, porém, agora está sendo exigido que a retirada da GTA seja feita na cidade vizinha (Livramento), gerando, assim, diversos transtornos para a emissão desse e de outros documentos. O conflito cadastral gera prejuízo a eles por inviabilizar a comercialização de seus bovinos e de outros animais.
Diante disso, o deputado Max Russi fez contato com representante de um dos órgãos fiscalizadores e obteve êxito no diálogo onde ele conseguiu expandir o prazo final para o pagamento da GTA, que seria nesta quarta-feira (15/02), por mais 180 dias. Agora, os pecuaristas terão tempo hábil para buscar sanar o problema de emissão e também para abrir novas discussões sobre as delimitações da divisa entre os municípios.