Na última semana, foi realizada uma reunião envolvendo a equipe da Secretaria Municipal de Turismo, equipe do SEBRAE do setor de ação para execução do Programa Pró Pantanal e proprietários de empreendimentos turísticos da região do Pantanal de Poconé (100 km de Cuiabá-MT).

O objetivo do encontro foi promover a atualização de dados do inventário do município e discutir o planejamento e novas ideias a serem implantadas, bem como, ações estratégicas para potencializar o turismo na região.

O SEBRAE e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançaram em abril de 2021 o Programa Pró Pantanal, programa de recuperação econômica do Bioma Pantanal por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território. A iniciativa, formatada pelo SEBRAE nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por determinação do prefeito de Poconé Tatá Amaral, o município pantaneiro aderiu à proposta junto ao SEBRAE.

No total, 32 mil pequenos negócios, 20 mil propriedades rurais e 3.500 pescadores compõem a região do Pantanal dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

A missão do programa seria de apoiar a inovação no Pantanal, identificando oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no Bioma Pantanal.

O objetivo final é elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios do turismo, agronegócios e economia criativa com base na inovação e tecnologia. O programa também contempla o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, atuando em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.