Os Poderes: Executivo e Legislativo de Poconé foram convidados para prestigiarem formatura dos alunos do curso de “Unidade Especializada de Fronteira”. Representando o Prefeito Atail Marques do Amaral (Tatá Amaral) esteve o Secretário de Turismo, Manoel Salvador (Dodô), e representando o Poder Legislativo esteve o Vereador Dudu Carrapato.

A cerimônia foi realizada na quinta-feira (27) em Porto Esperidião. Vinte e nove agentes de segurança, das policias Militar (PM), Civil (PJC), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro (EB) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que atuam nas atividades de segurança na região de fronteira do Estado concluíram nesta quarta-feira (23.08) o curso de “Unidade Especializada de Fronteira”.

Esta é a 37° edição da capacitação ofertada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Ministério da Justiça (MJ) e a Secretária de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

As atividades foram sediadas pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) intercalando as atividades nas bases da  unidade em Cáceres (225 km de Cuiabá) e Porto Esperidião (326 km a oeste da Capital), ao todo foram 10 dias de curso.  

As temáticas abordadas foram voltadas a instruções de sobrevivência em região de mata, policiamento embarcado, georeferenciamento, noções de direitos humanos frente a atividade policial e táticas de confronto armado e abordagem.

Para o coordenador da unidade, tenente coronel PM José Nildo  de Oliveira, o principal registro deixado pelo curso é a interação entre as instituições que se uniram nesta qualificação.

“É notável o espírito de comprometimento entre os profissionais que participaram deste curso, o entrosamento entre a equipe é o maior legado deixado. Ficamos satisfeitos em poder compartilhar dessa troca de experiências”, destacou o coronel.

POCONÉ:

Na ocasião, por orientação do Prefeito Tatá Amaral, o Secretário Manoel Salvador solicitou a retomada do diálogo sobre a presença permanente de uma Base do Gefron em Poconé.

O Vereador Dudu Carrapato, destacou que irá formalizar pela Câmara dos Vereadores a implantação efetiva do Gefron no município.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta