PESQUISA ESTIMULADA MOSTRA QUE DE 60% A 70% DO ELEITORADO JÁ DECIDIU EM QUEM VOTAR.
No início da noite de sexta-feira (18) foi noticiado o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto MT, sobre o cenário dos pré-candidatos à prefeitura de Poconé, município pantaneiro no interior de Mato Grosso.
Foram entrevistados 440 pessoas entre os dias sete nove de fevereiro de 2024. O resultado possui margem de erro de 3%, além do nível de confiança de 95%. Essa pesquisa demostra seriedade e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, com o número MT/05382/2024.
Após divulgação dos resultados nas redes sociais alguns pré-candidatos e seus orientadores e apoiadores amargaram um pífio resultado, o que os obrigarão a refazer rotas futuras e avaliar o trajeto até agora.
Veja o resultado:
ESPONTÂNEA (quando não se apresenta os candidatos):
57% Não sabem responder
15% Dudu Carrapato (PSDB migrando para UB)
4% Dr Jonas (PTB)
3% Clóvis Martins (PRD – com a dissolução do PTB)
3% Itamar Lourenço (PSB – migrando para PSDB)
3% Euclides Santos (Ex PDT, MDB e PSDB, sem partido)
2% Ricardinho (PT)
2% Camila Silva (PSD)
1% Ney Rondon (UB – migrando para outro partido)
1% Marcinho (MDB)
ESTIMULADA 01 (Quando a pesquisa apresenta os pretensos candidatos):
28% Dudu Carrapato (PSDB migrando para UB)
18% Não sabem responder
15% Dr Jonas (PTB)
13% Nulo e Branco
8% Camila Silva (PSD)
5% Marcinho (MDB)
5% Ney Rondon (UB – migrando para outro partido)
4% Ricardinho (PT)
4% Itamar Lourenço (PSB – migrando para PSDB)
ESTIMULADA 02 (Quando a pesquisa apresenta os pretensos candidatos):
31% Dudu Carrapato (PSDB migrando para UB)
28% Não sabem responder
19% Dr Jonas (PTB)
10% Nulo e Branco
6% Ricardinho (PT)
6% Ney Rondon (UB – migrando para outro partido)
Ponderações do MTTotal:
1 – Fica evidente que o vereador de Poconé Luiz Eduardo Almeida de Aquino Nunes – DUDU Carrapato, lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para prefeitura.
2 – Dr. Jonas não avança mais que 19% nas pretensões de voto.
3- Euclides Santos, mesmo ausente ainda vive na memória do poconeano. Na espontânea (Sem derrubar uma gota de suor) se iguala a Clóvis Martins e ao atual presidente do legislativo Itamar Lourenço. Ofusca e supera Professor Ricardinho, Camila Silva e principalmente Ney Rondon e Marcinho.
4 – Aparentemente entre a pesquisa estimulada 01 e 02, os 8% de Camila Silva transita para o quadro “Não sabem responder”, demonstrando uma certa fidelidade e indecisão em quem votar caso Camila não saia candidata.
5 – Aparentemente entre a pesquisa estimulada 01 e 02, numa possível saída do cenário os votos de Itamar e Marcinho poderão ser absorvidos por qualquer um dos outros candidatos.
Diferença de fato e especulação:
7 – FATO: Dudu é o pré-candidato liderado pelo grupo do prefeito Tatá Amaral (seguindo por lideranças de bairros, empresários, pecuaristas, mineradores).
8 – ESPECULAÇÃO: A dificuldade dos demais partidos é a união entre eles e a decisão de quem realmente será o candidato dos supostos grupos de oposição.