Ícone do site MT Total

POCONÉ: Nova carteira de identidade começa a ser emitida pela Casa da Cidadania

A prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, informa a toda a população, que os serviços para emissão da Nova Carteira de Identidade já estão sendo realizadas em Poconé (100 km da capital Cuiabá). A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida em um modelo único e com validade para todo o território nacional desde o dia 4 de agosto de 2022 e visa, unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação.

Neste primeiro momento, a troca do documento não será obrigatória, e a substituição poderá ser feita de forma gradual. As carteiras de identidade expedidas de acordo com os padrões atuais permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, até 29 de fevereiro de 2032. A primeira via em papel moeda será gratuita para todos e terá versão digital. A taxa será aplicada apenas para modelo de cartão.

No município, o atendimento está sendo realizado na Casa da Cidadania, localizado na praça da matriz, próximo ao ponto de taxi central, das 07 às 13 horas, no qual diariamente, são realizados cerca de 25 a 30 atendimentos, sendo 5 desses, destinados exclusivamente para moradores da zona rural. Para agendar o atendimento, basta ligar para o telefone (65) 3345-2357 e falar com um dos atendentes. 

Para ter acesso ao novo documento, é preciso ter o CPF regularizado na Receita Federal, além dos documentos originais, o RG antigo, certidões (nascimento, casamento e averbação de divórcio) e Boletins de Ocorrência em caso de perda ou extravio. O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem idade entre 12 e 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos terão o documento definitivo.

Versões física e digital
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Padrões internacionais
A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

Sair da versão mobile