Das várias ações do Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal está o estímulo ao turismo, atividade econômica da maior importância na região pantaneira.

Com intuito de melhorar ainda mais as atividades realizadas no meio turístico do município, a Prefeitura de Poconé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realiza nesta quarta-feira (11/05), o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Poconé (100 km da Capital Cuiabá).

O evento está agendado a partir das 09h no auditório do Sesc Poconé, na Avenida Generoso Ponce, ao lado do Hospital Geral.

Por parte da Secretaria Municipal de Turismo, está havendo grande mobilização e convite a todos os membros e representantes do trade turístico, lideranças e a comunidade em geral, para conhecer as novas estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo, bem como, participarem das palestras com os temas: Plano de desenvolvimento do Turismo do Município.

“Trabalhamos por muito tempo para sempre nos reinventarmos no turismo, os desafios dos últimos anos foram vencidos, e mesmo assim o turismo continua sendo grande gerador de emprego e renda para Poconé, trazendo divisas ao município, por isso temos sempre que atualizarmos, para tanto apresentaremos o Plano de Desenvolvimento do Turismo e com isso monetizar e potencializar ainda mais o turismo em Poconé”, destacou Manoel Salvador (Dodô), secretário de turismo.

O plano é resultado de pesquisas e Workshop de Planejamento Turístico, organizado pelo Sebrae MT e a prefeitura, e ocorreram no mês de março. O plano foi confeccionado frente ao desejo de gestores públicos, empresários do trade turístico e pessoas interessadas no assunto mesmo que de forma indireta.

A consultora de turismo do Pró-Pantanal, Rejane Pasquali acredita que “O Plano (Municipal de Turismo) vem para organizar todos esses elementos, propondo produtos turísticos complementares para melhorar a experiência do turismo no local”, ressalta.

Ela destaca ainda a necessidade de diversificar os produtos turísticos nas pousadas ao longo da Transpantaneira, “quase todos oferecem a mesma coisa” – focagem de jacaré, passeio de barco, cavalgada, torre de observação. Ela cita como exemplo o fato da figura do homem pantaneiro ser ainda pouco aproveitada no turismo. À médio e longo prazo a proposta é inserir aspectos do destino turístico inteligente.

Pró-Pantanal

O Pró-Pantanal é uma iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com vistas à retomada da economia por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território, iniciadas em 2021 e que se estendem até 2023.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.