POCONÉ: Municípios do Vale do Cuiabá poderão comercializar produtos da agricultura regional

Poconé e demais municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá fazem adesão ao Susaf

Aconteceu na semana passada (25/10), no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), o encontro que marcou a adesão de Poconé (100 km de Cuiabá-MT) e de outros municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá, a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – Susaf.

O ato contou com presença do presidente da AMM, Neurilan Fraga, do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, da secretária de estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, do deputado estadual, Carlos Avalone, presidente da Empaer, Renaldo Loff, e de prefeitos e secretários e técnicos municipais de agricultura dos municípios que fizeram a adesão ao Susaf, dentre eles, o prefeito de Poconé, Tatá Amaral, e o secretário de Agricultura, Amarildo do 120 e sua equipe.

O Susaf é sistema que garante a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte em todo território estadual.

Para auxiliar os municípios na adesão e implantação do Susaf, foi criado um Núcleo de Apoio, formado por vários profissionais como médicos veterinários, nutricionista, advogados e técnicos em edificações e engenheiros, que assessoram os gestores e secretários municipais de Agricultura na elaboração e construção dos Planos de Trabalho e procedimentos para fins de adesão ao Susaf.

Na oportunidade, produtores e empresários fizeram a apresentação dos trabalhos que desenvolvem em seus respectivos municípios e Poconé foi representado pelo empresário Alexandre Dalla Nora que apresentou o frigorífero “Frigoné” e pelo presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade São Benedito e Remanescente Quilombola, Agnaldo Guia de Almeida, que apresentou os trabalhos da agroindústria da farinheira da referida comunidade.

Walney Rosa
Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta Cancelar resposta