Autoridades de Poconé estiveram em Várzea Grande participando de palestra sobre salvaguarda da cultura e tradição

Aconteceu no Várzea Grande Shopping a Exposição da Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso; “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” evento que movimentou o cenário cultural da região.

Entre os eventos houve no dia 20 de outubro a palestra sobre SALVAGUARDA da cultura e tradições regionais. O evento contou com a participação de representantes de Poconé, Diamantino e Cuiabá.

Na comitiva de Poconé, estiveram presentes: o Presidente da Câmara de Vereadores de Poconé, Márcio Fernandes, que acompanhou a Secretária Municipal de Cultura Mariana Petronília, Diretora de Cultura Laura Cristina e equipe da cultura.

“Fomos convidados e viemos prestigiar o evento, as discussões foram pertinentes e iremos levar tudo que aprendemos aqui para o município de Poconé”, declarou o Vereador Marcinho.

A exposição esteve montada no 2º piso do Várzea Grande Shopping e foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Gross o(AMFMT), Associação Social Civíl Abaiuc (ASCA) e VG Shopping, e reuniu as diversas manifestações artísticas, culturais e folclórica do Estado, de Cuiabá e Várzea Grande.

A secretária de cultura de Poconé manifestou, “Foi muito bom participar, iremos desenvolver algo parecido nos próximos meses ou ano que vem em Poconé”, declarou Mariana.

A exposição contou com várias manifestações artísticas como, a Reza Cantada/Cururu, apresentação do Siriri, desfile dos instrumentos regionais viola de cocho, mocho e ganzá, danças de salão como o rasqueado e lambadão e a culinária regional com os pratos típicos que já fazem parte da cultura local.

Foram promovidas também diversas oficinas, sendo dança de Siriri Mirim, Siriri Juvenil, rasqueado, lambadão, dança afro: Dança do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, Cururu/Reza Cantada, Dança do Ventre, Dança de Salão e ainda curso de Culinária Regional e curso para a aprendizagem do modo de fazer Viola de Cocho.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta