Visando a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAAP, na manhã desta sexta-feira (17/03), o Prefeito Tatá Amaral, juntamente com a primeira-dama, Joelma Gomes e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário Rural, Amarildo Schmieleski, realizaram uma importante reunião de alinhamento com os representantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais, o presidente, Amiliano Alvez, o vice-presidente, José Thomas e o diretor financeiro, João Batista, para debaterem a respeito do programa, bem como, quem poderá participar, quais alimentos poderão ser fornecidos, dentre outras informações referidas ao programa. 

Com o lema “Renda para quem produz e comida na mesa de quem precisa”, o programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

A prefeitura tem por objetivo, atender cerca de duas mil e quinhentas (2.500) famílias, indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricional e aqueles atendidos pela rede socioassistencial e pelos equipamentos de alimentação e nutrição. Os beneficiários fornecedores são os agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais. indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais, que atendam aos requisitos previstos no art. 3° da Lei n° 11.326. de 24 de julho de 2006.

Os produtos que poderão ser adquiridos, deverão ser únicos e exclusivamente produzidos pelos agricultores familiares em Poconé, e devem cumprir os requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes. Os interessados em participarem do programa, deverão se cadastrar junto a Associação e cumprir com as diretrizes do programa. Dentre os produtos adquiridos pela modalidade estão: Hortaliças: Abóbora, Abobrinha, Batata Doce, Alface, Cebolinha Verde, Couve, Maxixe, Pepino, Pimentão. Frutas: Tomate, Abacaxi, Abacate, Banana, Limão, Mamão. Tangerina. Produtos de Origem Animal, Panificação, Doces e outros que venham a ser definidos pelo Grupo Gestor do PAAP.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, Emprego e Renda realizara doação simultânea dos itens adquiridos por meio de entrega a mais de 2500 famílias credenciadas na Proteção Básica e entidades filantrópicas credenciadas no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta