Vinte guias e condutores de turismo de Poconé formam a terceira turma contemplada pelo curso de primeiros socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A capacitação encerrou às 18 horas de ontem, terça-feira (16.11), no município.

A ação ocorreu graças ao empenho da Secretaria Municipal de Turismo de Poconé, tendo em vista o apoio logístico para realização do curso bem como sua divulgação e cadastro. “Nossos profissionais merecem, o curso trouxe novos conhecimentos para quem não tinha e atualização para aqueles que por ventura já tivessem feito algo parecido. Temos que agradecer a parceria do governo do estado pela Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur)”, afirmou Manoel Salvador, Secretário de Turismo de Poconé.

A qualificação tem o intuito de oferecer mais proteção aos visitantes do Estado porque os profissionais do setor vão obter conhecimentos sobre segurança pessoal, prevenção de acidentes e primeiros socorros. A previsão é de capacitar aproximadamente 320 condutores e guias de turismo de Mato Grosso, em primeiros socorros, até 2022.

A ação é realizada graças à assinatura de um termo de cooperação firmado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Conhecimentos

Durante a capacitação os profissionais de turismo aprendem também sobre atendimento pré-hospitalar, precauções padrão em biossegurança, definição de tipos de traumas, técnicas de imobilização, identificação de tipos de fraturas, como efetuar a reanimação cardiopulmonar, identificação de hemorragias e como proceder em caso de acidentes com animais peçonhentos.

Conforme o secretário adjunto de Turismo e secretário de Desenvolvimento de Mato Grosso em exercício, Jefferson Moreno, é de grande relevância que Poconé seja uma das cidades a receber o curso por conta da grande movimentação turística existente na região.

“É uma cidade com grande fluxo de turistas na região do Pantanal, assim, a qualificação em primeiros socorros vai fornecer mais segurança a esses visitantes. Além de capacitar os condutores e guias de turismo, o curso forma alguns profissionais de hotéis da cidade que pediram para participar”, afirmou.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta