POCONÉ: Fábio apresenta na Câmara PL que reconhece a importância da “LIBRAS”

MT Total
outubro 29, 2021 - 3 anos atrás

A Câmara Municipal de Poconé passa a avaliar o projeto de lei, de iniciativa do Vereador Fábio de Oliveira (DEM) que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município, sendo esta como “língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso corrente das comunidades surdas ou mudas” em Poconé.

A lei segue agora para avaliação das comissões, após, sendo votada e aprovada será encaminhada ao prefeito para sancionar.

A “Libras” é a língua materna das pessoas surdas brasileiras e uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. É um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos com origens nas comunidades de surdos brasileiros.

“A aprovação deste projeto pela Câmara Municipal atende a uma reivindicação da comunidade surda e de suas famílias e pretendemos dar visibilidade e maior atenção seguida de cumprimento da legislação federal em todos os fatores que envolvam o respeito e atenção aos surdos na sua própria maneira de se expressar”, disse o vereador Fábio.

Durante a sessão onde foi lida o Projeto de Lei a comunidade surda se fez presente.

“O reconhecimento da Libras como língua em Poconé vai estimular a sua divulgação e vai ajudar a promover a presença de intérpretes em nosso dia a dia. É gratificante ver esta lei que promove a acessibilidade aos nossos amigos, famílias e comunidades”, finalizou o Fábio Oliveira.

CONHEÇA A LEI:

RECONHECE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO MUNICÍPIO DE POCONÉ – MT.

O Presidente da Câmara Municipal de Poconé, Estado de Mato Grosso, faz saber que a Câmara Municipal aprovou a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecida no município a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, e outros recursos de expressão a ela associados, como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso corrente das comunidades surdas.

Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão em que o sistema lingüístico de natureza visual-espacial, com estrutura gramatical própria, constitui modo de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas ou mudas do Brasil, conforme a Lei Federal 10.436 de 2002.

Art. 2º As repartições públicas municipais voltadas para o atendimento ao público poderão ter em seus quadros tradutores e intérpretes da língua de sinais devidamente capacitados e habilitados para o exercício da profissão.

Parágrafo único. A capacitação dos profissionais e dos servidores municipais para atendimento ao que dispõe esta Lei será comprovada através de certificado de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais – Libras, em conformidade com a legislação vigente.

Art. 3º O poder público incentivará a existência de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras nos órgãos da administração pública municipal, nas empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, bem como nos estabelecimentos de ensino, bancários, hospitalares, shoppings centers e outros de grande circulação de público e relevância, visando o atendimento às pessoas surdas. Art. 4º Esta lei entra em vigor 30 dias após sua publicação.

  1. Legislativo
  2. Noticias
  3. Poconé

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país
Brasil

Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país

O segundo maior bioma brasileiro também ocupa essa posição (segundo) quando o assunto é ameaça à biodiversidade e aos serviços ecossistemáticos....

setembro 12, 2024 - Walney Rosa
Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores

Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores

Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), vai retomar...

setembro 12, 2024 - Walney Rosa
Governo Federal reconhece Poconé, Livramento e mais 56 municípios de MT em situação de emergência
Brasil

Governo Federal reconhece Poconé, Livramento e mais 56 municípios de MT em situação de emergência

  Estiagem, seca estrema e até incêndios florestais levaram o governo federal a reconhecer situação de emergência em 58 municípios...

setembro 11, 2024 - Walney Rosa
Nininho faz acordo com o MP e deve pagar R$ 1,2 mi para encerrar ações
Brasil

Nininho faz acordo com o MP e deve pagar R$ 1,2 mi para encerrar ações

Segundo reportagem do jornalista Vinícius Mendes, para o site “Gazeta Digital”, o Promotor Ari Madeira Costa, da Promotoria de Justiça...

setembro 11, 2024 - Walney Rosa
Como Desenvolver um Feed do Instagram que Atraia Seguidores

Como Desenvolver um Feed do Instagram que Atraia Seguidores

Com o crescimento contínuo das redes sociais, especialmente o Instagram, as marcas e indivíduos buscam maneiras eficazes de atrair e...

setembro 10, 2024 - Barbara Guides
POCONÉ: Polícia Militar prende homem por violência doméstica
Brasil

POCONÉ: Polícia Militar prende homem por violência doméstica

Policiais militares prenderam em flagrante um homem de 46 anos, por violência doméstica, neste sábado (07.09), no município de Poconé....

setembro 9, 2024 - Walney Rosa