CONCURSO ALUSIVO AO DIA 18 DE MAIO: Encerramento da campanha reune dezenas de pessoas e conta com presença do Jornalista e apresentador de televisão, Edivaldo Ribeiro.

A Prefeitura de Poconé por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emprego e Renda, com apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, realizou na manhã deste sábado, o encerrando do Concurso de Desenho e Redação para alunos do 1º ao 9ª ano da rede pública de ensino, finalizando as atividades alusivas referentes a campanha nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Poconé (100 km da capital Cuiabá).

O concurso contou com a participação de diversas escolas da rede de ensino do município, na qual, dos trabalhos apresentados pelas crianças do 1º ao 9º ano, onde na categoria desenho os vencedores foram:

1° lugar: Aluna Débora da Escola municipal Juscelino Kubitscheck, premiação: 01 Bicicleta;

2° lugar: Aluno João Pedro Gomes da Escola Municipal Caetano de Albuquerque, premiação: 01 Kit escolar + relógio digital;

3° lugar: Aluna Talita Menezes da Escola Municipal João Godofredo, premiação: 01 kit escolar + relógio digital;

4° lugar: Aluna Brenda da Escola Municipal Antônio Avelino, premiação: 01 Fone de ouvido com Bluetooth;

5° lugar: Aluna Danelins, da Escola Municipal Eloisa Helena, prêmiação: 01 Relógio Digital;

6° lugar: Aluna Gabriely Luiza da Escola do Campo São João, premiação: 01 Kit escolar;

Na categoria redação, os vencedores foram:

1° lugar: Aluna Maria Clara, da Escola Eucaris, Prêmio: 01 Bicicleta;

2° lugar: Aluna Francielly Vitória da Escola Frei Carlos Vallet, Prêmio: Bicicleta;

3° lugar: Aluna Nicolly Medrado, da Escola Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Prêmio: Fone de ouvido Bluetooth;

4° lugar: Aluna Alice Cunha da escola Bacharel Ribeiro, Prêmio: Caixinha de som Bluetooth.

Com o slogan “FAÇA BONITO – PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES” as ações realizadas no Município de POCONÉ-MT, tiveram o propósito de convocar toda a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no município. Foram realizadas palestras nas escolas Municipais, abordando assuntos de prevenção ao abuso sexual infantil e informando os canais de denúncias, além disso, foi realizada uma Blitz Educativa, na Praça da Matriz, para conscientizar a população sobre a importância de proteger e denunciar situações como essa.

De acordo com o promotor de Justiça da Comarca de Poconé, Mário Anthero Silveira de Souza, a ação é de suma importância para contribuir e inteirar as crianças e adolescentes sobre o assunto, na qual, a parceria o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, vem sendo um grande parceiro, desde o inicio das campanhas realizadas no município.

A Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Emprego e Renda, Joelma Gomes, ressaltou que assim como foram realizadas as ações durante o mês de maio, as equipes da secretaria darão continuidade aos procedimentos realizados no mês alusivo ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, de modo que qualquer tipo de exploração, seja erradicada no município.

O evento contou com a ilustre presença do jornalista, radialista e apresentador do Cadeia Neles, na TV Vila Real, Edivaldo Ribeiro, que ressaltou a importância dessas ações, em prol das crianças e adolescentes de Poconé.

A data de 18 de Maio foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.