Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário busca experiência no processamento de frutas e aproveitamento de verduras.

Equipe da Prefeitura Municipal de Poconé realizou uma Visita Técnica à AGRIPAC (Associação De Mine E Pequenos Agricultores Do Assentamento Cachimbo) – Distrito de União do Norte em Peixoto de Azevedo.

O trabalho dos agricultores familiares do Assentamento Rural Cachimbo, que operam uma “despolpadeira de frutas”, chamou a atenção do Prefeito de Poconé Tatá Amaral, que busca ativar a indústria de processamento de frutas e aproveitamento de verduras no Distrito de Cangas.

A AGRIPAC opera uma máquina com capacidade para produzir 150 quilos de polpa por dia. A agroindústria recebeu recursos do Mapa, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), para construção do prédio e aquisição de equipamentos.

A “despolpadeira” atende 200 produtores rurais na produção de polpa de caju, acerola, manga, cupuaçu, açaí, goiaba, buriti, cajazinho e outros.

Com isso a equipe técnica liderada pelo senhor Jorge Getúlio, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Poconé esteve no local; “Temos o interesse de buscar conhecimento para ser implantado em nosso município realizando a ativação/implantação de indústria de processamento de frutas e aproveitamento de verduras”, esclareceu Jorge.

Após a visita secretaria se prepara para identificar as diversas produções em Poconé na área da agricultura familiar; Reconhecer as percas: os descartes (na lavoura) devido ao pouco valor comercial; Detectar as grandes e médias produções para aperfeiçoamento e qualificação de produto; Reconhecer o maquinário existente e perceber o funcionamento da indústria de processamento de frutas; Identificar se há necessidade de investimento e quais investimentos; Encontrar entidades (associações – pessoa jurídica) para assumir e ou gerir o prédio da indústria de processamento de frutas; Proceder a legitimação jurídica de todos os processos necessários para ativação da indústria de processamento de frutas e Inserir a EMPAER (entidades do setor) para participar do processo.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.