A cidade pantaneira no interior de Mato Grosso, Poconé exige mais que ações conjuntas do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e das Polícias.

As forças de segurança do estado têm intensificado no combate aos crimes ocorridos na região, no entanto pela quantidade e diversidade a população se apresenta temerosa.

O vereador do município Luis Eduardo (Dudu) – PSDB reuniu recentemente com lideranças de classe, como comerciantes, empresários, pecuaristas e hoteleiros e juntos decidiram mais uma vez solicitar formalmente a presença intensiva do Gefron para a cidade.

“Foi formalizado através de proposição da Câmara dos Vereadores esse meu pedido”, declarou Dudu.

Na solicitação feita ao governador do estado Mauro Mendes, com copias aos Senhores Alexandre Bustamante dos Santos, Secretário Estadual de Segurança Pública, Cel PM Jonildo José de Assis, Comandante Geral da Polícia Militar, Deputados Estaduais Dr. João e Janaína Riva, bem como documento enviado ao prefeito de Poconé Ataíl Marques do Amaral, para que as respectivas autoridades busquem entendimentos e tomadas de providências para que seja inserido no próximo concurso público a ser realizado pelo Estado de Mato Grosso, vagas para 31 policiais militares para compor a base do Grupo Especial de Fronteiras – GEFRON a ser futuramente base instalada na cidade de Poconé – MT.

Na justificativa Dudu esclareceu: “A presente propositura atende reivindicação de empresários, pecuaristas e população geral, que já algum tempo almeja a instalação da base do GEFRON no município de Poconé. Como já existe iniciativa visando à construção de uma estrutura física no município para abrigar o GEFRON mediante parceria de empresários, comerciantes, pecuaristas e governo do Estado. Em razão disso faz necessário inserir no próximo concurso público a ser realizado pelo Estado de Mato Grosso, vagas para 31 policiais militares para compor a base do Grupo Especial de Fronteiras – GEFRON a ser futuramente base instalada na cidade de Poconé” finalizou.

O Governo de Mato Grosso, Mauro Mendes, confirmou que realizará concurso na área da segurança pública. As vagas são para Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A abertura do edital está prevista para as próximas semanas.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, este concurso foi pensado e planejado com cautela, além do concurso do sistema prisional e do socioeducativo que vão otimizar a atuação das forças de segurança no Estado.

Poconé já provou que é um dos caminhos para entrada de drogas e crimes na região, a exemplo de 2019 a Policia Militar, Civil e Federal (PF) apreenderam 288 quilos de substância análoga à pasta base de cocaína. As apreensões ao ano superam toneladas. Recentemente em 11 de setembro deste ano a Policia Rodoviária Federal apreendeu 420 tabletes de cloridrato de cocaína, pesando aproximadamente 448,8 quilos da droga.

“Estou buscando mais segurança para Poconé e acredito que o governo do estado irá ver com bons olhos essa necessidade de 31 policiais específicos para o município”, declarou o vereador Dudu.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta