Ícone do site MT Total

POCONÉ: Duas escritoras membros da ACADEPAN ingressarão numa Entidade Internacional de Escritores, Historiadores, Poetas e Romancistas

Está agendada a solenidade de posse das representantes de Poconé e, instalação da unidade do PEN Clube do Brasil em Mato Grosso, no dia 14 de março de 2024, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, a partir das 19 horas.

Da Academia Lítero-Cultural Pantaneira – ACADEPAN a Ilustre Professora, Escritora e Poetisa Zeila Cecília da Conceição e Silva, que ocupa a Cadeira 04 e sua irmã, Ilustre Professora, Escritora e Poetiza Zita Eliney da Conceição, que ocupa a Cadeira 18, irão compor a entidade Internacional.

O PEN Clube do Brasil e a Delegacia Regional do PEN Clube do Brasil – Região Centro-Oeste estão organizando o evento e convidando diversos representantes da comunidade literária para a posse dos membros que representarão o estado. As Imortais estiveram entregando o primeiro convite para o evento ao prefeito de Poconé, Tatá Amaral, na última sexta-feira 16.

Segundo as poetizas Zita Eliney e Zeila Cecilia, “é uma honra estar representando Poconé no Mato Grosso neste importante evento”.

Para o prefeito Tatá Amaral, o convite representa não apenas um reconhecimento da importância da literatura e da cultura em Mato Grosso, mas também uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade literária e promover o desenvolvimento cultural da região.

A instalação da unidade do PEN Clube do Brasil em Mato Grosso promete ser um marco para a literatura local, proporcionando um espaço de encontro e colaboração entre escritores, além de fortalecer a representatividade da região no cenário literário nacional.

Reconhecido como uma das maiores organizações de escritores do país, O PEN Clube agora está se expandindo para a região Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso. Serão inicialmente 46 escritores do estado convidados e indicados para integrar a organização.

A ENTIDADE:

PEN Clube do Brasil, fundado na cidade do Rio de Janeiro no dia 2 de abril de 1936, é uma organização de escritores empenhada na defesa da liberdade de expressão e nos direitos e valores humanistas. O PEN Brasil faz parte do PEN Internacional e possui uma ligação linguística com o PEN Clube Português. 

Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN do Brasil congrega escritores e profissionais da palavra, de nacionalidade brasileira, como poetas, escritores e novelistas (significado da silga P.E.N.).

A entidade foi fundada pelo teatrólogo e romancista Cláudio de Sousa e já teve ou possui afiliados consagrados na literatura brasileira como: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Austregésilo de Athayde, Carlos Heitor Cony, José Mindlin, José Sarney, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Nélida Piñon, entre outros.

O nome da entidade surgiu das iniciais de três palavras (Poetry, Essay and Novel, isto é; Poesia, Ensaio e Romance) e reflete também o simbolismo da palavra “PEN, a pena, que foi o instrumento do escritor de ontem e continua a ser o símbolo do escritor de todos os tempos.

Como uma associação civil, de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN do Brasil congrega escritores e profissionais da palavra, de nacionalidade brasileira, como poetas, escritores e novelistas.

Sair da versão mobile