Com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, foi realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social do município de Poconé (104 km de Cuiabá-MT).

O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Emprego e Renda e do Conselho Municipal da Assistência Social e teve por objetivo geral, debater e avaliar as ações desenvolvidas e propor novas diretrizes para serem implementadas na Política Municipal da Assistência Social e aprimorar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Devido a pandemia do covid-19, ela foi realizada de forma híbrida, com início na noite de quarta-feira (11/08) de forma on-line (através de uma “live”) e finalizada na manhã desta quinta-feira (12/08) de forma presencial no Salão Paroquial. As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.

A Mesa Diretora dos trabalhos foi composta pelo prefeito Tatá Amaral, pela vice-prefeita, Porfª Soenil Sales, pela secretária municipal de Assistência Social, primeira-dama Joelma Gomes; pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Samira Carolina da Silva, e pelos vereadores Itamar Lourenço e Fátima de Aquino “Fafá do Sindicato”.

Na oportunidade, foi apresentado um vídeo destacando algumas das ações desenvolvidas pelo Social do município em prol das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como, dos projetos e programas sociais para jovens, adultos, crianças e adolescentes e houve a apresentação cultural do grupo de siriri do projeto Sonho Meu.

Também foram apresentadas e votadas as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, além da eleição dos delegados titulares e suplentes que irão representar Poconé na próxima Conferência Estadual de Assistência Social.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta