Desde segunda-feira (02/05), a Prefeitura de Poconé por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Governo do Estado de Mato Grosso, pela  Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL (programa Mais MT e MT afluentes) está realizando o evento Xaraiés – Pelas aguas do Pantanal, evento este, que conta com diversas apresentações culturais, feiras gastronômicas, rodas de conversa, palestras, shows regionais, dentre outros. Na primeira noite contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, prestigiando o início da programação no município pantaneiro.

Na primeira noite, com o tema, Culturas Populares e Tradicionais, o evento realizado na Praça da Bandeira, teve início as 08h da manhã com a abertura da exposição e das feiras comerciais (artesanato e gastronomia), rodas de conversas para as escolas estaduais e municipais ministradas pelos colaboradores (facilitadores), Dona Zeila e Dona Zita (Escritoras e poetisas), o mestre Cururueiro Sr. Dito Pinto e Vadô do Grupo Folclórico de Cururu, Siriri e Rezas Cantadas do Pantanal de Poconé.

A abertura oficial do evento ocorreu às 20h e contou com a presença do Secretário adjunto de cultura da SECEL, Jan Moura, que ressaltou a honra em poder celebrar junto com Poconé o retorno das festividades culturais no município.

“Para nós é uma grande honra celebrar junto com Poconé essa grandiosa festa cultural, Poconé que tem grandes exemplos de manifestações culturais como os mascarados, o cururu, o siriri e tem uma representatividade muito grande para o nosso estado, então para nos isso representa o sentimento de dever para com o município, para continuamos apoiando, incentivando e valorizando essa cultura tão importante e tradicional que é a do município de Poconé” disse o secretário.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Mariana Pereira, é de suma importância retornar com a realização desses eventos em Poconé, de modo que possa resgatar as apresentações culturais que a muito não vinham sendo realizadas devido a pandemia da COVID-19.

As atividades continuam e se encerram somente dia 11, quarta-feira.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.