Poconé, cidade pantaneira distante 100 km ao sul de Cuiabá no Mato Grosso, se organiza para politicas públicas votadas aos cuidados com animais.

Na semana que passou uma comitiva formada por membros e voluntários da Associação de Proteção aos animais buscou junto aos autoridades municipais interação e apoio.

O Prefeito de Poconé, Tata Amaral recebeu em seu gabinete a comitiva formada da Associação de Proteção aos animais e mais sete vereadores.

Na reunião foi debatido meios para contribuir e dar respaldo as atividades realizadas pela associação, bem como, estudar a possibilidade de viabilizar um local adequado, para o desenvolvimento das ações realizadas, pela equipe de voluntários no município.

Conhecida como APA Poconé (Associação de Proteção aos Animais), fundada em maio de 2020 e oficializada em maio de 2021, atende cerca de 20 animais em situação de abandono e maus tratos, que não são disponibilizados para adoção, devido ao estado de saúde delicado, que exige maiores cuidados e tratamento constante, no decorrer de toda a vida, que lhes restam, pois até o presente momento, isso só era possível, graças as doações e contribuições, de pessoas que abraçavam e solidarizavam com a causa. Infelizmente a situação, exige condições mais adequadas para o convívio desses pets e por essa razão, os mesmos terão que ser retirados da sede atual, que seria um espaço cedido pelo batalhão, da 6° Companhia Independente de Polícia Militar e remanejados para outra sede, que disponibilize melhores condições, além de não evitar, quaisquer transtornos a vizinhança.

A princípio, uma das soluções para resolução dessa problemática, está sendo a busca de um local próximo a área urbana, para locação e acomodação das equipes que irão desempenhar as atividades, junto aos animais em tratamento.

A Prefeitura já se colocou à disposição para arcar com as despesas relacionadas a locação do espaço, desde que todas as documentações necessárias estejam legalizadas e cumpra com as principais necessidades da equipe que irá desempenhar as atividades. Os vereadores, Márcio Fernandes, Sérgio Maracanã, Itamar Lourenço, Dudu Carrapato, Jocilma Amaral, Ageane Barros e Jossielma Silva, estiveram  presentes na reunião e estarão contribuindo com a busca do local para instalação da associação, bem como, auxiliar na viabilização da busca de recursos que possam ajudar no trabalho realizado pela instituição filantrópica em Poconé, que além do tratamento aos animais, Ainda contribui no controle, contra doenças transmitidas pelo animais (zoonoses) e evita acidentes de trânsito ou ataques aos seres humanos, assim como maus tratos.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.